Hóquei em Patins Feminino

11 setembro 2022, 18h21

Equipa do Benfica com o troféu

RESUMO DO JOGO

Elite Cup
Final
Resultado final
INT. 5-0
Benfica 6
CACO 1
Marcadores
 Cata Flores 1'
Maria Sofia Silva 8'
Raquel Santos 13'
Cata Flores 18'
Cata Flores 20'
Marlene Sousa 44'
Rita Paulo 36' 

O Benfica conquistou neste domingo, 11 de setembro, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, a 1.ª edição da Elite Cup feminina de hóquei em patins, com uma vitória por 6-1 frente ao CACO!

Os triunfos do Benfica na meia-final de sábado, frente ao CA Feira (5-1), e do CACO, contra o Sportng (4-5), ditaram mais uma final entre aos dois emblemas, desta feita na 1.ª edição da Elite Cup na vertente feminina. Triunfo junto e natural das águias, desde o primeiro minuto do encontro!

Entrada acutilante das comandadas por Paulo Almeida, a não deixarem dúvidas. Ao minuto 1, golo de Cata Flores, assistida pela capitã Marlene Sousa, com um remate frontal para a guarda-redes Marta Rosa. Estava dado o mote para a goleada que se viria a desenrolar.

Com facilidade e rapidez na recuperação da bola, o 2-0 não tardou. Aos 8', Maria Sofia Silva conduziu a bola em contra-ataque, partindo da área benfiquista, e rematou forte para o golo.

Elite Cup Feminina Benfica

O CACO, apostando em rápidas transições quando não via as mesmas anuladas pela recuperação defensiva das encarnadas, mostrou sinal de perigo nos minutos seguintes. Uma das melhores ocasiões da primeira parte foi de Catarina Henriques, aos 10', que atirou forte e de caras com a guardiã Maria Vieira, que defendeu.

As encarnadas mantiveram a toada ofensiva, aumentaram a intensidade das suas ações e, bem afinadas na hora de rematar, ampliaram o resultado!

Marlene Sousa, aos 13', foi travada por Diana Lopes na área. A defesa da equipa de Campo de Ourique foi punida e, na conversão da penalidade, Raquel Santos não perdoou: 3-0 para as águias. Na resposta, Maria Vieira impediu que Rita Paulo reduzisse.

Não reduziu o CACO, marcou novamente o Benfica. Aos 17' Diana Lopes viu cartão azul após falta cometida sobre Carolina Monteiro. Cata Flores bateu o livre direto e no frente a frente com Marta Rosa bisou na partida. Ainda antes do intervalo (20') a universal chilena concretizou um hat-trick, deixando as contas em 5-0.

Elite Cup Feminina Benfica

O início do segundo tempo mostrou um CACO determinado na procura de momentos de finalização e, até à meia hora de jogo, assistiu-se a mais equilíbrio na quadra. Aos 33', a equipa beneficiou de um livre direto consequente das dez faltas atingidas pelo Benfica. Maria Vieira, imperativa, manteve a baliza imaculada, e no minuto seguinte negou o golo a Sofia Contreiras. O mesmo não aconteceu aos 36', altura em que Rita Paulo marcou o 5-1.

De várias formas, as encarnadas insistiram. Não que o resultado fosse incerto, mas porque faz parte do ADN das eneacampeãs nacionais. Aos 41', Cata Flores atirou com perigo à baliza adversária, mas foi aos 44' que o jogo ficou fechado. Numa jogada combinada com Maria Sofia Silva, a capitã Marlene Sousa marcou o último golo da vitória do Benfica por 6-1.

Assim, as encarnadas conquistaram a 1.ª edição da Elite Cup! Individualmente, Cata Flores foi a melhor marcadora e jogadora do torneio, com cinco golos em dois jogos.

Elite Cup Feminina Benfica

DECLARAÇÕES

Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Esta equipa já vem de há alguns anos. A rotina do treino e dos jogos ajuda a que se conheçam. O Benfica, onde passa, quer deixar a sua marca, e este ano não vai fugir à regra. Dar os parabéns por esta Elite Cup organizada, elas falavam muito desta competição. As minhas jogadoras querem estar em todas as competições, querem ganhar e têm o 'ADN Benfica'. Elas não se cansam de ganhar."

Cata Flores (universal): "É muito importante vencermos tudo, é o primeiro objetivo. Sendo a primeira Elite Cup queríamos muito ganhar. Conseguimos. Agradeço à minha equipa, porque graças a ela consegui ser a melhor jogadora e melhor marcadora do torneio."

Maria Vieira (guarda-redes): "Começamos a época da melhor forma. Estou feliz pela equipa, pelo Benfica e pelas mulheres. É a primeira Elite Cup feminina. Quero saudar as entidades responsáveis. É um bom pontapé de saída para esta nova época. Foram dois jogos bem conseguidos, o CACO bateu-se bem. Somos justas vencedoras, agora é continuar."

Elite Cup Benfica

Benfica-CACO
6-1
Pavilhão Municipal Cidade de Tomar
Cinco inicial do Benfica
Maria Vieira, Raquel Santos, Cata Flores, Marlene Sousa e Maria Sofia Silva
Suplentes
Marta Benfeitas, Maca Ramos, Carolina Monteiro, Inês Severino e Beatriz Figueiredo
Cinco inicial do CACO
Marta Rosa, Tatiana Olhicos, Sofia Contreiras, Beatriz Alves e Diana Lopes
Suplentes
Cristina Quevedo, Rita Paulo, Catarina Henriques, Catarina Pedro e Carolina Cavaco
Ao intervalo 5-0
Golos
Benfica: Cata Flores (1', 18' e 20'), Maria Sofia Silva (8'), Raquel Santos (13') e Marlene Sousa (44'); Caco: Rita Paulo (36')

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: José Cruz / Sigmastars
Última atualização: 17 de novembro de 2022

Patrocinadores Hóquei


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar