Futebol

22 agosto 2022, 00h49

Luís Castro

Luís Semedo foi o autor do único golo do jogo

O capitão Rafael Rodrigues levantou o troféu

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

A vitória por 0-1, no Estádio Centenário, em Montevideu, colocou o Benfica como o primeiro clube a vencer uma Taça Intercontinental de Sub-20. Rafael Rodrigues e Luís Semedo foram a voz da felicidade, com o capitão a não esquecer o Pequeno Genial. O treinador Luís Castro, sereno, mencionou a importância de levar o troféu para o Museu Benfica-Cosme Damião.

"É uma vitória que dedicamos a Fernando Chalana", mencionou o capitão Rafael Rodrigues. Declarações após a conquista inédita no futebol mundial, que deixou o marcador do único golo, Luís Semedo, feliz por "serem campeões do mundo". Luís Castro referiu "o orgulho imenso e a grande satisfação" por ver os seus jogadores levantarem o troféu.

Benfica

LUÍS CASTRO

"É um orgulho imenso e uma grande satisfação"

"É uma satisfação muito grande. Nós trabalhamos estes jogadores para atuarem ao mais alto nível. O nosso objetivo no Benfica é formar jogadores para o topo do futebol mundial, para ajudar a nossa primeira equipa, que joga na Liga dos Campeões e é do topo europeu. E é ótimo quando temos um jogo fora, com um fuso horário diferente, com uma viagem de 13 horas, um estádio contra nós, somos a equipa mais nova em campo, e eles conseguirem dar uma resposta destas é um orgulho imenso e uma grande satisfação. É importante para nós, mas sobretudo importante por levarmos o troféu para o nosso Museu, para o Benfica."

Luís Semedo, Samuel Soares e Moreira Jr.

LUÍS SEMEDO

"Foi importante fazer o golo e ajudar a equipa"

"Sabíamos da importância desta final que decidia quem ia ser o campeão do mundo. Era muito importante para nós, e agora somos campeões do mundo. Foi um jogo muito disputado, mesmo com o público a fazer de décimo segundo jogador para o Peñarol. Acho que foi um resultado justo. Foi importante fazer o golo e ajudar a equipa. Neste caso foi o golo da vitória e estou muito feliz por isso."

Benfica

RAFAEL RODRIGUES

"Dedicamos a vitória a Fernando Chalana"

"É um orgulho imenso. Depois de uma viagem longa, conseguimos habituar-nos bem ao jet lag, preparar o jogo da melhor forma e demos todos uma boa resposta perante um bom adversário. Foi um jogo muito duro, mas conseguimos vencer o Peñarol e estamos muito felizes. Jogar num estádio cheio ainda nos motivou mais. É uma vitória que dedicamos a Fernando Chalana, e um troféu que queríamos levar para o Museu do Benfica."

JOÃO TOMÉ

"O jogo foi muito intenso, soube muito bem"

"É uma sensação inexplicável, sermos os primeiros a ganhar este troféu é um sentimento muito bom. Vamos continuar a trabalhar para no futuro conseguirmos vitórias destes num nível superior. O jogo foi muito intenso, competitivo, com muitos duelos. Soube muito bem. Os adeptos do Benfica são incríveis, este triunfo também é para eles!"

JOÃO NEVES

"Fica provado, mais uma vez, que o Benfica é feito de vitórias"

"Mais uma vez fica provado que o Benfica é feito de vitórias. Queremos mais! [Na época passada] Aproveitei a UEFA Youth League enquanto pude, na parte final não consegui estar presente devido a uma lesão, não controlo isso, voltei, recuperei da lesão, trabalharam bem comigo e estou bem preparado para os próximos jogos."

ADRIAN BAJRAMI

"Acreditámos e aguentámos até ao fim, num ambiente incrível"

"Acreditámos até ao fim, num ambiente incrível com 40 mil adeptos nas bancadas. Foi difícil, mas aguentámos até ao fim e conseguimos ganhar. Antes de o jogo começar senti-me um pouco nervoso, mas, assim que começou, isso foi só motivação. Estou muito feliz!"

Luís Castro com o grupo

CHER NDOUR

"Foi difícil, mas somos Campeões do Mundo!"

"É uma sensação incrível, nunca tínhamos jogado assim diante de 40 mil pessoas. Foi um jogo difícil, ganhámos e somos Campeões do Mundo! Vamos festejar, descansar, levar o troféu para casa e depois vamos focar-nos no próximo jogo, que é muito importante."

MARTIM NETO

"Mais uma grande conquista para o nosso Clube"

"Mais uma grande conquista para o Benfica, para o nosso Clube. Entrámos na história, que era o que queríamos quando fomos para este jogo, estamos muito contentes. Foi uma nova experiência para todos nós, os jogadores de alto nível têm de saber e conseguir jogar nestes palcos. São estes jogos que gostamos de jogar e vamos fazer tudo para no futuro jogar mais jogos destes."

MOREIRA JR.

"Controlámos as emoções como o míster nos pediu"

"Não tenho palavras para descrever o que sinto. É mais um título, ficámos muito felizes. Foi um pouco difícil ouvir tantos adeptos contra nós nas bancadas, mas isso também nos ajudou a dar o máximo para conseguirmos a vitória. O míster [Luís Castro] pediu-nos para controlarmos as emoções, isso ajudou muito a equipa."

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: UEFA.com e SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas