Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Reportagem
A Casa Benfica Figueira da Foz organizou o seu segundo Open Surfcasting de pesca e o "Pelas Casas do Benfica", da BTV, não faltou.
30 setembro 2022, 17h46
Open Surfcasting de pesca da Casa Benfica Figueira da Foz
A Casa Benfica Figueira da Foz organizou no sábado, 24 de setembro, o seu segundo Open Surfcasting de pesca e, como confirmou João Ascenso, seccionista de pesca da embaixada benfiquista, "foi um sucesso"!
"No primeiro concurso, em 2019, tivemos 75 pescadores. Hoje, estão aqui 100. A evolução é lógica, mas é também fruto da nossa participação noutros eventos da região. Eles vêm aos nossos e nós vamos aos deles. O feedback é positivo, as pessoas sempre elogiaram o evento", partilhou João Ascenso.
"Como somos uma equipa federada, fazemos os eventos de acordo com a Federação Portuguesa de Pesca para o concurso ser o mais oficioso possível, e é, porque o regulamento foi aprovado pela Federação. A diferença é que nas provas da Federação temos iscos específicos e aqui no Open são livres", explicou.
E entre os pescadores as respostas foram consensuais. Mais que o resultado, importa o convívio e a camaradagem. "É um divertimento que temos, convivemos e é bom para também 'alisarmos as ideias'. Foi uma boa iniciativa deles", afirmou Manuel Dias.
Quem pensa que pescar é só lançar a cana... desengane-se, porque há toda uma ciência por trás da atividade. Fica o guia, dado por um dos pescadores...
"Eu começo por organizar o evento oito dias antes, faço logo as tarefas semanais com intenção da pesca. Para este tipo de evento tem de se trazer vários tipos de isca. Tenho minhoca, grilo, ameijoa, canivete... Depois precisamos de agulhas, chumbadas, linhas, entre outros. Acho isto excelente, devia haver mais convívios deste tipo, porque a tendência é para acabar. Financeiramente já envolve uma boa verba, não é fácil", detalhou.
O foco do dia é a pesca, mas também há outras vertentes de destaque na Casa Benfica Figueira da Foz.
No futsal, a ambição está no feminino e em aumentar o número de pequenas jogadoras. "Como qualquer projeto que começa de início, há alguma dificuldade, uma fase de aceitação e conhecimento. As pessoas do que não conhecem, desconfiam, então têm de ter certezas para depois apostar", lamentou Rui Bernardes, treinador da modalidade.
"O atletismo fundou-se desde início, depois teve uns tempos parado e há 10 anos voltei a pegar nele. A partir daí foi sempre a crescer. Estamos a tentar ter mais atletas, temos desde os Benjamins aos Veteranos e são mais os Seniores e Veteranos", indicou Daniel Antunes, treinador de atletismo.
Na presidência há seis meses, Fernando Vilela projeta um futuro assente nos alicerces da criação da embaixada, em 1994, combinados com projetos que a tornarão ainda mais dinâmica.
"A Casa precisava de uma vida nova. A ideia de eu seguir para a presidência e manter a estrutura que estava foi precisamente para aproveitar a mais-valia do grupo que já existia. Temos arranjado parceiros e patrocinadores para a Casa, amigos da Casa que nos ajudam monetariamente e a dinamizar as atividades, quer no apoio à pesca, ao atletismo ou ao futsal. Agora estamos a tentar criar um grupo de judo", revelou Fernando Vilela.
"Temos feito variadíssimas excursões a Lisboa para ver o Benfica. O dinamismo dos Sócios também é importantíssimo, não só pela consideração, mas para participarem nas atividades, irem ao restaurante e frequentarem a loja. Foi isso que nos norteou em 1994, quando se inaugurou a Casa, e é o que queremos continuar a fazer. A mensagem que transmitimos é que estamos aqui para servir os Benfiquistas e os Figueirenses", concluiu o presidente da Casa Benfica Figueira da Foz.
Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024