Futebol

01 outubro 2022, 22h50

Grimaldo

RESUMO DO JOGO

Desafio difícil para o líder Benfica, que, na deslocação ao Estádio D. Afonso Henriques para enfrentar o Vitória SC, empatou 0-0 na 8.ª jornada da Liga Bwin.

Regresso às competições nacionais após paragem de cerca de duas semanas para os compromissos das seleções e viagem complicada até à Cidade-Berço na noite de sábado, dia 1 de outubro.

No duelo frente ao 9.º classificado, Roger Schmidt elegeu Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Enzo, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos para o onze inicial.

Estádio D. Afonso Henriques com perto de 20 mil adeptos nas bancadas e em campo surgiu um Vitória corajoso e atrevido como perspetivara o treinador Moreno na antevisão, perante um Benfica expectante e a tentar controlar as investidas adversárias.

Benfica

O primeiro remate surgiu aos 4' por Jota, com Nélson da Luz (20') e novamente Jota (21') a testarem um Odysseas atento e seguro.

João Mário, aos 22', deu uma sacudidela na teia vimaranense, mas sem consequências de maior.

Primeira meia hora de jogo com o Benfica a encontrar muitas dificuldades em ultrapassar as linhas coesas e muito juntas dos anfitriões, sem conseguir impor-se ou criar as habituais oportunidades de golo... uma situação que vingaria durante toda a partida.

Finalmente, aos 34', Gonçalo Ramos encontrou espaço, esticou o jogo e conseguiu o primeiro canto. A partir daqui o Benfica soltou-se, conseguiu acercar-se com relativo perigo das redes adversárias, mas sem oportunidades.

Rafa, aos 41', teve, talvez, o melhor momento do encontro para marcar, mas Bruno Varela e os seus pares não deixaram.

Ao intervalo, zero a zero, um nulo que se aceitava, numa primeira metade intensa, muito disputada, aguerrida, mas sem lances de grande perigo nas áreas.

Enzo

Filme do jogo

Ver mais

Reinício e a toada a manter-se, com a intensidade a reinar na Cidade-Berço. O Benfica entrou mais confiante e Grimaldo, num livre em zona central, rematou forte, mas à figura de Bruno Varela.

Primeiros momentos da segunda parte com as águias mais pressionantes e agressivas, com o Vitória a responder e a baixar as linhas, mas a manter-se perigoso.

Aos 56', Enzo disparou ao lado. Os encarnados ocupavam o meio-campo adversário, mas as oportunidades, essas, teimavam em não surgir.

Minuto 70, mexidas na equipa do Benfica, com as entradas de Aursnes, Draxler e Musa, para as saídas de Florentino, Neres e Gonçalo Ramos. Uma tentativa clara de refrescar a equipa e levar novas ideias.

Sem golos na partida, o Vitória SC acreditou e equilibrou, isto enquanto Enzo, aos 78', disparou novamente, mas desta feita Bamba cortou o esférico. Pelo meio, o árbitro Rui Costa assinalou um penálti e, bem apoiado pelo videoárbitro Luís Ferreira, reverteu essa decisão ao ver as imagens, constatando que houve simulação do vimaranense Safira na grande área e não uma falta de Odysseas.

Otamendi

Aos 81', mais uma substituição nos encarnados, com a saída de João Mário e a entrada de Diogo Gonçalves, mas não havia meio de desatar o nó.

Já na reta final do encontro, numa altura em que as águias tentavam explorar o jogo direto, Brooks entrou para o lugar de Rafa, mas sem consequências. Aos 90'+8', no último suspiro, Draxler, na área, rematou por cima da trave, momento que ilustra na perfeição a noite menos fogosa do coletivo das águias.

Apito final do árbitro Rui Costa, empate a zero bolas, um resultado que se ajusta face ao produzido.

As atenções centram-se agora no regresso à Champions. Benfica e PSG têm encontro marcado para as 20h00 de quarta-feira, 5 de outubro, no Estádio da Luz. Em jogo vão estar os três pontos do desafio da 3.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões.

As águias tornam a jogar para a Liga Bwin no próximo sábado, dia 8 do corrente mês, com uma receção ao Rio Ave referente à 9.ª ronda. A redondinha começa a rolar às 18h00 na Catedral.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 2 de outubro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar