Andebol

29 novembro 2022, 19h19

Equipa

Sergey Hernández felicitado pelos colegas

RESUMO DO JOGO

EHF European League
4.ª jornada
grupo A
RESULTADO FINAL
INT: 13-12
Kadetten Schaffhausen 26
Benfica 25

Uma sensacional recuperação do Benfica nos minutos finais foi insuficiente para arrancar, pelo menos, o empate diante do Kadetten Schaffhausen, na Suíça, em jogo da 4.ª jornada do grupo A da EHF European League.

Com muito apoio dos adeptos benfiquistas nas bancadas, o desafio com os helvéticos foi decidido no último segundo. Um livre de sete metros apontado por Odinn Thor Rikhardsson deu o triunfo à equipa da casa (26-25), na tarde desta terça-feira, 29 de novembro.

O embate foi pautado pelo equilíbrio na primeira parte, com alternâncias no marcador. No Benfica, a inspiração de Sergey Hernández na baliza, com sucessivas defesas, contagiou todo o grupo e os encarnados tiveram uma vantagem de dois golos (4-6) aos 9m37s, a qual se manteve por mais uns minutos.

Alguns erros no ataque permitiram que os helvéticos recuperassem, sem nunca descolarem da formação treinada por Chema Rodríguez.

Ao intervalo, o Benfica perdia por 13-12, com destaque para Sergey Hernández, autor de uma dezena de defesas em 23 remates, o que equivale a 43,5 por cento de eficácia.

Perante a rapidez de processos no ataque do Kadetten Schaffhausen, o Benfica evidenciou dificuldades no reatar da partida. Penalizados pela menor eficácia ofensiva, os encarnados estiveram a perder por cinco golos (20-15, aos 41m02s).

Chema Rodríguez apostou nos três pivôs em simultâneo (Paulo Moreno, Vladimir Vranjes e Alexis Borges), partindo para o ataque em superioridade numérica, pois optou por jogar sem guarda-redes.

Equipa

Com maiores índices de concentração na defesa, o Benfica conseguiu aproximar-se e empatou por Ole Rahmel (22-22), quando faltavam sensivelmente sete minutos para o termo da partida.

A garra encarnada manteve-se até ao final, sempre com os adeptos a fazerem-se ouvir, e Ander Izquierdo, quando o Benfica estava na iminência de jogo passivo, com um remate de primeira linha, manteve tudo em aberto, com nova igualdade aos 57' (24-24).

Após mais uma grande intervenção de Sergey Hernández, que terminou a partida com 16 defesas e evitou que os suíços passassem a vencer por dois golos, Chema Rodríguez pediu um timeout. Jonas Källman igualou a partida (25-25), mas a posse de bola seguinte, para os suíços, foi fatal.

Sergey Hernández não conseguiu parar o livre de sete metros de Rikhardsson e as águias regressam a Lisboa com um resultado inglório.

O Benfica ocupa a 4.ª posição do grupo A, com quatro pontos, a dois de Frisch Auf Göppingen e Kadetten Schaffhausen, 2.º e 3.º classificados, respetivamente.

Segue-se a receção à AA Avanca, desafio da 11.ª jornada do Campeonato Nacional agendado para sábado, 3 de dezembro, que decorrerá no Pavilhão n.º 2 da Luz (15h00).

Chema Rodriguez

DECLARAÇÕES

Chema Rodríguez (treinador do Benfica): "Foi uma partida muito complicada, como já prevíamos. A equipa deu a cara, fizemos um grande jogo, trabalhámos muito e conseguimos recuperar uma desvantagem de cinco golos. Infelizmente, houve alguns problemas ao nível da arbitragem. Marcaram muitas faltas ofensivas aos nossos pivôs e não conseguimos adaptar-nos. Fica o trabalho da equipa, que foi extraordinário. Quero agradecer também aos adeptos do Benfica, que estiveram em grande número no pavilhão e peço-lhes desculpa por não termos vencido. Há Benfiquistas em qualquer parte e eles foram incríveis! Mesmo após o final do jogo continuaram a incentivar-nos."

Kadetten Schaffhausen-Benfica
26-25
BBC Arena
Formação inicial do Benfica
Sergey Hernández, Jonas Källman, Paulo Moreno, Alexis Borges, Ander Izquierdo, Ole Rahmel e Demis Grigoras
Suplentes
Gustavo Capdeville, Bélone Moreira, Carlos Martins, Leandro Semedo, Tadej Kljun, Luciano Silva, Petar Djordjic, Arnaud Bingo e Vladimir Vranjes
Formação inicial do Kadetten Schaffhausen

Ignacio Biosca García, Mehdi Ben Romdhane, Odinn Thor Rikhardsson, Cañelas Reixach, Jonas Schopper, Donát Bartók e Jost Brücker

Suplentes
Martin Ziemer, Igor Zabic, Torben Matzken, Michael Kusio, Marvin Lier, Zoran Markovic, Luka Maros, Nik Tominec e Lukas Herburger
Ao intervalo 13-12
Marcadores do Benfica
Petar Djordjic (5), Jonas Källman (4), Demis Grigoras (4), Bélone Moreira (3), Ole Rahmel (3), Ander Izquierdo (3), Paulo Moreno (2) e Leandro Semedo (1)

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 29 de novembro de 2022

Patrocinadores Andebol