Futebol

19 janeiro 2023, 18h44

Gonçalo Ramos apontou dois golos no dérbi e lidera a lista dos melhores marcadores da Liga Bwin

Tassano a marcar o primeiro golo do Santa Clara ao Estoril

É nos Açores que o Benfica vai fechar a 1.ª volta da Liga Bwin, enfrentando neste sábado, 21 de janeiro, às 18h00 continentais (17h00 locais), o Santa Clara, no Estádio de São Miguel, em desafio referente à 17.ª jornada da competição.

A viragem do Campeonato coloca no horizonte dos comandados de Roger Schmidt uma sequência de três jogos fora de portas, nos Açores, perante o Santa Clara, frente ao Paços de Ferreira (em jogo relativo à 20.ª jornada da Liga Bwin) e contra o Arouca, na 18.ª jornada, isto quando as águias lideram a competição com 41 pontos, mais quatro que 2.º classificado, o SC Braga.

Com empates registados na derradeira jornada, o Benfica no dérbi frente ao Sporting, no Estádio da Luz (2-2), e o Santa Clara no Algarve frente ao Portimonense (0-0), os dois emblemas apresentam-se com objetivos distintos na prova.

Benfica

Se as águias lideram e procuram o 38.º título de Campeão Nacional, os açorianos, que estrearam Jorge Simão no comando técnico precisamente em Portimão (substituiu Mário Silva), lutam pela fuga aos lugares de despromoção, ocupados por Paços de Ferreira e Marítimo. O Santa Clara está no posto imediatamente acima, que impõe a disputa de um play-off com o 3.º classificado da Liga 2.

Ora, Benfica e Santa Clara vão defrontar-se pela 16.ª vez e as águias apresentam um saldo vitorioso amplamente positivo, dado que registam 12 triunfos (80%) contra um (7%) dos insulares. Apenas um destes compromissos não decorreu no âmbito do Campeonato Nacional, concretamente na época 2011/12, disputado para a Taça da Liga (2-0). Globalmente foram 32 os golos apontados pelo Benfica e 11 pelo Santa Clara.

Gonçalo Ramos

Se o Benfica apresenta o melhor ataque da Liga Bwin com 40 golos (a par do FC Porto), o Santa Clara oferece a curiosidade de possuir uma defesa relativamente sólida face à posição que ocupa na prova, dado que encaixou apenas 18 golos, os mesmos, por exemplo, que o Sporting, e 11 golos obtidos, um dos piores ataques, superando somente o Marítimo (10 golos) e o Paços de Ferreira (9 golos). Gonçalo Ramos, que bisou no dérbi, é o melhor marcador da competição, precisamente com 11 golos.

As diferenças entre as duas formações encontram respaldo nos números coletivos apresentados na prova, desde logo, olhando para os dados recolhidos na plataforma Wyscout, na posse de bola (64,1% contra 42,9%), no número de remates (279 contra 136), cruzamentos (359 contra 196) ou nos passes efetuados (9865 contra 4885), todos favoráveis ao Benfica, enquanto o Santa Clara ocupa mesmo o último lugar neste derradeiro parâmetro.

Benfica

Os açorianos são a segunda formação com mais duelos defensivos disputados na Liga (1200 contra 1103 das águias), a terceira com mais perdas de bola (1748 contra 1560) e igualmente a terceira mais faltosa (242 contra 199).

O Benfica mantém-se como a equipa que menos remates permite (94) na prova, item em que o Santa Clara registou 212 remates sofridos, uma média de 11,97 por jogo face aos 5,37 dos encarnados.

Benfica-Portimonense

No último jogo oficial, frente ao Portimonense, o técnico Jorge Simão colocou o Santa Clara a atuar em 3x4x3, com o seguinte onze: Gabriel Batista, Paulo Henrique, Boateng, Ítalo Assis, Sagna, Adriano Firmino, Kento Misao, MT, Gabriel Silva, Bruno Almeira e Matheus Babi.

Refira-se o capitão benfiquista Otamendi, devido à série de cinco cartões amarelos que completou frente ao Sporting, e Sagna, lateral/ala dos açorianos expulso perante o Portimonense, são baixas confirmadas para o desafio.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas