Andebol Feminino

17 setembro 2022, 20h44

Equipa feminina de andebol ergueu a Supertaça volvidos 30 anos

RESUMO DO JOGO

 

Supertaça
Final
Resultado final
Benfica 33
Colégio de Gaia 23

Continua a fazer História a equipa feminina de andebol do Benfica. Nesta noite de sábado, em Gondomar, as águias foram superiores, venceram a formação do Colégio de Gaia e conquistaram assim a Supertaça... 30 anos após a última!

Começou da melhor maneira a temporada oficial do andebol feminino! Após o inolvidável regresso às conquistas na época transata, o Benfica iniciou 2022/23 a ganhar e a escrever mais uma bonita página na sua caminhada. Três décadas volvidas, as águias conquistaram a Supertaça e fizeram-no de forma taxativa e com uma belíssima exibição.

Benfica

No Pavilhão Multiusos de Gondomar, com uma assistência significativa nas bancadas, Mihaela Minciuna abriu o marcador nos segundos iniciais e deu o mote.

Apesar do bom início das encarnadas, as adversárias reagiram prontamente e conseguiram o empate aos quatro golos. Resposta imediata e vantagem de três golos, contudo, a meio da primeira parte registava-se um 8-7, ao que se seguiu um empate a oito. Era preciso fazer algo e, aos 19', João Alexandre Florêncio pediu time-out para reunir e reorganizar as tropas.

O Benfica teimava em assentar o seu jogo e não conseguia disparar no marcador, com o 15-14 ao intervalo a ser sintomático do exibido em quadra... um golo apenas a separar as duas formações e tudo em aberto!

Benfica

O tempo de descanso fez bem ao Glorioso, que, na reentrada em campo, se apresentou transfigurado, com maior ambição e novas dinâmicas. Ora, os frutos desta nova postura não tardaram, e três golos de rajada colocaram o placard em 18-14, dando confiança e alento à equipa.

Com 20-15, e com as águias a dispararem para números mais vastos, foi altura de a treinadora Paula Marisa Castro parar o jogo... mas pouco havia a fazer! O Benfica estava intratável e, com muita qualidade coletiva, perante a riqueza do plantel, voou para uma vitória categórica: 33-23.

Com este resultado, 30 anos volvidos, o Benfica conquista a Supertaça, a terceira do seu palmarés!

DECLARAÇÕES

Benfica

Sílvio Cervan (vice-presidente do Benfica): "Mais uma vitória, para juntar a outras que conseguimos hoje [sábado]. O Benfica tem uma aposta no deporto feminino e enche-nos de alegria. Fomos superiores contra uma excelente equipa, com jogadoras de Seleção Nacional. Acho que o selecionador José António Silva, que esteve aqui, tirou boas notas e viu boa matéria-prima, porque o Benfica tem aqui atletas de muita qualidade."

Benfica

João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "É um orgulho, elas merecem. Queremos muito puxar pelo andebol feminino, à imagem das conquistas do masculino. A Supertaça reforça a nossa confiança. Nem tudo correu bem, mas as atletas já mostraram o que é o ADN Benfica. Ao intervalo, foi preciso ralhar muito com elas [risos], porque não estavam a fazer o que era previsto, fruto da ansiedade. Depois estabilizaram e fizeram uma segunda parte ao nível esperado. Mesmo assim, falhámos muitas bolas aos seis metros, mas o que interessa é ter a Supertaça no Museu e o desporto feminino do Clube está de parabéns, já que também o hóquei e o basquetebol venceram. Fizemos linha, vamos seguir para bingo!"

Benfica

Adriana Lage (capitã e pivô): "Há 30 anos que não vencíamos a Supertaça e, por isso, há ainda mais simbolismo. Na segunda parte, foi preciso acalmar a parte emocional e jogar mais com a cabeça. Quando começámos a fazer isso, ganhámos bolas na defesa e fizemos contra-ataques, a nossa arma. Há quatro épocas que ambicionávamos vencer este título, foi possível agora e no dia do meu aniversário. Não podia estar mais orgulhosa, nunca mais irei esquecer-me de os Benfiquistas me terem cantado os parabéns. Adorei partilhar este dia com os adeptos."

Benfica

Nádia Rodrigues (pivô): "Foi bastante renhido na primeira parte, mas na segunda parte entrámos com mais garra e querer. Após mês e meio de pré-época, é o melhor resultado que podíamos ter. Não sabemos o que é perder há bastante tempo [15 meses], o que é muito bom. Vitória é fruto do trabalho."

Benfica

Viktoriya Borshchenko (central): "É um início de época bom e há que continuar desta forma no futuro. É muito bom vencer esta Supertaça, sinto-me muito satisfeita e orgulhosa por todas as minhas companheiras de equipa."

Benfica

Maria Unjanque (lateral-esquerda): "Estamos a trabalhar bastante e lutaremos para vencer as restantes competições. Há 30 anos, a geração das nossas treinadoras venceu e agora estamos a tentar seguir-lhes os passos. Ao intervalo, o míster disse-nos para manter a cabeça no lugar e jogarmos o que sabemos."

Benfica

Mihaela Minciuna (universal): "É importante começar a ganhar, porque continuamos a fazer o trabalho da época passada, que teve só vitórias. Isso implicava vencer o primeiro troféu e agradecer aos adeptos, que foram o oitavo jogador."

Benfica

Benfica-Colégio de Gaia
33-23
Pavilhão Multiusos de Gondomar
Formação inicial do Benfica
Ana Ursu, Alina Molkova, Maria Unjanque, Viktoriya Borshchenko, Mihaela Minciuna, Denise Fernandes e Nádia Rodrigues
Suplentes
Isabela Ferrarin, Mariana Costa, Madalena Pereira, Jelsia Monteiro, Rute Fernandes, Adriana Lage, Isabelle Magalhães, Constança Sequeira e Luciana Rebelo
Formação inicial do Colégio de Gaia

Carolina Monteiro, Mariana Neves, Caroline Ladefoged, Nair Pinho, Helena Soares, Bebiana Sabino e Catarina Ferreira

Suplentes
Joana Rocha, Ana Abreu, Filipa Costa, Ema Santos, Maria Sousa, Catarina Reis, Catarina Silva, Rita Rodrigues e Ana Araújo
Ao intervalo 15-14
Golos
Alina Molkova (4), Maria Unjanque (3), Viktoriya Borshchenko (6), Mihaela Minciuna (3), Denise Fernandes (3), Nádia Rodrigues (4), Mariana Costa (2), Jelsia Monteiro (2), Rute Fernandes (2), Adriana Lage (1), Isabelle Magalhães (1) e Constança Sequeira (2)

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 17 de novembro de 2022

Patrocinadores Andebol Feminino


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar