Clube

09 dezembro 2022, 20h52

Sport Vila Real e Benfica

Filial Sport Vila Real e Benfica

REPORTAGEM BTV

 

O Sport Vila Real e Benfica é uma filial do Clube situada a quase 400 quilómetros do Estádio da Luz. Atualmente é responsável pela formação de cerca de 200 atletas, e é um dos grandes polos desportivos da região de Trás-os-Montes.

Cândido Machado, presidente do Sport Vila Real e Benfica, está no cargo desde 2005 e, desde aí, tem definidos dois objetivos. "A responsabilidade é transmitir em Trás-os-Montes o orgulho de ser Benfiquista, é essa a minha principal missão. Depois, a atividade desportiva apaixonou-me", revelou à BTV, em mais um programa "Pelas Casa do Benfica".

Da filial já saíram jogadores e não só. Um nome salta à vista dos Benfiquistas, revelado por Cândido Machado. "Somos responsáveis pela formação de atletas e treinadores. Norberto Alves foi o primeiro treinador da equipa de basquetebol da filial", explicou.

Cândido Machado

Atualmente são perto de duas centenas de atletas ao serviço do Sport Vila Real e Benfica, distribuídos por andebol, voleibol, futsal e futebol.

Para Alexandre Favaios, vereador da Câmara Municipal de Vila Real, é vital apoiar as iniciativas desportivas da filial.

"Disponibilizamos condições logísticas para a prática das diferentes modalidades e também apoios monetários que envolvem sempre estas coletividades", explicou.

"Nós percebemos que neste trabalho, ao nível da formação, o que realmente importa é criar excelentes cidadãos. O nosso papel é criar as melhores condições possíveis para desde muito tenra idade conseguirmos criar hábitos de vida saudáveis", reforçou o vereador.

Alexandre Favaios

À frente de tantos jovens atletas estão os treinadores, que assumem que na filial o objetivo não passa só pela componente desportiva.

"Mais do que atletas é fundamental criar bons seres humanos, capazes de criarem a suas próprias atitudes. O desporto transforma a vida. O nosso maior prazer é criar cidadãos", explicou Darcio Ribeiro, treinador de futsal.

Voleibol

Uma opinião reforçada por Lucas Cordova, técnico brasileiro à frente da formação de voleibol. "Vir ensinar pessoas noutro país é um grande desafio e ver a evolução dos atletas é muito gratificante. Para além do atleta, temos de formar pessoas", explicou.

Objetivos saudáveis que fazem do Sport Vila Real e Benfica uma referência no desporto jovem da região, naquele que é um trabalho que envolve muitas pessoas dedicadas à formação e ao amor pelo Clube.

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 1 de abril de 2025

Relacionadas