Futebol

13 novembro 2022, 01h25

Benfica

Escola de Futebol do Benfica no Brasil, projeto em parceria com o Coimbra SC

O projeto internacional celebrado há cerca de um ano entre o Sport Lisboa e Benfica e o Coimbra SC é um caso de sucesso. Findada a primeira época lado a lado, as equipas Sub-15 e Sub-17 subiram à 1.ª Divisão do Campeonato Mineiro nos respetivos escalões.

As Escolas de Futebol do Benfica continuam a mostrar trabalho e a ser um caso de sucesso nos resultados desportivos e na promoção do símbolo e da metodologia de treino do Clube. A parceria técnica no Brasil é exemplar.

Em terras canarinhas, no âmbito do acordo celebrado entre o Benfica e o Coimbra SC, as equipas Sub-15 e Sub-17 tiveram prestações muito positivas no primeiro ano da parceria.

A competição oficial teve início em junho de 2022 com uma 1.ª fase composta por nove jogos e um torneio Hexagonal com cinco desafios. Foram, ainda, realizados vários encontros de carácter particular para fazer face à escassez de jogos oficiais na prova, diante de emblemas históricos do futebol canarinho, tais como Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense ou Vasco da Gama.

Na 1.ª fase, as equipas Sub-15 e Sub-17 alcançaram, ambas, o 1.º lugar da classificação, e foram, igualmente, o melhor ataque, a melhor defesa e registaram o maior número de vitórias.

No torneio Hexagonal, os Sub-15 foram campeões, totalizando cinco triunfos, 17 golos marcados e apenas seis sofridos; os Sub-17 ficaram em 3.º lugar, mas tiveram o ataque mais concretizador (nove golos).

"Estou extremamente orgulhoso do percurso da minha equipa ao longo da época, dando verdadeiro sentido à palavra processo, permitindo realizar uma fase final de elevado nível e com isso tornarmo-nos Campeões e, principalmente, darmos o nosso contributo para o acesso ao módulo 1 do Campeonato Mineiro", avançou Danilo Melo, treinador dos Sub-15.

"A palavra processo remete-nos à viagem entre o ponto de partida (equipa construída de base constituída por jogadores, na sua maioria, sem experiência competitiva) e o ponto de chegada (equipa campeã num Campeonato exigente e com todos os nossos jogadores potenciados). Entre os dois pontos fica a qualidade do trabalho diário, o desenvolvimento e a aprendizagem dos aspetos inerentes ao jogo, construção de um espírito de equipa assente na humildade, superação, união e ambição. Palavra especial a todo o grupo de trabalho, jogadores e equipa técnica, pelo seu espírito de conquista, humildade, profissionalismo e por abraçarem a ideia", concluiu o míster.

Benfica

"Foi, para mim, um enorme privilégio e uma fantástica experiência poder participar em mais um extremamente importante projeto internacional do Sport Lisboa e Benfica, desta feita no Brasil, numa parceria com o Coimbra SC", referiu Joaquim Mota, treinador dos Sub-17.

"A partir do final do mês de março de 2022, na qualidade de treinador principal da equipa de Sub-17, logo pude constatar o trabalho de excelência realizado no que se refere à seleção, captação e qualidade dos jovens jogadores em ambos os escalões, Sub-15 e Sub-17. Sempre em sintonia e em estreita partilha com o nosso coordenador técnico, a construção do plantel da equipa Sub-17 permitiu-nos ficar otimistas quanto às possibilidades de alcançarmos os objetivos propostos (alcançar resultados desportivos e potenciar/valorizar atletas), os quais foram plenamente alcançados num cenário competitivo muito mais duro e difícil que se possa imaginar", disse Joaquim Mota.

"O profissionalismo da nossa estrutura técnica, encabeçada pelo coordenador técnico Alfredo Almeida, a aplicação sistemática da metodologia SLB, única e ganhadora, e o apoio e fornecimento constantes de todas as condições por parte dos nossos responsáveis no Sport Lisboa e Benfica em Portugal e dos responsáveis do Coimbra SC aqui no Brasil foram o garante do inegável sucesso alcançado. Uma parceria iniciada, ou quase, a partir do zero, fez do Coimbra SC, em menos de um ano, um clube organizado, estruturado e com regras, capaz de responder a todas e quaisquer solicitações de âmbito técnico, no que concerne às equipas sob orientação SL Benfica", acrescentou o técnico.

"No que se refere especificamente à equipa Sub-17, de que sou o responsável, apraz-me registar a extraordinária evolução de todos os atletas, a todos os níveis. Jogámos de igual para igual contra as melhores equipas do escalão no Brasil, e alguns dos nossos jovens jogadores justificaram merecer continuar a ser seguidos de perto e com atenção, fazendo jus à excelência de um projeto no qual mais uma vez o Sport Lisboa e Benfica deixa bem vincada a sua marca", concluiu Joaquim Mota.

Benfica

"Após um ano em solo brasileiro quero destacar três pontos que me parecem fundamentais. O primeiro, os objetivos propostos para este primeiro ano de projeto foram todos alcançados: potenciar atletas, subir de divisão nas duas categorias e se possível conquistar títulos. Foram alcançados os três objetivos que nos propusemos. Em segundo lugar, agradecer à estrutura do SL Benfica em Portugal que participou direta ou indiretamente no processo para que nos fosse possível alcançar tal feito. Por último, agradecer a toda estrutura do Coimbra Sports pela forma como nos recebeu e como sempre tudo fez para que nada nos faltasse para alcançar os objetivos", considerou Alfredo Almeida, coordenador técnico no Brasil.

"No final, quero deixar uma palavra para os treinadores portugueses que me acompanharam neste processo, e que tiveram um papel fundamental para esta conquista, e agradecer à minha família que está em Portugal e é o pilar da força de que necessitamos para superar as dificuldades que se deparam no dia a dia", disse.

"O nosso sentimento é de orgulho por termos elevado o nome do SL Benfica em terras brasileiras e termos feito história com o nome do nosso Clube, acima de tudo", concluiu o coordenador técnico no Brasil, Alfredo Almeida.

Benfica

"Este foi o culminar de uma época muito exigente onde toda a estrutura do Benfica desempenhou um papel fundamental na conquista da subida de divisão. Quando no ano passado referimos que o primeiro objetivo seria a subida de divisão, estávamos confiantes na qualidade de todos os intervenientes e certos de que este desfecho seria a recompensa natural do empenho diário de tantos profissionais. Estamos orgulhosos pelo primeiro ano deste projeto pioneiro, sendo agora altura de refletirmos e analisarmos toda uma época, no sentido de podermos ser ainda melhores, pois os desafios do próximo ano serão ainda maiores", afirmou Davide Gomes, técnico do Benfica responsável pela ligação do projeto de parceria técnica entre o Benfica e o Clube Coimbra de Minas Gerais.

"Iremos competir com equipas como Atlético Mineiro, Grémio e América Mineiro, entre outras, aumentado, e muito, a competitividade. Todos temos bem presente a missão do Futebol de Formação do Clube e é com esse sentido de dever que vamos preparar mais uma época. Deixamos ainda uma palavra especial de agradecimento aos nossos treinadores e coordenador no terreno, que diariamente elevam o nome do Benfica, deixando família e amigos para trás", concluiu.

Benfica

As Escolas de Futebol do Benfica continuam a mostrar trabalho e a ser um caso de sucesso nos resultados desportivos e na promoção do símbolo, da marca e da metodologia de treino do Clube

"Na última visita que fizemos ao Brasil ficámos impressionados com a evolução do projeto, especialmente os novos departamentos de apoio aos atletas. Sempre estivemos confiantes num desfecho positivo desta época. Todos os intervenientes estão de parabéns pelas vitórias alcançadas, e já estamos a planear o trabalho da próxima época. Esta parceria é a primeira entre várias que iremos anunciar e que expandem a presença do Benfica a nível mundial enquanto clube formador", realçou Miguel Reis, coordenador da expansão global.

Hissa Elias Moyses, diretor do Coimbra, congratulou o primeiro ano de parceria com o Benfica. "Tínhamos como objetivo principal, e conseguimos, o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Mineiro Sub-17/Sub-15. Os nossos atletas e também a nossa comissão técnica luso-brasileira estão todos de parabéns pelos resultados e pelo excelente trabalho realizado. Agora é comemorar o feito e começar já a pensar na temporada 2023 e nos novos desafios que estão por vir", disse.

"Ficámos muito contentes pelos resultados desportivos e isto é o reflexo de todo o trabalho que é feito pelo nosso staff composto por portugueses e brasileiros, que trabalharam de forma harmoniosa para que os atletas pudessem ter todas as condições para desempenhar as suas funções. A adaptação à filosofia vencedora do Benfica aconteceu de maneira natural e os resultados são vistos dentro de campo e fora também", fechou Diego Amaral, diretor do Centro de Formação do Coimbra.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol