Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Judo
Ana Oliveira, diretora do Benfica Olímpico, comentou a polémica com a Federação Portuguesa de Judo.
13 agosto 2022, 17h10
Ana Oliveira
"Foi preciso um ato de desespero muito grande, e de muita coragem, para estes sete atletas, que representam 70% da elite olímpica nacional, para escreverem esta carta" – foi assim que Ana Oliveira classificou, à BTV, a reação dos judocas ao momento que se vive na modalidade em Portugal.
A polémica com a Federação Portuguesa de Judo estalou no passado dia 11 de agosto, quando uma "Carta Aberta" dos judocas implicados veio a público para relatar o clima insustentável e tóxico que envolve o judo nacional. "Há um desespero muito grande. Acompanho este processo, esta luta desde setembro. Tive várias reuniões com o presidente [da Federação Portuguesa de Judo] na tentativa de melhorar o diálogo", revelou Ana Oliveira, acrescentando ainda que existe "desgaste em alguns atletas, desde os Jogos Olímpicos".
"Todos falam, mas ninguém pergunta como estão os atletas. Porque é que fizeram isto?"
Ana Oliveira
Na autoria da "Carta" estão envolvidos cinco atletas do Benfica, Telma Monteiro, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Anri Egutidze e Rodrigo Lopes, e ainda Catarina Costa e Patrícia Sampaio. Este facto fez com que o presidente da Federação Portuguesa de Judo viesse a público desvalorizar a reação, dizendo em declarações à TSF que "só há problemas com treinadores e judocas do Benfica".
Em resposta às acusações e em defesa dos judocas e do Clube, Ana Oliveira é taxativa. "O presidente da Federação diz pior, diz que só lhe dá vontade de rir. Estamos aqui os dois a rir imenso, os atletas estão a rir imenso a cerca de dois meses de um Campeonato do Mundo que querem preparar com toda a dignidade e tranquilidade, porque são atletas que estão habituados a ganhar, e ninguém ganha se não trabalhar muito. De certa que o presidente do Comité Olímpico não se está a rir e o secretário de Estado também não", disse a diretora do Benfica Olímpico.
"O Benfica já contribuiu para 25 medalhas para Portugal. Estamos aqui perante um fenómeno que deve ser muito bem pensado. É maldoso dizer que a culpa é do Benfica. Como é que no dia anterior a esta 'Carta' pede ajuda à coordenadora do projeto do Clube e no dia seguinte a culpa é nossa?", questionou. "O Benfica tem é culpa de alavancar o desporto nacional para a alta competição. Ao dizer isto, ele está também a inferiorizar os outros clubes, dos outros atletas", acrescentou Ana Oliveira.
Na génese das queixas dos sete atletas estão "atitudes agressivas e discriminatórias" no âmbito da Seleção Nacional.
"Os portugueses têm de estar preocupados com as pessoas que gerem os dinheiros públicos para qual todos contribuímos. O que vamos fazer a partir de agora? Todas as pessoas falam, mas ninguém pergunta como estão os atletas. Porque é que atletas olímpicos fazem isto? Será que são malucos?", questionou a diretora do Projeto Olímpico do Benfica.
Na próxima terça-feira, 16 de agosto, haverá uma reunião com a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto. "Eu e o Presidente do Comité Olímpico de Portugal [José Manuel Constantino] iremos reunir na próxima terça-feira à tarde com o Presidente da FP Judo e o grupo de judocas que subscreveu a Carta Aberta. Procuramos mais um momento de diálogo, tendo em vista a salvaguarda da preparação olímpica Paris24", revelou na sexta-feira, 12 de agosto, o secretário de Estado João Paulo Correia.
Texto: Redação
Fotos: Arquivo SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024