Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Judo
A judoca do Benfica esteve nos estúdios da BTV e aflorou vários assuntos: apontou a um 2023 muito positivo, vincou estar focada em qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Paris e também abordou a celeuma entre os atletas e a Federação Portuguesa de Judo.
04 janeiro 2023, 10h00
Telma Monteiro
Porém, antes do certame em si há um apuramento para fazer. A multimedalhada, na entrevista exclusiva ao canal de televisão do Clube, faz um balanço positivo de 2022, mas acredita que o novo ano "vai ser ainda melhor". Telma Monteiro falou ainda da polémica que envolveu sete atletas olímpicos e o antigo presidente da Federação Portuguesa de Judo [Jorge Fernandes], lamentando o tipo de tratamento de que alguns judocas foram alvo.
BALANÇO DE 2022 E UM NOVO ANO AINDA MELHOR
"Sinto-me bem, sinto-me confiante. No ano passado perdi algumas competições importantes devido a uma lesão, mas estou em fase de grande recuperação. Também houve coisas positivas como a conquista da Liga dos Campeões pelo Benfica, que era um sonho que eu tinha. Se pensarmos no meu currículo, era uma medalha que faltava. Também pontuei em grand slams para o apuramento olímpico. Houve coisas positivas, mas acredito que 2023 vai ser ainda melhor."
SER A ÚNICA JUDOCA A PARTICIPAR EM SEIS JOGOS OLÍMPICOS
"Quando decidi continuar a competir era porque tinha bem claro o objetivo de tentar os sextos Jogos Olímpicos. Essa é a minha grande motivação, porque, se conseguir, vou ser a única judoca a consegui-lo no mundo. O tempo passa depressa, este ciclo olímpico é mais curto, falta um ano e meio, mas vai ser muito intenso, com muitas competições e estou muito motivada."
ESTAR EM PARIS É META E… CONVICÇÃO
"Não me passa pela cabeça não ir a Paris. Já tinha dito, antes de Tóquio, que não tinha a certeza se ia continuar, mas sabia que, se continuasse, ia lá estar. Tinha essa convicção. Não se sabe o que vai acontecer neste ano e meio, mas tenho a convicção de que vou estar em Paris. Quero mesmo alcançar este feito único."
TELMA EXPLICA POLÉMICA ENTRE ATLETAS E FEDERAÇÃO
"Raramente falei sobre isto, porque tentou passar-se a ideia de que seria a instituição Benfica contra a instituição Federação de Judo na pessoa do seu presidente [Jorge Fernandes]. Não eram os atletas do Benfica, eram sete atletas olímpicos que fizeram uma carta aberta ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto [João Paulo Correia]. Há mais atletas com a mesma sensação, mas que não se sentem confortáveis para tomar tal decisão. Se está a ser difícil para nós, que temos currículo e credibilidade, imagino o que seria para outros atletas. Nunca se tratou de uma causa do Benfica contra alguém. Estávamos a tentar reivindicar ter a possibilidade de participar em estágios internacionais. Eu já estava a ter essa possibilidade, mas não achei correto que outros atletas não tivessem essa mesma oportunidade. Começámos a fazer estágios em Coimbra semanalmente durante a pandemia, o que foi uma excelente ideia, porque permitia-nos treinar em bolha. Apoiámos esse projeto, mas esta solução era temporária. A partir do momento em que a pandemia acabou, o mundo abriu, os estágios internacionais voltaram e nós mantivemo-nos naquele sistema, com cada vez menos pessoas a treinar. Nós, Seleção, continuávamos a ir a Coimbra todas as semanas treinar sem oportunidade de fazermos estágios internacionais. Quando tentámos falar sobre isso, os problemas começaram. O que nos magoou bastante é que passaram a ideia de que éramos caprichosos e comodistas. Não é verdade. O antigo presidente da Federação [Jorge Fernandes] é que morava a 10 minutos do local onde treinávamos, não éramos nós. Pensávamos que isto não ia ser público, mas tornámos isto público, porque estávamos no limite, esgotados. Não me arrependo de nenhuma das atitudes tomadas."
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024