Voleibol

08 novembro 2022, 11h58

Marcel Matz

Marcel Matz

A equipa de voleibol do Benfica arranca a fase de grupos da Liga dos Campeões diante dos italianos do Cucine Lube Civitanova. O jogo da 1.ª jornada (grupo C) realiza-se às 18h00 de quarta-feira, 9 de novembro, no Eurosuole Forum Civitanova Marche. O treinador Marcel Matz e o capitão Hugo Gaspar lançaram a partida, garantindo "toda a energia" perante um adversário de "top mundial".

Marcel Matz destacou a qualidade coletiva e individual de uma equipa "de nível top mundial", que venceu a Champions em 2018/19 e que foi finalista vencida em 2017/18, e espera dificuldades. Na atual edição da competição, para além dos líderes de cada grupo, passam para a fase seguinte os cinco melhores segundos lugares e o melhor terceiro lugar; os restantes terceiros classificados de cada grupo seguem para a CEV Cup.

"Vai ser um jogo bem difícil. É uma equipa do Campeonato italiano, uma grande equipa, de nível top mundial, mas a nossa proposta é sempre tentar enfrentar qualquer equipa, algo que o Benfica está a fazer nesta época. O nosso projeto é tentar equilibrar o jogo em Itália, aproximar e tentar levar o jogo até ao final do set para tentar vencer", apontou o treinador, em declarações à BTV.

"Sabemos do desafio. Eles têm um distribuidor e um oposto experientes. Como equipa, têm grandes valores da nova geração que podem chegar aos melhores do mundo. É um adversário difícil, que vai jogar em casa. Vamos com toda a energia, porque temos todos os jogadores disponíveis. Todos os 14 jogadores vão viajar", acrescentou Marcel Matz.

Marcel Matz

"Nestes jogos da Liga dos Campeões temos de enfrentar, subir o nível para conseguir algum tipo de vitória"

Marcel Matz, treinador do Benfica

A época está no início, o Campeonato Nacional está na 1.ª fase e a equipa técnica tem aproveitado para "trabalhar questões táticas".

"Ainda não estamos no auge. Estamos a usar esta fase do Campeonato Nacional para fazer gestão de jogadores, evitando lesões. Também usamos para trabalhar questões táticas. Nestes jogos da Liga dos Campeões temos de enfrentar, subir o nível para conseguir algum tipo de vitória. Temos de jogar no limite", considerou.

Uma vez mais, o Benfica alcança o objetivo de jogar a fase de grupos da Champions, algo que deixa o treinador benfiquista orgulhoso do trabalho feito.

"Fico orgulhoso do desempenho dos nossos jogadores. Vencer esta fase de qualificação é sempre difícil. Ficamos sempre felizes por estarmos neste cenário de topo mundial. Sabemos o quão é difícil jogar e conseguir vitórias nesta fase da competição. É importante para o projeto", sublinhou Marcel Matz.

Hugo Gaspar

Capitão das águias, Hugo Gaspar lembrou que o Benfica está numa fase em que enfrenta os melhores emblemas da modalidade e que o importante é, sobretudo, "tentar desfrutar".

“Vamos tentar desfrutar. Estamos entre os melhores do mundo. Vamos jogar contra uma superequipa, os campeões italianos. Estamos onde todos queriam estar. Digo [aos mais novos] para aproveitarem para jogar. Estamos no início desta fase da competição. Vamos ver o que acontece”, afirmou.

Os encarnados têm-se consolidado na Europa do voleibol, algo que deixa o camisola 8 muito feliz.

"Um dos pontos propostos era ter a hegemonia a nível nacional para consolidar a participação nas competições europeias. Começámos na Challenge Cup, fomos consolidando o nosso lugar e conseguimos qualificar-nos para a Liga dos Campeões. Este é o nosso terceiro ano, sempre em crescendo", analisou Hugo Gaspar.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas