Reportagem

15 julho 2022, 12h04

Convívio entre Benfiquistas na Casa Benfica Vila Real de Santo António

REPORTAGEM BTV

Nesta semana a viagem do programa "Pelas Casas do Benfica", da BTV, é até ao sul do País, com paragens obrigatórias nas embaixadas de Vila Real de Santo António e Tavira, a primeira encerrada há um ano e que, entretanto, reabre ao público, com nova sede e novas atividades, e a segunda que comemora 28 anos de vida! Vamos então até ao Algarve…

Criada a 26 de julho de 2003, a Casa Benfica Vila Real de Santo António teve a sua primeira sede no 1.º andar do antigo quartel dos bombeiros, inaugurada em 29 de maio de 2004. A embaixada n.º 170 mudou de instalações para junto do Centro Cultural António Aleixo, bem perto da Praça Marquês de Pombal, com o Projeto de Uniformização de Imagem. Entretanto, fechou há um ano – consequências da pandemia – e volta a abrir portas com uma nova sede e novas atividades.

Pelas Casas do Benfica

"Estamos todos ansiosos de voltar a ter a nossa Casa Benfica, que faz muita falta à cidade. Esta cidade já deu grandes glórias ao Benfica: Cavém, Nené e Paulo Madeira", assinalou Maria João Oliveira, presidente da Casa Benfica Vila Real de Santo António, que conta, neste momento, com 205 Sócios.

"Vamos tentar, depois da reabertura e de darmos uma nova dinâmica à Casa, ter uma equipa de formação de futsal, é isso que temos em vista neste momento, o que não significa que não venhamos a ter outras modalidades", explicou.

Pelas Casas do Benfica

Cerca de 22 quilómetros e meia hora depois, estamos em Tavira. A embaixada n.º 36 do Sport Lisboa e Benfica celebra 28 anos e no jantar de comemoração juntou ainda uma homenagem a João Neves, nascido na cidade algarvia e, nesta época, vencedor da UEFA Youth League e Campeão Nacional de Juniores pelos encarnados.

"Vamos fazer um jantar para todos os Sócios e não sócios, porque Tavira tem muitos Benfiquistas. Juntámos o útil ao agradável e, quando soubemos que o João Neves tinha ganhado a UEFA Youth League e tinha sido Campeão Nacional de Juniores, eu disse logo: 'Vamos mesmo fazer o jantar e com homenagem ao João Neves.' Foi aqui que ele começou a dar os pontapés na bola", contou Joaquim Soares, presidente da Casa Benfica Tavira.

Pelas Casas do Benfica

Uma história confirmada pelo próprio João Neves, que recorda os primeiros passos no mundo da bola.

"Foi aqui que eu comecei a jogar, que dei os primeiros passos no mundo do futebol e foi aqui que criei uma ligação com os meus amigos, que me ajudaram a querer ser um jogador de futebol profissional", revelou o médio de 17 anos.

"Lembro-me que o meu primeiro torneio pelo Benfica foi no Mundialito, eu ia pela Casa Benfica Tavira, mas o Benfica ligou para o meu pai e perguntou se eu poderia fazer com eles", contou João Neves.

A Casa Benfica Tavira – que tem uma aposta clara no futebol de formação – conta, neste momento, com 170 jovens atletas, desde os Benjamins até aos Iniciados.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 15 de julho de 2022

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar