Futebol feminino

12 maio 2022, 19h48

A equipa feminina de futebol foi homenageada na Câmara Municipal de Lisboa

As bicampeãs nacionais de futebol feminino foram recebidas nesta tarde de quinta-feira, 12 de maio, na Câmara Municipal de Lisboa pelo presidente da edilidade Carlos Moedas, homenageando a conquista das Inspiradoras com a camisola do Benfica e apontando as mesmas como um exemplo da igualdade de género, sobretudo, "pioneiras" no desenvolvimento da modalidade.

Foram 46 os elementos homenageados nos Paços do Concelho, isto entre jogadoras, treinadores e o staff de apoio ao grupo de trabalho, todos eles recebidos à porta do edifício por Carlos Moedas e pelo Presidente do Benfica Rui Costa, que liderou a comitiva onde seguiam vários membros dos Órgãos Sociais do Clube.

INTERVENÇÃO DE CARLOS MOEDAS

No Salão Nobre do edifício, Carlos Moedas salientou a "grande alegria e honra por receber as bicampeãs nacionais", sublinhando mesmo o "privilégio" por estar na presença de representantes da "diversidade" e conquistadoras de uma vitória que suplanta e foi "maior que o futebol" em si. 

"A vossa vitória é importante porque vocês são a diversidade. A história foi contada pelos homens, mas as grandes mulheres que são também a escrevem. São pioneiras, pioneiras de uma geração que vai mudar tudo. Estão a levar o futebol para outro patamar. Daqui a uns anos o futebol feminino vai ser muito maior. Estou muito contente e emocionado por estar aqui com vocês", asseverou Carlos Moedas.

INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE

Já o Presidente Rui Costa lembrou o sucesso do projeto do futebol feminino no Clube e frisou o "orgulho" que a equipa tem dado aos Benfiquistas. "É um projeto com quatro anos e desde que chegámos à I Divisão conquistámos todos os Campeonatos, passaram três, dois deles foram concretizados com este Bicampeonato, o terceiro fugiu-nos infelizmente pelo COVID-19, quando estávamos em primeiro lugar e acabámos por não conseguir acabar o Campeonato", disse.

Benfica

Rui Costa destacou a importância que o Clube tem dado ao desporto feminino. "Esta comemoração é fruto do trabalho que temos desenvolvido no desporto feminino. Tenho o maior orgulho de ser Presidente do único Clube português que tem as seis principais modalidades no feminino", afirmou, enumerando o futebol, futsal, basquetebol, andebol, hóquei em patins, voleibol e sem esquecer outras modalidades inseridas no Projeto Olímpico ou o polo aquático e o râguebi, entre outras, em que o Benfica "pretende crescer cada vez mais na igualdade de género".

O Presidente do Benfica deixou ainda uma mensagem forte, transversal ao que pretende para as equipas que enverguem as cores do Clube: "Desejo que nunca percam a ambição que têm mostrado. Nunca percam o gosto e o prazer de representar a camisola que representam, a camisola que tanto amamos. Vocês são aquilo que quero para o nosso Benfica, uma equipa com ambição, qualidade e que nos dá vitórias!"

Benfica

As jogadoras encarnadas, lideradas pela capitã Sílvia Rebelo, exibiram então o troféu na varanda, perante os adeptos presentes, oportunidade para a defesa-central, em declarações à BTV, expressar a alegria pelo momento. "Este título é especial! O Benfica merece. Queremos continuar a dar alegrias aos nossos adeptos. O futebol está a evoluir. Não irei apanhar o ponto alto do futebol feminino, mas é gratificante ser uma pioneira", revelou, enquanto Jéssica Silva atirou: "É um momento muito especial, merecíamos muito isto. Vim para o Benfica e fui campeã nacional. Estou muito feliz!"

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís e Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 12 de maio de 2022

Patrocinadores Futebol Feminino


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar