Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Andebol Feminino
O Benfica venceu a Juve Lis por 23-27, em jogo da 23.ª jornada do Campeonato Nacional, conquistando a prova 29 anos depois.
14 maio 2022, 19h33
A equipa feminina de andebol do Benfica sagrou-se Campeã Nacional
Regressado à modalidade em 2018, o Benfica, quatro anos depois, voltou a conquistar o Campeonato com mais um triunfo numa prova em que continua sem conhecer a derrota em 23 desafios realizados, em que apenas teve um empate em Braga com o ABC.
Em Leiria, neste sábado, 14 de maio, as comandadas de João Alexandre Florêncio até começaram a perder, mas o 1-0 rapidamente passou para 1-4, graças ao acerto das águias no contra-ataque, explorando os erros contrários no ataque planeado. Daí em diante o Benfica nunca mais perdeu a condição de vencedor no encontro e chegou aos 4-9.
Então, aproveitando uma exclusão, a formação da casa conseguiu encurtar a distância para 6-9, mas o Benfica voltou a mostrar-se eficaz em termos defensivos e chegou ao intervalo a vencer confortavelmente por quatro golos (9-13).
Com a equipa feminina de futebol presente na bancada, a apoiar, as águias reentraram bem no jogo e dispararam no marcador, chegando aos 12-20. Porém, a Juve Lis conseguiu apontar quatro golos de seguida, dando esperança às da casa (16-20).
A tendência de recuperação da Juve Lis colocou a diferença no marcador em apenas dois golos, mas as encarnadas mantiveram a postura e voltaram a assumir o controlo do jogo, vencendo por 23-27 e conquistando o Campeonato Nacional a três jornadas do final da prova.
João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "Temos de enaltecer o que o Benfica está a fazer pelas mulheres através do desporto feminino. Felizmente temos um Presidente do século XXI, um vice-presidente que faz tudo pelas modalidades e toda a restante estrutura, que proporciona a estas atletas, após um trabalho iniciado há quatro anos, ter frutos. Essas pessoas estão de parabéns. Isto tem um significado para o andebol, mas, sobretudo, para o país. O Benfica está a aproximar Portugal dos países mais desenvolvidos, onde o desporto masculino e feminino é equiparado."
Mariana Teixeira (treinadora adjunta do Benfica): "É um momento muito especial, uma coisa é ganhar como jogadora, outra é como treinadora. É uma equipa muito jovem e espero ganhar muitos títulos para o Benfica. O Benfica tem feito uma grande aposta no feminino. Temos um Presidente do século XXI, e tanto ele como o vice-presidente Fernando Tavares têm vivido estas situações com muito orgulho. Querem tentar igualar à parte masculina, mas é muito importante saber que estão do nosso lado. Escolhemos um plantel bastante jovem para continuar a dar grandes vitórias ao Benfica."
Adriana Lage (capitã e pivô do Benfica): "Temos uma grande admiração pelo trabalho da Irene Henriques [coordenadora do Andebol Feminino], por tudo o que fez pela modalidade há 30 anos e por tudo o que está a construir. Uma homenagem muito grande a esta grande mulher que tanto fez e faz pelo andebol. Tanto a ela como a todas as outras que, com muito sacrifício, foram campeãs naquela altura. Hoje em dia temos o trabalho um pouco mais facilitado, e é por elas que também vencemos este Campeonato."
Ana Ursu (guarda-redes): "É um sentimento incrível, sabíamos que seria um trabalho muito complicado. Trabalhámos para cada jogo como se fosse o último. Crescemos como pessoas e atletas, há 29 anos que o andebol do Benfica não era Campeão Nacional. Estamos muito felizes por esta conquista para o Benfica. É um prémio para os adeptos. É um momento muito especial. É uma sensação nova e um sonho realizado."
Patrícia Rodrigues (lateral-direita): "Estou sem palavras! Foram 29 anos até este momento. Agradecemos o apoio de todos. É incrível trabalhar para conseguir este objetivo. Queremos continuar invictos e conquistar a Taça de Portugal, que vai ser bastante difícil. Só custa a primeira, agora é continuar a trabalhar para vencer mais títulos. Sentimos as bancadas mais cheias, o andebol feminino está a crescer! Quero agradecer o apoio à equipa feminina de futebol."
Débora Moreno (universal): "Ainda não acredito! É um sonho meu e do Benfica que se torna realidade. Dentro de campo somos um grupo muito unido, lutamos sempre muito até ao fim. Foi o segredo do nosso sucesso. Agora vamos aproveitar este momento e trabalhar para fazer a dobradinha."
Rita Campos (pivô): "É um sentimento que nunca ninguém poderá explicar, estivemos juntas até ao fim e conseguimos ser consistentes. A consistência permitiu-nos ganhar. Obrigado aos Benfiquistas por todo o apoio."
Juve Lis-Benfica 23-27 Centro Desportivo Juve Lis |
||
Formação inicial do Benfica | ||
Ana Ursu, Mariana Costa, Alina Molkova, Patrícia Rodrigues, Mihaela Minciuna, Nádia Rodrigues e Viktoriya Borshchenko | ||
Suplentes | ||
Audília Carlos, Joana Beatriz Ribeiro, Madalena Pereira, Jelsia Monteiro, Adriana Lage, Débora Moreno, Nádia Rodrigues, Rute Fernandes, Odete Tavares, Rita Campos e Maria Unjanque | ||
Ao intervalo | 9-13 | |
Marcadoras do Benfica | ||
Patrícia Rodrigues (7), Viktoriya Borshchenko (7), Alina Molkova (6), Rute Fernandes (2), Mihaela Minciuna (2), Rita Campos (1), Mariana Costa (1) e Nádia Rodrigues (1) |
14 maio 2022
A conquista do título nacional
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024