Futebol

04 agosto 2022, 15h13

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

"É o primeiro de 34 passos e queremos dar um bom primeiro passo" – foi assim que Roger Schmidt, treinador do Benfica, deu o mote para o arranque da edição 2022/23 da Liga Bwin. O técnico fez a antevisão ao jogo com o Arouca, da 1.ª jornada da prova, agendado para sexta-feira, 5 de agosto, às 20h15, no Estádio da Luz.

Em conferência de Imprensa realizada no Benfica Campus, o treinador apontou a "um futebol de ataque", admitiu que as águias têm tudo o que precisam "para lutar pelo título", falou sobre a possibilidade de encontrar um opositor a jogar em bloco baixo e elogiou a "atitude" e a "qualidade" de Florentino no regresso ao Clube.

O que espera do jogo com o Arouca no Estádio da Luz? Quão importante é começar bem a Liga?

Vamos jogar em casa. O jogo de terça-feira foi uma boa preparação para amanhã [sexta-feira]. Quando jogamos em casa queremos controlar o jogo e pressionar o adversário. O desafio é estar atento ao posicionamento tático e estar preparado para as transições e para os contra-ataques. Estamos preparados para isto, falamos muito sobre estes temas, porque são cruciais. Se queremos ser proativos no jogo, temos de ter atenção em controlar os espaços na defesa. É sempre um tópico nos treinos. Amanhã [sexta-feira], é o primeiro de 34 passos e queremos dar um bom primeiro passo. Queremos jogar um futebol de ataque desde o início, ganhar o jogo. Esperamos marcar muitos golos, ganhar muitos jogos para alcançar muitos pontos e vencer troféus. A jogar em casa, o objetivo tem de ser sempre ganhar.

Roger Schmidt

"Esperamos marcar muitos golos e ganhar muitos jogos para alcançar muitos pontos"

Roger Schmidt, treinador do Benfica

É o seu primeiro jogo na Liga portuguesa. O que espera do Campeonato? Quem é o favorito ao título?

Estou entusiasmado para conhecer a Liga. Tenho alguma experiência em várias ligas no estrangeiro, na Alemanha também treinei diversas equipas. Cada liga tem a suas características, a sua cultura e eu estou entusiasmado para ver o adversário, a sua abordagem, se é corajoso. Temos também de encontrar soluções em relação à tática do nosso oponente. Quanto ao favorito... É a vós [jornalistas] que compete dizer quem são os favoritos. Nós somos o Benfica e temos tudo o que é preciso para lutar pelo título. Amanhã [sexta-feira], queremos dar o primeiro passo.

Preparou os jogadores para defrontar uma equipa que se pensa que vai jogar num bloco defensivo mais baixo?

Não tivemos muito tempo entre os jogos de terça-feira e o de amanhã [sexta-feira]. Os jogadores que jogaram não treinaram muito porque tinham era de recuperar para estar frescos. Quanto ao jogo de terça-feira, eles tentaram pressionar alto e atacar, mas nós tivemos 75% de posse de bola. O adversário tinha sempre muitos jogadores atrás da bola, organizados, e nós tentámos encontrar soluções. Procurámos estar atentos a isto na pré-época, porque muitas vezes compete-nos encontrar soluções para os adversários que defendem muito recuados. Na terça-feira conseguimos encontrar soluções, conseguimos criar oportunidades, ser criativos, demonstrar qualidade individual, e é por isso que eu digo que o jogo de terça-feira já foi uma boa preparação para amanhã [sexta-feira] e também eventualmente para as próximas semanas. Estamos preparados para isso, mas também sabemos que o adversário está sempre à procura do momento para atacar na transição.

Roger Schmidt

O que pensa de Florentino? Não esteve no Benfica na última época e agora tem sido titular no meio-campo…

Desde o princípio da pré-época que me impressionou com a sua atitude e qualidade. Ele esteve muito concentrado, vi muita motivação por jogar no Benfica e ele está contente. Aproveitou a oportunidade. Foi, para mim, um dos jogadores que demonstraram muita qualidade nesta pré-época. Sabe o que tem de fazer nesta posição [médio-defensivo], o que não é fácil. É importante para a posse de bola e para fazer pressão quando perdemos a bola. Tem de ser um jogador muito completo e deu um bom exemplo. É um bom jogador para o Benfica, estou satisfeito com ele.

Texto: João Sanches e Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 4 de agosto de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar