Futebol

31 janeiro 2023, 10h36

Equipa do Benfica festeja um dos 45 golos marcados na Liga Bwin

Oday Dabbagh é o melhor marcador da equipa do Arouca

Líder da Liga Bwin com 47 pontos e detentor do melhor ataque da prova (45 golos), o Benfica joga nesta terça-feira, 31 de janeiro, às 21h15, no terreno do Arouca, na 18.ª jornada.

Somando 15 vitórias, dois empates e uma derrota (em 18 jogos, um antecipado da 20.ª jornada), a equipa comandada por Roger Schmidt viaja até ao norte do País com a ambição de somar novo triunfo e consolidar a liderança na tabela classificativa.

Do outro lado, apesar da derrota nas meias-finais da Taça da Liga, o Arouca estará motivado com os resultados alcançados na temporada. Agregado ao apuramento para a final four da Allianz Cup está o 6.º lugar que os arouquenses ocupam atualmente na Liga Bwin.

O conjunto treinado por Armando Evangelista leva três jogos consecutivos sem perder no Campeonato, e nos últimos 11 encontros na prova apenas perdeu por duas vezes. Ao todo, o Arouca soma 26 pontos, fruto de sete vitórias, cinco empates e cinco derrotas, com 22 golos marcados e 25 sofridos.

Esta vai ser a 15.ª quinta partida entre os dois conjuntos, com um saldo claramente favorável aos encarnados. Em 14 encontros, o Benfica venceu 12, empatou um e perdeu outro. Na condição de visitante, em cinco jogos a contar para a Liga, os benfiquistas apenas não venceram por uma vez.

Paços de Ferreira-Benfica

Se olharmos mais ao pormenor, com base nos dados estatísticos da plataforma Wyscout, percebemos que os arouquenses são uma equipa de contrastes. O grupo de Armando Evangelista tem o quinto melhor ataque (a par do Vizela), mas tem também a quarta pior defesa da prova, diferindo do Benfica, que atualmente também lidera a Liga em golos marcados (45) e tem a segunda melhor defesa da competição (12 golos sofridos).

Os encarnados são os melhores na posse de bola, com uma média de 64% por jogo, e são também a equipa com mais passes (368 por cada 90 minutos) e cruzamentos (380) na Liga. No sentido inverso, e talvez um pouco paradoxal (tendo em conta os golos obtidos), o Arouca é a equipa, na competição, com menos intervenções nas áreas adversárias (187), menos cruzamentos (176) e menos cantos (3,55 por jogo).

Já no aspeto defensivo, o Arouca demonstra o porquê de estar nos lugares que ocupa, sendo a 7.ª equipa que menos remates consente à sua baliza (11,1 por 90 minutos), parâmetro estatístico do jogo liderado pelo Benfica, que apenas permite 5,49.

Arouca

Em Arouca o Benfica vai fazer o seu terceiro jogo consecutivo fora de casa. Em Paços de Ferreira, Roger Schmidt lançou o onze com Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Enzo, Aursnes, João Mário, Guedes e Gonçalo Ramos (melhor marcador da Liga Bwin, com 12 golos).

Já os arouquenses, que na última jornada golearam em casa o Portimonense por 4-0, jogaram no dia 24 de janeiro para a Taça da Liga, diante do Sporting, perdendo por 1-2. Uma partida onde Armando Evangelista escalou os seguintes atletas para iniciar o encontro: Thiago Rodrigues, Opoku, João Basso, Weverson Costa, Tiago Esgaio, Morlaye Sylla, David Simão, Alan Ruiz, Oriol Busquets, Antony e Oday Dabbagh (artilheiro da equipa com seis golos na competição).

As duas equipas encaram-se nesta terça-feira, às 21h15, no Estádio Municipal de Arouca, num desafio que vai ser arbitrado pelo árbitro da AF Porto Rui Costa.

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: Arquivo SL Benfica / Facebook Futebol Clube de Arouca
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas