Voleibol

01 outubro 2022, 21h05

Remate de Peter Wohlfahrtstätter

RESUMO DO JOGO

Supertaça
Final
RESULTADO FINAL
Benfica 1
Fonte do Bastardo 3
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
25-21 19-25 22-25 19-25

O Benfica perdeu a Supertaça de voleibol frente à Fonte do Bastardo (1-3), em jogo que marcou o início das competições oficiais da modalidade em 2022/23. A partida decorreu no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

O Benfica entrou com determinação frente a uma Fonte do Bastardo bastante reforçada e, como havia alertado Marcel Matz na antevisão à partida, "desconhecida". Tal o foi, que os encarnados se colocaram na frente de pronto (5-2).

Uma das estratégias encontradas pelas águias para dilatarem o resultado foi obrigar o adversário ao erro no momento da receção e rematarem junto à linha. A distância começava a ser considerável e a Fonte do Bastardo tinha dificuldade em responder à maior acutilância dos comandados por Marcel Matz, que fecharam o 1.º set em 25-21.

Voleibol Benfica

Já no 2.º set, os encarnados começaram mal e a perder por 0-2, mas conseguiram igualar 3-3 e, a partir daqui, o jogo viveu um panorama de "ponto cá, ponto lá", com sucessivos empates no marcador. Depois dos 7-7, a Fonte do Bastardo passou para a frente e teve em Caíque Silva a barreira às investidas do Benfica e o homem do remate.

Aos 9-13 Marcel Matz viu-se obrigado a parar a partida. A equipa respondeu e aproximou as contas em 11-13, mas a formação açoriana lançou-se e venceu por 19-25, igualando a partida: 1-1.

O Benfica entrou para o 3.º set a saber que não havia margem para erros e fez o 1-0, mas rapidamente a Fonte do Bastardo, fruto de maior eficácia ofensiva e um bloco forte, passou para a frente e manteve-se na dianteira. O Benfica tentava reentrar no jogo através de ataques junto à rede e chegou aos 19-21. A equipa de Nuno Abrantes não desmobilizou e levou mais um parcial: 22-25, 1-2 no desafio.

Ivo Casas

As águias entraram melhor no 4.º set e viu-se algum equilíbrio até ao 3-4. Aqui, a Fonte do Bastardo marcou três pontos sem resposta dos encarnados. A ineficácia no serviço e falta de concentração do Benfica resultavam em desperdício de pontos, que caíam para o outro lado e permitiam ao adversário cavar a vantagem (11-17).

A ver o troféu a escapar, o Glorioso reorganizou-se após o time out pedido por Marcel Matz, aproximou o resultado em 15-17 e conseguiu mesmo o empate a 19-19. A Fonte do Bastardo replicou, fechou o set em 19-25 e a partida em 1-3.

Na terça-feira, dia 4 de outubro, o Benfica enfrenta o Dynamo Apeldoorn nos Países Baixos, em jogo referente à Liga dos Campeões.

Marcel Matz

DECLARAÇÕES 

Marcel Matz (treinador do Benfica): "O adversário jogou bem, causou dificuldades, esteve melhor em alguns setores e isso fez a diferença para eles conseguirem a vitória. Conseguimos jogar muito mais. Não quero tirar o mérito à vitória da Fonte do Bastardo, é um adversário que ano após ano nos tem causado dificuldades. Era uma equipa nova, com jogadores que não conhecíamos, estão no início da temporada, não tínhamos avaliação para fazer e mereceram ganhar a Supertaça."

Hugo Gaspar (capitão do Benfica): "A Fonte do Bastardo é um conjunto de jogadores que se juntou, jogou livre e tudo correu bem. Estão de parabéns. Saímos frustrados com o que fizemos, foi bastante abaixo do que costumamos jogar. De tantos títulos, ganhamos 60 ou 70 por cento, temos essa pressão e somos vencedores porque sempre a conseguimos aguentar. Tivemos um jogo francamente mau, não estivemos bem nem fisicamente, nem taticamente."

Voleibol

Benfica-Fonte do Bastardo
1-3
Pavilhão Municipal de Santo Tirso
Formação inicial do Benfica
Ivo Casas (L), Tiago Violas, Hugo Gaspar, Pablo Natan, André Lopes, Peter Wohlfahrtstätter e Thales Falcão
Suplentes
Bernardo Silva (L), Rapha, Bernardo Westermann, Aaro Nikula, Lucas França, Japa e Arthur Puron
Formação inicial da Fonte do Bastardo
Dennis Villalobos (L), Marcos Pereira, José Neves, Bruno Rubbo, João Noleto, Caíque Silva e Edson Gonzale
Suplentes
Ryan Manoogian (L), Frederico Gómez, Alejandro Lahoz, Diogo Pacheco, Eliezer Dutra, Lucas Honorato e Vítor Pereira
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
25-21 19-25 22-25 19-25

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 3 de outubro de 2022

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar