Futebol Formação

23 novembro 2022, 17h23

Liga Benfica

Decorreu no passado domingo,  20 de novembro, em Aveiro, a 1.ª edição da Liga Benfica-Zona Centro, um evento que contou com 14 escolas do Clube e com mais de 250 jovens participantes. 

A organização pertenceu à Benfica Escola de Futebol de Aveiro e contou com equipas pertencentes aos distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria. As duas centenas e meia de atletas dos escalões de Traquinas (Sub-8/9) e Petizes (Sub-7) tiveram a oportunidade de competir entre si e de "viverem um dia à Benfica", como contou Simão Rodrigues, coordenador técnico Benfica Escola de Futebol de Aveiro, em entrevista.

Liga Benfica - Zona Centro

ENTREVISTA

Qual o balanço geral desta primeira edição de 2022/23 da Liga Benfica  Zona Centro?

O balanço que fazemos desta primeira edição é extremamente positivo. As 14 escolas participantes compareceram na sua totalidade e tivemos a presença de um número assinalável de crianças. Todos respeitaram os horários dos jogos e as regras definidas pelo Sport Lisboa e Benfica, o que para nós foi extremamente importante para que a dinâmica do evento se tornasse ainda mais rica e produtiva para os jovens participantes. Sentimos que as crianças viveram um dia à Benfica e divertiram-se a jogar futebol, sendo o mais importante.

Qual a importância de reunir as escolas de futebol desta zona do País num único evento?

Reunir 14 escolas, de quatro distritos (Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria) é bastante importante, pois damos a conhecer a nossa região. O evento proporciona a vinda de muitos encarregados de educação e famílias até Aveiro, podendo assim aproveitar e conhecer a “Veneza de Portugal” num clima em que a cultura benfiquista também assume protagonismo.

A troca de experiências entre responsáveis e treinadores das diversas escolas é também um dos grandes benefícios?

A troca de experiências entre os treinadores e responsáveis das nossas escolas é sempre benéfica, uma vez que existe uma partilha de ideias em maior escala, o que faz com que possam debater ideias e os desafios que ocorrem no seu dia a dia de treino e nas suas atividades. A partilha de ideias permite que cada vez exista uma maior evolução e riqueza ao nível do treino e da organização, sendo extremamente importante porque valoriza cada vez mais o projeto das escolas de futebol do Sport Lisboa e Benfica.

O número de crianças participantes é impressionante! Quais os desafios de organizar um evento deste género?

Os desafios são enormes. Estamos perante um evento que conta com uma média de 250 atletas e 30 treinadores, requerendo uma dinâmica muito forte para não existirem tempos “mortos”. Este ano tivemos sempre animação e contámos com a presença de um apresentador que guiou de forma fantástica este evento, transmitindo a informação dos jogos e os campos para que todo o público presente tivesse conhecimento onde o seu “Campeão” realizava o jogo para poder assistir. São estes pormenores que ajudam à fluidez do evento e ao divertimento de todas as pessoas envolvidas.

Em que medida é que a Liga Benfica ajuda aos objetivos das diversas escolas, e particularmente, a de Aveiro?

A Liga Benfica ajuda a promover a missão das escolas de futebol, que assenta nomeadamente em ensinar futebol, proporcionando aos jovens uma oportunidade de se valorizarem, adquirindo valores sociais e humanos que lhes possibilitem o equilíbrio, a responsabilidade e a capacidade de participarem de uma forma ativa na sociedade, promovendo assim condições para uma maior identificação entre os jovens e os valores do SL Benfica.

Texto: Redação
Fotos: Pedro Martinho
Última atualização: 23 de novembro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar