Futebol

17 setembro 2022, 15h30

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

O treinador do Benfica, Roger Schmidt, fez a antevisão, em conferência de Imprensa, da receção ao Marítimo, encontro agendado para este domingo, 18 de setembro, às 18h00, no Estádio da Luz, referente à 7.ª jornada da Liga Bwin. Mesmo ciente de que frente a frente vão estar o líder da prova e o último classificado, o técnico vê o oponente "de forma positiva" e perspetiva as dificuldades que este pode criar.

Foco é o que o treinador pede aos seus jogadores, isto após uma extraordinária jornada europeia em Turim, onde o Benfica se superiorizou à Juventus, na 2.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões. A concentração tem de ser própria de quem "pretende vencer títulos" e, como tal, o Benfica tem de exibir a mesma "atitude e respeito" perante todos os oponentes.

Após a conquista de três pontos na Liga dos Campeões, como é que o Benfica vai abordar este jogo frente ao Marítimo?

Temos de estar muito focados. Vamos jogar com uma equipa que após seis jornadas ainda não tem pontos, mas que é sempre perigosa. É importante não subestimar o adversário, analisá-lo de forma positiva. Fizemos isso. Perderam quatro dos jogos por um golo de diferença, apenas frente a Braga e FC Porto sofreram mais. Contra o FC Porto, se observarem o jogo, vejam quantas oportunidades de golo criaram e como jogaram. No final ficou 5-1, mas não foi esse o jogo que se viu. Respeitamos o adversário, sabemos que vão dar tudo. Estou há uns meses em Portugal e sei que todas as equipas jogam com muita coragem no nosso Estádio, não têm nada a perder. Estamos tão bem preparados quanto possível, vamos tentar ganhar este último jogo antes da pausa para as seleções.

Roger Schmidt

Como se prepara uma equipa para defrontar o último classificado da Liga após ter vencido a Juventus, com um grande jogo, na Liga dos Campeões?

Já mostrámos que podemos, após jogar na Champions, estar focados no Campeonato. Falámos disso desde o início da temporada. Temos grandes objetivos, queremos ganhar títulos, e quem quer ganhar tem de mostrar que consegue ter a atitude correta para cada jogo. Conseguimos algo especial na competição europeia, é claro, mas o nosso trabalho principal agora é estarmos concentrados no encontro da Liga. Se queremos ganhar algo temos de jogar com este tipo de calendário. Jogar com este calendário significa que, desde o primeiro apito do árbitro, temos de estar preparados para jogar contra uma equipa que preparou este jogo durante uma semana. Nós temos uma situação diferente, praticamente só fizemos recuperação e as outras equipas estão frescas. Temos 90 minutos para mostrar que merecemos os três pontos e vencer. Já o fizemos em ocasiões difíceis e, no domingo, é o que faremos novamente, num encontro importante.

Roger Schmidt

"Sei que todas as equipas jogam com muita coragem no nosso Estádio e não têm nada a perder. Estamos tão bem preparados quanto possível"

Roger Schmidt

Igualar o recorde de Sven-Göran Eriksson [15 vitórias seguidas no início da temporada, registo obtido no início de 1982/83] é um objetivo para si, sendo que isso implica vencer Marítimo, Vitória de Guimarães e Paris Saint-Germain?

[Risos] Já me conhecem um pouco. Não gosto de falar dos nossos jogos no futuro. Esta época temos estado sempre concentrados no próximo jogo, preparando-nos o melhor possível. Claro que é sempre interessante falar sobre este tipo de coisas, de recordes, mas, enquanto treinador, tenho de zelar pelos meus jogadores para que não percam o foco. Ganhámos muito bem os últimos jogos, isso foi consequência da nossa atitude e respeito por cada partida, e agora estamos muito concentrados no jogo com o Marítimo, as outras coisas vêm depois.

Tenciona fazer algumas mudanças na equipa? A paragem para os compromissos das seleções nacionais é positiva para o Benfica?

Talvez façamos algumas alterações, mas isso decido só amanhã [domingo]. Queremos ver como estão os jogadores, qual a sua condição física. Temos três dias entre os jogos, dois dias são sempre mais complicados. Com três dias de intervalo os jogadores conseguem recuperar completamente. Quanto às seleções, penso que é boa esta paragem. Temos jogado muito, começámos as pré-eliminatórias da Champions muito cedo, jogamos praticamente a cada três dias, fazemos isso há várias semanas, seis ou sete semanas. É bom parar. Agora estamos concentrados no jogo de amanhã [domingo], depois vamos descansar e recuperar energias.

Plantel do Benfica

"Achei uma excelente fotografia quando a vi. É uma boa iniciativa dos nossos jogadores e mostra como estão muito ligados aos nossos adeptos, que nos têm apoiado muito" 

Qual a sua opinião sobre o que aconteceu em Famalicão, em que uma criança foi obrigada a despir a camisola do Benfica para ver o encontro?

Claro que é inaceitável que rapazes e raparigas tenham de tirar camisolas num estádio! Não é bom, nem necessário, mas há regras. Há uma regra que diz que não podem vestir a camisola [do seu clube] em certas áreas do estádio, mas é preciso repensar essa regra, pois o que aconteceu não é bom para os adeptos, para o futebol e, sobretudo, para as crianças.

E o que pensa sobre a fotografia em que a equipa do Benfica surgiu sem camisola?

Para ser honesto, gosto da fotografia! [Risos] Quando me falaram disto não sabia se era boa ideia, mas achei uma excelente fotografia quando a vi. É uma boa iniciativa dos nossos jogadores e mostra como estão muito ligados aos nossos adeptos, a boa relação que têm com eles, que nos têm apoiado muito. Os jogadores tentam sempre dar o seu melhor e mostrar aos adeptos que têm orgulho em vestir a camisola do Benfica. É uma declaração clara e gosto da fotografia!

Roger Schmidt

Qual a sua opinião sobre o que aconteceu com o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, após o último jogo na Liga dos Campeões, o incidente do apedrejamento do carro da família?

É completamente inaceitável. Qualquer tipo de agressão, violência, contra treinadores, adeptos, seres humanos é completamente inaceitável. Espero que encontrem os responsáveis e que sejam castigados de forma exemplar.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 17 de setembro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar