Judo

29 agosto 2022, 14h06

Bárbara Timo conquistou a medalha de prata na Taça da Europa de Judo

Bárbara Timo e Thelmo Gomes conquistaram a medalha de prata na Taça da Europa de judo que se realizou em Coimbra nos dias 27 e 28 de agosto. Kainan Pires, outro atleta do Benfica, também subiu ao pódio para receber o bronze.

Durante dos dias, 135 atletas de 22 países esgrimiram forças na cidade dos estudantes, sete deles do Sport Lisboa e BenficaBárbara Timo, Thelmo Gomes e Kainan Pires estiveram em grande plano ao conseguirem lugares no pódio.

A judoca Bárbara Timo, número 26 no ranking mundial, alcançou a medalha de prata nos -63 kg, após vencer a chinesa Han Liu, a dinamarquesa Helene Christensen e a polaca Karolina Talach-Gast. O ouro acabou por fugir após 2:40 minutos decorridos na final disputada com a chinesa Jing Tang, que venceu por ippon.

Thelmo Gomes

Thelmo Gomes (1.º a contar da esquerda) foi medalha de prata em Coimbra, na categoria de -73 kg

Thelmo Gomes também subiu ao segundo lugar mais alto do pódio, após quatro combates. O atleta do Benfica venceu por ippon o francês Jovick Tchakala e o português Otari Kvantidze, e por wazari o português Saba Danelia. Na final dos -73 kg, foi mais forte o espanhol Javier Pena Insausti.

As medalhas não ficaram por aqui, e Kainan Pires também saiu de Coimbra com uma lembrança preciosa. Após derrotar o português David Santos e o argentino Joaquin Tovagliari, o judoca benfiquista perdeu por ippon com o chinês Ziyang Xue e falhou a final. Num combate entre benfiquistas, Kainan Pires levou a melhor sobre Rodrigo Lopes (que ficou em 5.º) e arrecadou o bronze na competição dos -66 kg.

Kaina Pires

Kainan Pires (2.º a contar da direita) alcançou a medalha de bronze ao derrotar o colega de equipa Rodrigo Lopes nos -66 kg

De referir ainda que Djamila Silva (-57 kg) e Airton Cardoso (-100) ficaram na quinta posição nas respetivas categorias.

Já a atleta Evenilde Mendes (-57 kg) foi eliminada na ronda 1 pela chinesa Lile Zhao, medalha de prata no final da prova.

Resultados
Categoria Atleta Classificação
-57 kg
Feminino
Djamila Silva
5.ª
-57 kg
Feminino
Evenilde Mendes
-
-63 kg
Feminino
Bárbara Timo
2.ª
-66 kg
Masculino
Kainan Pires 3.º
-66 kg
Masculino
Rodrigo Lopes 5.º
-73 kg
Masculino
Thelmo Gomes 2.º
-100 kg
Masculino
Airton Cardoso 5.º

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 29 de agosto de 2022

Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar