Futebol

15 janeiro 2023, 17h30

Gerson Sousa

Gerson Sousa marcou um dos golos do Benfica

RESUMO DO JOGO

O Benfica B perdeu, neste domingo, 15 de janeiro, por 5-2 frente ao Farense, em jogo da 16.ª jornada da Liga 2. A partida teve lugar no Estádio de São Luís.

Jogo inicial muito equilibrado, com as duas equipas a quererem impor o seu jogo, sem grandes ocasiões. Os algarvios começaram a sair melhor para o ataque e, aos 10', fabricaram o golo. Bola cruzada na direita por Abner para Cristian Ponde, à entrada da baliza, desfazer o nulo (1-0).

O Benfica B procurou responder. A insistência deu frutos e, volvidos sete minutos (17'), conseguindo desfazer-se da pressão do Farense, a equipa de Luís Castro empatou a contenda. Grande cruzamento de Gerson Sousa pela direita e Henrique Araújo, a decidir bem, cabeceou para o 1-1.

Os encarnados voltaram a assumir-se aos 21'. Com espaço, Gerson Sousa transportou a bola e, com um remate de fora da área, fez o 1-2. Rafael Defendi ainda tocou o esférico, mas não conseguiu segurá-lo. Seis minutos depois (27'), o Farense também brilhou com o golo de Elves Baldé. O avançado da formação algarvia recebeu a bola do guarda-redes e, num lance individual, rematou sem hipótese de defesa para Samuel Soares. 2-2 no Estádio de São Luís.

Henrique Araújo

A igualdade trouxe novo fulgor aos da casa, que colecionaram um par de oportunidades até chegarem ao golo da vantagem. Aos 38', Pedro Henrique recebeu de peito, girou e estabeleceu o 3-2 que se registava ao intervalo. Os encarnados ainda beneficiaram de uma boa ocasião aos 45', quando Henrique Araújo cabeceou para defesa de Rafael Defendi.

Três minutos da segunda parte (48') e o Farense ampliou o resultado, após falta de Lenny Lacroix sobre Pedro Henrique, infração penalizada com mostragem de cartão vermelho. Na cobrança do livre, Cristian Ponde rematou para o 4-2. Aproveitando os erros defensivos das águias, Pedro Henrique, aos 56', fez o 5-2. O avançado brasileiro picou e fez a bola voar por cima de Samuel Soares, encostando depois para o golo.

A perder por uma margem significativa e com menos um jogador em campo, Luís Castro fez várias alterações no onze, mas as linhas muito juntas do Farense retiravam espaço de manobra aos benfiquistas, que nada conseguiram fazer para inverter o rumo dos acontecimentos. A partida terminou com o 5-2 no marcador.

Na 17.ª jornada há clássico com o FC Porto B, agendado para as 14h00 de domingo, 22 de janeiro, no Campo n.º 1 do Benfica Campus.

Luís Castro

DECLARAÇÕES

Luís Castro (treinador do Benfica B): "O Farense tem uma excelente equipa, tem plantel de Primeira Liga, jogou com um onze muito forte e tinha soluções no banco para mexer. Ao intervalo retificámos algumas coisas que sabíamos que o Farense costuma fazer e que fez na primeira parte. Começar a segunda parte com menos um mexeu com a equipa, depois mexemos no grupo e no final ainda conseguimos duas ou três oportunidades. Ficámos a jogar com dez e sofremos um golo, mas o resultado em 3-2 estava ao nosso alcance. Muito do que foi falado ao intervalo alterou-se automaticamente. Sabemos o trabalho que fazemos, é retificar um ou outro pormenor."

Gerson Sousa (avançado do Benfica B): "A primeira parte foi dividida, ambas as equipas criaram oportunidades. A expulsão ditou um pouco o rumo do jogo. Foi como uma dupla penalização, porque foi uma expulsão que gerou golo. Lutamos até ao fim, tivemos oportunidades para fazer golo, mas não conseguimos. Agora é erguer a cabeça e tentar evoluir ao máximo."

Benfica B

Farense-Benfica B
5-2
Estádio de São Luís
Onze do Benfica B
Samuel Soares, João Tomé (Filipe Cruz, 80'), Lenny Lacroix, Tiago Coser (Diogo Capitão, 62'), Rafael Rodrigues, Zan Jevsenak, Paulo Bernardo (António Muanza, 62'), Cher Ndour, Gerson Sousa (Luís Semedo, 77'), Henrique Pereira (Pedro Santos, 77') e Henrique Araújo
Suplentes
Pedro Souza, Filipe Cruz (80'), Ricardo Teixeira, Diogo Capitão (62'), António Muanza (62'), Pedro Santos (77'), João Resende, Luís Semedo (77') e Diego Moreira
Onze do Farense
Rafael Defendi, Talocha, Cláudio Falcão (Muscat, 66'), Róbson, Abner (Diogo Viana, 82'), Vítor Gonçalves, Fabrício Isidoro (Mattheus Oliveira, 74'), Cristian Ponde (Miguel Bandarra, 74'), Elves Baldé (Rui Costa, 66'), Marco Matias e Pedro Henrique
Suplentes
Ricardo Velho, Muscat (66'), Miguel Bandarra (74'), Marcos Paulo, Mattheus Oliveira (74'), Diogo Viana (82'), Rui Costa (66'), Lucas e Belloumi
Ao intervalo 3-2
Golos
Benfica B: Henrique Araújo (17') e Gerson Sousa (21'); Farense: Cristian Ponde (10' e 48'), Elves Baldé (27') e Pedro Henrique (38' e 56')
Boletim clínico
Francisco Domingues (síndrome pubálgico), Martim Neto (lesão meniscal do joelho direto), Diogo Nascimento (status pós-cirurgico: apendicite aguda) e Adrian Bajrami (fratura do perónio da perna direita)

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol