Futebol feminino

14 dezembro 2022, 13h19

Antevisão

Rute Costa e Filipa Patão

A equipa feminina de futebol do Benfica enfrenta nesta quinta-feira, o Barcelona, em jogo da 5.ª jornada do grupo D da Liga dos Campeões, que decorrerá no Campo n.º 1 do Benfica Campus (20h00).

À partida para a penúltima ronda, as campeãs nacionais estão no 3.º lugar, a três pontos da formação espanhola e do Bayern, pelo que o apuramento para a fase seguinte mantém-se em aberto.

Ciente das dificuldades perante o vice-campeão europeu, uma das mais poderosas equipas do mundo, Filipa Patão aponta à garra das jogadoras do Benfica, capazes de deixarem uma "imagem diferente" do encontro na Catalunha, em que as blaugrana levaram a melhor (9-0).

"Vamos pensar no que crescemos, no que alcançámos e no que queremos alcançar. Mais do que estratégia, o nosso dever é deixar uma imagem diferente. A estratégia passa por conseguir mostrar o que temos crescido e evoluído, sabendo do poderio do Barcelona", afirmou a treinadora do Benfica, em conferência de Imprensa.

Antevisão

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Para Filipa Patão, o Benfica tem um plantel com jogadoras "com grandes valências e um coletivo que tem evoluído e melhorado de jogo para jogo, desde o jogo com o Bayern e as duas jornadas com o Rosengard. Queremos tentar retirar um pouco de bola ao Barcelona, ser mais compactas, mais rápidas a bascular. Tenho a certeza que as jogadoras vão dar uma excelente resposta no jogo", completou.

Antevisão

"Queremos tentar retirar um pouco de bola ao Barcelona e tenho a certeza que as jogadoras vão dar uma excelente resposta no jogo"

Filipa Patão

A diferença pontual para Barcelona e Bayern já é sinal de evolução e crescimento, nas palavras de Filipa Patão, que mantém viva a esperança de apuramento para os quartos de final. "Vamos centrar-nos no que podemos controlar, que é o nosso jogo, e queremos deixar tudo em aberto para a última jornada", referiu.

Antevisão

Também Rute Costa assumiu que o Benfica irá defrontar uma equipa "muito forte", o que não retira a ambição de progredir. "O Barcelona também apresenta algumas fragilidades e vamos tentar aproveitá-las para conseguirmos um resultado positivo", vincou a guarda-redes do Benfica.

"Temos o orgulho ferido e acredito que somos capazes de fazer melhor do que no jogo em Espanha, em que tivemos um resultado demasiado pesado e atípico", sublinhou.

Ao indicar o crescimento e maturidade do Benfica, Rute Costa confia no êxito das campeãs nacionais, a nível europeu. "Enquanto houver a mínima possibilidade, vamos sonhar e acreditar que haverá oportunidade de continuar a fazer história", disse.

CONVOCATÓRIA

Carolina Vilão, Katelin Talbert, Rute Costa, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Ana Seiça, Christy Ucheibe, Catarina Amado, Lúcia Alves, Valéria Cantuário, Daniela Silva, Pauleta, Ana Vitória, Maria Negrão, Andreia Faria, Andreia Norton, Francisca Nazareth, Marta Cintra, Lara Pintassilgo, Jéssica Silva, Cloé Lacasse, Nycole e Beatriz Nogueira.

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 14 de dezembro de 2022

Patrocinadores Futebol Feminino