Basquetebol Feminino

08 maio 2022, 14h42

O Benfica encerrou a temporada com o desejado Bicampeonato!

RESUMO DO JOGO

Bicampeãs nacionais! O Benfica conquistou o Campeonato Nacional de basquetebol feminino, juntando o feito à Taça de Portugal, à Supertaça e à Taça Federação, ao bater o União Sportiva por 73-70 na manhã deste domingo, 8 de maio, no decisivo jogo 3 da final do play-off da Liga Betclic.

O Benfica construiu um parcial de 5-0 logo a abrir o primeiro quarto, alargado para os 10-2 com o contributo do primeiro triplo da manhã por Taylor Peacocke. O domínio das comandadas de Eugénio Rodrigues no parcial inicial foi tremendo e revelou-se determinante para o controlo das operações.

Valeu às águias nesta fase a eficácia ofensiva, obtendo 29 pontos, e o desacerto contrário, deixando cravado no marcador uma vantagem de 18 pontos (29-11).

A reação da equipa açoriana viu-se no quarto seguinte, o segundo, onde a procura do jogo interior deu frutos, possibilitando o encurtar das distâncias para os 45-33, que se registou ao intervalo.

Benfica-Uniao Sportiva

A tendência manteve-se e a formação forasteira acreditou na possibilidade de chegar ao triunfo, conseguindo vencer o terceiro quarto por 13-17, deixando no marcador uma diferença de oito pontos a 10 minutos do final do encontro.

Eugénio Rodrigues não estava satisfeito com o que via, procurou serenar as suas jogadoras, e estas atuaram de forma cuidadosa enquanto o oponente apostava tudo nos lançamentos exteriores e no domínio da tabela ofensiva. E conseguiram aproximar-se perigosamente no marcador, beneficiando do facto de o Benfica ter estado perto de quatro minutos sem marcar, quando tinha 71 pontos.

Benfica-Uniao Sportiva

O União Sportiva ficou a quatro pontos e as dúvidas quanto à vitória no encontro e na Liga Betclic ficaram dissipadas quando a 23 segundos do final Raphaella Monteiro fez dois pontos, de nada valendo o triplo de Emília Ferreira a nove segundos do final.

O Benfica conseguiu assim um inédito Bicampeonato, numa época em que também conquistou a Supertaça, a Taça de Portugal e a Taça da Federação: um pleno!

DECLARAÇÕES

Benfica-Uniao Sportiva

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Este Bicampeonato sabe como se fosse o primeiro, porque estar no Benfica é sonhar sempre e desejar o próximo título, esquecendo o que está para trás, mas mantendo esta ambição. Sabe muito bem. Isto só é possível com jogadoras como elas, atletas com um coração enorme, gente que trabalha no treino 221 como se fosse o primeiro, gente que, apesar de já ter conquistado cinco competições seguidas, lutou pela sexta como se fosse a primeira vez. Grande capacidade de sacrifício. Tivemos momentos complicados, mas o carácter destas mulheres esteve na base deste título."

Benfica-Uniao Sportiva

Joana Soeiro (base e capitã de equipa): "Passámos por duas derrotas nos play-off. Esta equipa recusa-se a perder, trabalha tanto e foram mais de 220 treinos de campo, fora os outros... Quando chegamos a estes momentos é para dar tudo! Os adeptos são o sexto jogador, é fantástico ouvir esta gente desde o primeiro ao último segundo a cantar e a gritar pelo Benfica. Eles jogam e é importante que saibam isso."

Benfica-Uniao Sportiva

Marta Martins (base): "Revalidámos este título, mas ganhar na nossa casa, com estas pessoas todas a apoiar do primeiro ao último segundo, é um sentimento indescritível. Estou muito feliz. Foi muito mais fácil porque tivemos o apoio dos melhores adeptos do mundo. Desde o início toda a gente sabe que o nosso trabalho diário é a chave disto tudo."

Benfica-Uniao Sportiva

Raphaella Monteiro (MVP do jogo 3): "Fizemos um campeonato quase perfeito, só tenho de agradecer à equipa e dedicar este título às mães, que hoje é Dia da Mãe no Brasil. Este grupo é indescritível, foi uma grande temporada. Tínhamos de dar tudo e conseguimos o resultado, o grande objetivo da temporada. Consegui ser a MVP porque tenho grandes colegas, com as quais posso contar sempre."

Benfica-Uniao Sportiva

Candela Gentinetta (poste): "Estou muito feliz, uma experiência muito bonita. Tudo saiu perfeito. Cheguei a meio da temporada, senti-me muito bem com as minhas colegas, é um grupo muito bom. Procuramos melhorar sempre. Estou há quatro meses no Benfica e conquistei três títulos."

Benfica-Uniao Sportiva

Mariana Silva (extrema): "Sensação incrível ser bicampeã nacional. Nunca tinha acontecido no Clube. Conseguimos de novo vencer. Conquistámos tudo o que era possível e acabámos a época com o coração cheio. O segredo é muito trabalho, a equipa é muito unida. Não somos invencíveis, mas conseguimos superar as nossas dificuldades. Acreditámos sempre, é muito difícil acabar sem derrotas. Mantivemo-nos unidas e o fator casa foi muito importante."

Benfica-Uniao Sportiva

Laura Ferreira (extrema): "É um alívio, trabalhámos muito desde o início da época. Era um título muito desejado, gostamos de ter o nosso mérito. O segredo é muito trabalho, temos jogadoras muito experientes. Confiámos sempre no trabalho que fizemos dentro de campo. Os adeptos foram imprescindíveis."

Benfica-Uniao Sportiva

Taylor Peacocke (extrema): "Todo o trabalho árduo dos últimos oito meses levou a este desfecho, com o qual toda a gente sonhava. É uma equipa com muitas jogadoras talentosas. Queremos apenas vencer. Os adeptos foram muito importantes."

Benfica-Uniao Sportiva

Benfica-União Sportiva
73-70
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Joana Soeiro, Taylor Peacocke, Laura Ferreira, Candela Gentinetta e Raphaella Monteiro
Suplentes
Carolina Gonçalves, Cynthia Dias, Marta Martins, Ana Barreto, Mariana Silva, Carolina Rodrigues e Maria Lopes
Cinco inicial do União Sportiva

Raquel Laneiro, Nausia Woolfolk, Emília Ferreira, Simone Costa e Licinara Bispo

Suplentes
Carlota Rocha, Inês Bettencourt, Samantha Kay, Rita Santos, Carolina Cruz e Joana Alves
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
29-11 45-33 58-50 73-70
Pontuadoras do Benfica
Raphaella Monteiro (24), Carolina Rodrigues (15), Candela Gentinetta (8), Laura Ferreira (8), Taylor Peacocke (8), Mariana Silva (8) e Marta Martins (2)

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 8 de maio de 2022

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar