Futebol

28 julho 2022, 12h00

Pizzi e os 10 títulos conquistados de águia ao peito

ENTREVISTA

A gratidão, paixão e emoção caíram com a força das lágrimas de Pizzi no momento da despedida. Um adeus sentido, com os títulos coletivos conquistados a seu lado e com um abraço do Presidente Rui Costa que traduziu muito do que significa o atleta e o homem na história recente do Benfica. Em entrevista aos meios do Clube viu-se um coração aberto e desejos de conquista.

No relvado onde tantas emoções viveu e proporcionou, Pizzi, antes de ingressar no Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, recordou os títulos, os momentos, e falou dos sentimentos na hora de dizer adeus, sempre com a certeza que o Benfica está "a trabalhar muito bem" para voltar a erguer os desejados troféus no final da temporada.

MEMÓRIAS E TÍTULOS MARCANTES 

"Lembro-me de todos [troféus], são muitos anos aqui [Benfica]. Foram todos muito especiais e para este grande Clube. Todos têm uma marca especial no meu coração. Ficou a faltar para mim e para o Clube o Pentacampeonato. Acabou por faltar, mas no ano a seguir conseguimos dar a volta e conquistar logo o título e isso foi muito importante para o Clube e para todas as pessoas envolvidas."

SENTIMENTO DE QUEM SAI DO CLUBE "COMO UM HOMEM" 

"É um sentimento muito especial, foram muitos anos, muito bons para mim e para a minha família. Cheguei aqui e ainda era um menino e saio daqui um homem, com muitos títulos, muitas conquistas e alegrias. Quero agradecer a todas as pessoas envolvidas, que estiveram ao meu lado e que ajudaram a muitas conquistas e alegrias para o Clube. Só tenho de agradecer a todas as pessoas envolvidas, ao Clube, à estrutura e aos meus companheiros. Se é um sentimento recíproco? Sim, obviamente que sim, foram oito anos bons para mim e para o Clube. O sentimento é mútuo, dei muito ao Clube dentro de campo e o Clube também sempre me ofereceu todas as condições para melhorar a cada dia. Acho que vai ficar para sempre no meu coração e para todas as pessoas que gostam deste Clube."

"Cheguei aqui e ainda era um menino e saio daqui um homem, com muitos títulos, muitas conquistas e alegrias. Só tenho de agradecer"

Pizzi

CARINHO MARCANTE NO TREINO ABERTO NA LUZ

"Foi um sentimento muito bom! Saí [do Benfica em janeiro último, por empréstimo para o Basaksehir] para me libertar um bocado daquilo que estava a acontecer naquele momento e quando cheguei foi um sentimento muito bom para mim. Sempre fui muito acarinhado pelas pessoas no Clube, pelos adeptos, diariamente, na rua, quando jogávamos em casa ou fora, é muito especial ver que as pessoas ainda gostam do Pizzi. Foi bom para mim [treino aberto no Estádio da Luz, em que estiveram presentes 23 470 adeptos] e para os novos jogadores que viram a força que este clube tem. Obviamente que sim [sobre sentir-se reconhecido pelos adeptos], sempre fui muito acarinhado por toda a gente, toda a minha família também. Sinto-me bastante reconhecido."

QUE OS ADEPTOS SE RECORDEM DO QUE DEU

"Podem [os adeptos] recordar o Pizzi por tudo o que dei ao Benfica, pelos golos, assistências, o que dei em campo. Como profissional nem todos os jogos correm como esperamos, mas tentei dar sempre tudo em campo por este clube, esta instituição. Quero que recordem o Pizzi como o jogador que ajudou a conquistar todos estes títulos. Fui mais um a tentar ajudar e remar para o bem deste clube, é assim que quero ser recordado para sempre."

Despedida de Pizzi

"Saí [do Benfica em janeiro último, por empréstimo para o Basaksehir] para me libertar um bocado daquilo que estava a acontecer naquele momento e quando cheguei foi um sentimento muito bom para mim. Sempre fui muito acarinhado pelas pessoas no Clube"

A ÉPOCA ESPECIAL

"Tive muitas épocas boas. É difícil escolher a que foi melhor! Todas foram muito especiais! Jogar neste clube é uma das coisas mais bonitas para um jogador de futebol. Talvez a época [2018/19] com o míster Rui Vitória e depois com o míster Bruno Lage, em que operámos uma viragem muito boa. Deu-me muito prazer jogar. Começámos mal, tivemos o despedimento do treinador, que nunca é bom para um clube, e com a entrada do míster Bruno Lage foi a viragem, um momento muito importante para mim. Sentia-me muito bem a jogar e para o Clube foi um título especial."

Despedida de Pizzi

OS JOGOS MARCANTES

"Tenho vários jogos, podia destacar os que fomos campeões em casa. Contra o Nacional ou Vitória de Guimarães, o ambiente à volta e dentro foi inacreditável aqui no Estádio da Luz, e o 5-0 na Supertaça frente ao Sporting, em que individualmente foi muito bom."

REGISTO DE ORGULHO

"É um registo [360 jogos e 94 golos] que me deixa orgulhoso. Individualmente é sempre bom fazer golos e assistências, quando contribui para conquistas num grande clube como o Benfica ainda melhor. Estou muito feliz pelo que fiz neste clube e pelo que conquistei. São números muito importantes e não habituais para um médio. É o que vai ficar daqui a uns anos, vai falar-se dos números e do que ajudou a conquistar. Golos e assistências são muito importantes, marquei muitos golos, mas gosto muito de dar assistências. Acho que ficaria pelas assistências, é aquela coisa extra em relação aos golos. É muito gratificante num clube desta dimensão, com tantos craques que passaram por aqui, é sinal que o meu trabalho foi concretizado da melhor maneira."

Despedida de Pizzi

"Estou muito feliz pelo que fiz neste clube e pelo que conquistei. [...] É o que vai ficar daqui a uns anos, vai falar-se dos números [360 jogos e 94 golos] e do que ajudou [o Pizzi] a conquistar"

FESTEJO PARA AS ORIGENS E "AMIGOS PARA A VIDA"

"Fiz amigos para a vida, os da 'tropa' são muito importantes para mim desde a infância [referindo-se à forma como festeja os golos], aqui, no Benfica, fiz amigos para a vida toda. Não gosto muito de individualizar, há pessoas que vou levar para a vida e são família para mim. É o bom do futebol."

Despedida de Pizzi

A SIMBIOSE PERFEITA

"Foi uma combinação muito boa! Com Jonas em campo sentia-me quase como se estivéssemos a jogar com os nossos amigos no bairro, já tínhamos aquela ligação de jogar quase de olhos fechados, foi uma ligação muito boa. Era um craque no campo e fora do campo ainda era melhor. Fizemos golos, assistências, gostava muito de festejar golos com ele, tinha uma alegria cativante. O Jonas é um dos amigos para a vida."

RECUAR A 2013 E O QUE MUDOU

"Pensando agora, era muito difícil imaginar que a minha história fosse escrita desta maneira, com tantos jogos, tantos títulos. Quando vens para um clube como este queres sempre evoluir e dar o melhor. Mas longe de mim, pensar que ia acabar depois de oito anos com tantos jogos, golos e troféus. O Clube fez-me crescer como jogador e pessoa, mudou a minha vida e da minha família. O Clube e as pessoas envolvidas diariamente no dia a dia no Seixal fizeram-me crescer."

Despedida de Pizzi

"Sempre tentou [o Presidente Rui Costa] ajudar-me no que conseguia e dar-me muitos conselhos, como diretor-desportivo, administrador e mesmo agora como Presidente. É um amigo. Oxalá possa estar aqui muitos anos à frente deste Clube, que possa conquistar muitas coisas"

QUE FUTURO VÊ NO BENFICA

"Espero que fique um Benfica muito bom! Acho que se está a trabalhar muito bem para o Benfica voltar ao que sempre foi, um clube vencedor, que conquista ano após ano muitos títulos, é o que quero para este Benfica. Disse aos meus colegas, quando me despedi deles, que queria estar em maio no Marquês de Pombal para festejar com eles. Oxalá isso possa acontecer."

Despedida de Pizzi

UM PRESIDENTE QUE É "UM AMIGO"

"Foi uma pessoa [Rui Costa] que sempre me ajudou no Benfica, desde o primeiro dia. Sempre tentou ajudar-me no que conseguia e dar-me muitos conselhos, como diretor-desportivo, administrador e mesmo agora como Presidente. A nossa relação continua a ser muito boa, é o Presidente, mas para mim é um amigo, uma pessoa por quem tenho muito carinho e só tenho de agradecer por tudo. Oxalá possa estar aqui muitos anos à frente deste clube, que possa conquistar muitas coisas, porque além do profissional que é, é uma excelente pessoa, um benfiquista como toda a gente sabe. Oxalá possa voltar a levar o Benfica a tantas conquistas como no passado."

A MENSAGEM DE UM "BENFIQUISTA"

"A todos os Benfiquistas só tenho a agradecer desde o primeiro momento, sempre fui acarinhado por toda a gente, mesmo nos momentos mais difíceis, levantam-nos e ajudaram a conquistar muitos títulos. Tentei sempre dar tudo por este clube, espero que guardem o Pizzi para sempre na memória. Espero ser mais um a ver as conquistas do nosso Benfica. O Benfica está no meu coração. É difícil expressar o que sinto por este clube, saio um Benfiquista para sempre e a torcer por todas as conquistas, que o Benfica conquiste muitas coisas." 

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 28 de julho de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar