Futebol

13 agosto 2022, 18h55

Equipa CQFA/Benfica 2009

O sucesso da parceria estabelecida em 2019 entre o Sport Lisboa e Benfica e a Chongqing Football Association (CQFA) é notório e consolida-se também com a realização da Liga de Futebol Jovem de Chongqing, organizada pela CQFA.

Com o objetivo de incrementar de forma orgânica o ecossistema do futebol juvenil nesta província chinesa, a coordenação técnica do Sport Lisboa e Benfica desafiou a CQFA a desenvolver uma Liga para os escalões jovens em Chongqing, a primeira a nível nacional. O êxito desta Liga inspirou a CFA, maior organismo de futebol da China, a determinar a organização de Ligas anuais por parte de todas as associações de futebol do país.

Escola de Futebol na China

Pelo segundo ano seguido foi organizada uma Liga de Futebol Juvenil pela CQFA para os escalões nascidos em 2008 e 2009. Participaram 12 equipas nesta competição, duas das quais do Benfica – uma formada por um misto de jovens nascidos em 2008 e 2010 e outra com jogadores de 2009, treinada por Fernando Costa, coordenador técnico do Sport Lisboa e Benfica para este projeto que tem ainda nas suas funções a responsabilidade técnica de todos os treinos dos outros escalões.

Na 1.ª fase da prova (com 12 participantes), a equipa CQFA/Benfica 2009, que jogou toda a competição contra jogadores mais velhos, ficou em 2.º lugar, com nove vitórias e um empate; a equipa de 2008/10 terminou em 5.º lugar. Na 2.ª fase, os seis primeiros classificados jogaram entre si para apurar o campeão. A equipa CQFA/Benfica 2009, com três vitórias e dois empates (10 golos marcados e cinco sofridos), ganhou a Liga; a formação CQFA/Benfica 2008/2010 voltou a ficar na 5.ª posição.

No final da época, em julho, todos os outros escalões da CQFA (2014, 2013, 2012 e 2011) participaram em torneios de Futebol 8 e sagraram-se campeões.

Escola de Futebol na China

COMPETIÇÃO NACIONAL EM CHANGCHUN

Pelo facto de ter vencido a Liga de Futebol Jovem, a equipa de 2009 do Benfica está a representar Chongqing na competição nacional (defrontando equipas um ano mais velhas), em Changchun, norte da China.

A prova, com 62 competidores de todo o país distribuídos por oito grupos, está na sua 1.ª edição (visto que é a primeira vez que existem ligas organizadas pelas associações) e decorre entre 1 e 22 de agosto com todos os campeões das ligas das outras cidades.

O grupo E, com sete equipas, foi ganho pelo Benfica, com um saldo de cinco vitórias e uma derrota, fruto de 15 golos marcados e dois sofridos. Passam à fase final os dois primeiros de cada grupo.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 2 de novembro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar