Basquetebol

23 maio 2022, 22h15

Ivan Almeida esteve em foco no encontro frente à formação de Oliveira de Azeméis

RESUMO DO JOGO

Liga Betclic
Jogo 2 das meias-finais
do play-off
Resultado final
Benfica 93
Oliveirense 80
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
27-26 45-38 67-54 93-80

Benfica venceu (93-80) a Oliveirense na noite desta segunda-feira, 23 de maio, no Pavilhão Fidelidade, no jogo 2 das meias-finais do play-off da Liga Betclic, ficando apenas a uma vitória de atingir a final da competição. Com tranquilidade, as águias impuseram-se.

O Benfica entrou bem no jogo em termos ofensivos, assumindo o domínio na luta das tabelas, fruto da presença de Dennis Clifford, e do marcador, o qual virou pela primeira vez a 2,44 minutos do final do primeiro período, quando a Oliveirense, após concretizar um lançamento de dois pontos com falta convertida, passou para 20-23. Ainda assim, os homens de Norberto Alves reagiram e terminaram o parcial na frente por 27-26. Se é certo que a percentagem de lançamentos de dois pontos era superior para as águias (72% contra 54% dos forasteiros), a verdade é que o emblema de Oliveira de Azeméis conseguiu ter uma eficácia de 100% com quatro em quatro de lançamentos de três pontos.

Benfica-Oliveirense, jogo 2 da meia-final do play-off

No segundo quarto, o Benfica paulatinamente alargou a sua vantagem, atingindo o máximo que se manteve nos sete pontos ao intervalo quando Frank Gaines lançou de longe a contar para os 43-36. O 45-36 foi pecúlio escasso que as equipas levaram para o período de descanso, fruto, sobretudo, dos últimos ataques mal-sucedidos nos derradeiros segundos, em particular quando Aaron Broussard desperdiçou dois lançamentos livres.

Benfica-Oliveirense, jogo 2 da meia-final do play-off

No terceiro parcial de 10 minutos as águias dispararam no marcador, conseguiram um 22-16 nesse período, beneficiando, sobretudo, de maior eficácia no ataque ao cesto e, fundamentalmente, um elevar dos índices de agressividade na tabela defensiva, associados a algumas perdas de bola do ataque forasteiro. Os 67-54 refletiam o domínio encarnado no jogo.

Benfica-Oliveirense, jogo 2 da meia-final do play-off

Com um parcial de 6-0 no arranque do derradeiro quarto, o Benfica deu um sinal claro quanto ao desfecho do encontro. Os 19 pontos, quando estavam 73-54, foram esclarecedores. As percentagens de lançamentos de dois e três pontos dos visitantes caíram a pique, face às das águias, que, com naturalidade, controlaram as operações, oscilando entre os ataques às zonas próximas do cesto e os disparos exteriores. Após ter alcançado uma vantagem de 21 pontos, o Benfica desacelerou, explorou a profundidade da sua equipa e acabou por vencer por 93-80.

Benfica-Oliveirense, jogo 2 da meia-final do play-off

Com a vitória do Benfica neste jogo 2 da meia-final do play-off, seguido pelo Presidente Rui Costa e alguns elementos dos órgãos sociais do Clube, o embate desta quarta-feira, 25 de maio, às 19h00, em Oliveira de Azeméis, poderá definir um dos finalistas da Liga Betclic, isto em caso de triunfo dos encarnados.

Benfica-Oliveirense, jogo 2 da meia-final do play-off

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Não entrámos bem no jogo defensivamente, permitimos 26 pontos. No segundo período melhorámos defensivamente. Depois do intervalo partilhámos muito bem a bola, fizemos 25 assistências e alguns lançamentos abertos fizeram a diferença. Era importante ganhar e ir a Oliveira de Azeméis com esta vantagem. A Oliveirense tem muita qualidade."

Benfica-Oliveirense, jogo 2 da meia-final do play-off

Benfica-UD Oliveirense
93-80
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Frank Gaines, Aaron Broussard, Ivan Almeida, Makram Ben Romdhane e Betinho Gomes
Suplentes
Travis Munnings, José Silva, Eduardo Francisco, José Barbosa, Diogo Gameiro, Tomás Barroso e Dennis Clifford
Cinco inicial da Oliveirense
Shaun Willett, Derrick Colter, João Grosso, João Guerreiro e Raven Barber
Suplentes
Feliciano Perez, Ricardo Monteiro, Renato Azevedo, Zane Waterman, Pedro Catarino, João Balseiro e Francisco Albergaria
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
27-26 45-38 67-54 93-80
Pontuadores do Benfica
Ivan Almeida (14), Frank Gaines (13), Aaron Broussard (13), Betinho Gomes (13), José Silva (9), José Barbosa (7), Dennis Clifford (7), Diogo Gameiro (5), Makram Ben Romdhane (5), Eduardo Francisco (4) e Tomás Barroso (3)

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 25 de maio de 2022

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar