Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol Formação
1.ª edição de 2022/23 relativa à Zona-Centro decorreu em Aveiro e contou com a participação de 250 jovens participantes.
23 novembro 2022, 17h23
Liga Benfica
A organização pertenceu à Benfica Escola de Futebol de Aveiro e contou com equipas pertencentes aos distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria. As duas centenas e meia de atletas dos escalões de Traquinas (Sub-8/9) e Petizes (Sub-7) tiveram a oportunidade de competir entre si e de "viverem um dia à Benfica", como contou Simão Rodrigues, coordenador técnico Benfica Escola de Futebol de Aveiro, em entrevista.
Qual o balanço geral desta primeira edição de 2022/23 da Liga Benfica – Zona Centro?
O balanço que fazemos desta primeira edição é extremamente positivo. As 14 escolas participantes compareceram na sua totalidade e tivemos a presença de um número assinalável de crianças. Todos respeitaram os horários dos jogos e as regras definidas pelo Sport Lisboa e Benfica, o que para nós foi extremamente importante para que a dinâmica do evento se tornasse ainda mais rica e produtiva para os jovens participantes. Sentimos que as crianças viveram um dia à Benfica e divertiram-se a jogar futebol, sendo o mais importante.
Qual a importância de reunir as escolas de futebol desta zona do País num único evento?
Reunir 14 escolas, de quatro distritos (Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria) é bastante importante, pois damos a conhecer a nossa região. O evento proporciona a vinda de muitos encarregados de educação e famílias até Aveiro, podendo assim aproveitar e conhecer a “Veneza de Portugal” num clima em que a cultura benfiquista também assume protagonismo.
A troca de experiências entre responsáveis e treinadores das diversas escolas é também um dos grandes benefícios?
A troca de experiências entre os treinadores e responsáveis das nossas escolas é sempre benéfica, uma vez que existe uma partilha de ideias em maior escala, o que faz com que possam debater ideias e os desafios que ocorrem no seu dia a dia de treino e nas suas atividades. A partilha de ideias permite que cada vez exista uma maior evolução e riqueza ao nível do treino e da organização, sendo extremamente importante porque valoriza cada vez mais o projeto das escolas de futebol do Sport Lisboa e Benfica.
O número de crianças participantes é impressionante! Quais os desafios de organizar um evento deste género?
Os desafios são enormes. Estamos perante um evento que conta com uma média de 250 atletas e 30 treinadores, requerendo uma dinâmica muito forte para não existirem tempos “mortos”. Este ano tivemos sempre animação e contámos com a presença de um apresentador que guiou de forma fantástica este evento, transmitindo a informação dos jogos e os campos para que todo o público presente tivesse conhecimento onde o seu “Campeão” realizava o jogo para poder assistir. São estes pormenores que ajudam à fluidez do evento e ao divertimento de todas as pessoas envolvidas.
Em que medida é que a Liga Benfica ajuda aos objetivos das diversas escolas, e particularmente, a de Aveiro?
A Liga Benfica ajuda a promover a missão das escolas de futebol, que assenta nomeadamente em ensinar futebol, proporcionando aos jovens uma oportunidade de se valorizarem, adquirindo valores sociais e humanos que lhes possibilitem o equilíbrio, a responsabilidade e a capacidade de participarem de uma forma ativa na sociedade, promovendo assim condições para uma maior identificação entre os jovens e os valores do SL Benfica.
Texto: Redação
Fotos: Pedro Martinho
Última atualização: 21 de março de 2024