Basquetebol

08 maio 2022, 20h03

Aaron Broussard, melhor marcador do Benfica na partida

RESUMO DO JOGO

O Benfica discutiu a final da Taça de Portugal de basquetebol com o Sporting na tarde deste domingo, 8 de maio, no Pavilhão Municipal de Albufeira. As águias reagiram depois do intervalo, estiveram perto, mas a conquista ficou decidida (79-75) para os verdes e brancos nos instantes finais da partida.

A partida arrancou com imposição do conjunto leonino, que logo saiu no comando do marcador. À desvantagem, o Benfica respondeu com uma defesa mais pressionante, acertou o seu basquetebol e lançou-se, eficientemente, para o comando do jogo. A 46 segundos do final do 1.º quarto as águias estavam em vantagem por 21-23, mas, aí, Miguel Cardoso, com um triplo, colocou o Sporting novamente na frente: 24-23.

Entrada com tudo do Sporting no 2.º quarto, a fazer sentir a intensidade do momento. Mais agressivos na defesa, mais eficazes no lançamento, os verdes e brancos começaram a causar dificuldades aos encarnados e chegaram aos 14 pontos de diferença (45-31). O Benfica corria atrás do prejuízo e, através de lançamentos triplos, reentrou na luta pelo troféu (45-41), mas o dérbi foi para intervalo com o Sporting a vencer, por 49-42.

Basquetebol Benfica

Os comandados por Norberto Alves vieram melhores para o reatamento, com dinâmicas ofensivas que davam pontos e domínio nos ressaltos. A meio do 3.º quarto, três pontos separavam as equipas. Muita luta em quadra, emoções ao rubro e um empate a deixar tudo em aberto (58-58). A partir daqui, sim, viu-se um jogo típico de dérbi! Ponto a ponto, o equilíbrio manteve-se e os derradeiros dez minutos iniciaram-se com o marcador nos 65-65.

Muitos nervos, alguns erros, próprio de uma final, e um Benfica demolidor, na frente, a mostrar a ambição que o caracteriza! Quando os leões fizeram sentir a sua presença, a partida, perto do fim, voltou à igualdade (75-75). Luta até ao cair do pano, um minuto a parecer uma hora, incerteza até ao final, com o Sporting, mais frio, a conquistar o troféu da Taça de Portugal, com vitória por 79-75.

Os encarnados voltam às contas da Liga Betclic na quinta-feira, 12 de maio, onde, no jogo 1 dos quartos de final do play-off, recebem o CD Póvoa.

Basquetebol Benfica

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Dar os parabéns ao Sporting, que, tal como nós, lutou até à exaustão para ganhar. Uma palavra também à equipa de arbitragem, excelente trabalho, a não ter interferência no resultado. Muito importante agora para os play-offs. Às vezes falamos de sorte, hoje tivemos dois contratempos, uma entorse de Frank Gaines e uma cãibra de Aaron Broussard no momento em que vai fazer a impulsão [no penúltimo ataque do jogo, com o resultado em 77-75]. É difícil, não vencemos, mas temos a consciência tranquila."

Basquetebol Benfica

Sporting-Benfica
79-75
Pavilhão Municipal de Albufeira
Cinco inicial do Benfica
Frank Gaines, Aaron Broussard, Travis Munnings, Makram Ben Romdhane e Wendell Lewis
Suplentes
José Silva, José Barbosa, Diogo Gameiro, Betinho Gomes, Tomás Barroso, Arnette Hallman e Ivan Almeida
Cinco inicial do Sporting
Travante Williams, Seydougou Fofana, Diogo Ventura, João Fernandes e Joshua Patton
Suplentes
Miguel Cardoso, Shakir Smith, Justin Tuoyo, António Monteiro, Daniel Relvão, Diogo Araújo e Daniel Machado
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
24-23 49-42 65-65 79-75
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (17), Frank Gaines (14), Makram Ben Romdhane (11), Betinho Gomes (10), Ivan Almeida (8), Wendell Lewis (6), Travis Munnings (3), José Silva (3) e José Barbosa (3)

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 8 de maio de 2022

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar