Futebol

03 fevereiro 2023, 14h50

O Benfica tem o melhor ataque da Liga (48 golos)

Reforço de inverno do Casa Pia, Yuki Soma marcou ao Santa Clara

Após três vitórias consecutivas fora de casa ante Santa Clara (0-3), Paços de Ferreira (0-2) e Arouca (0-3), o Benfica, líder da Liga Bwin, volta a competir no Estádio da Luz.

Pela frente, neste sábado, 4 de fevereiro, às 18h00, os comandados de Roger Schmidt têm o Casa Pia, emblema que ocupa o quinto lugar da tabela na temporada de regresso ao principal escalão, volvida uma ausência de 83 anos.

Em busca da quarta vitória seguida, o Benfica defronta na 19.ª jornada um adversário (é o 39.º jogo oficial entre ambos) que voltou a levar a melhor na última ronda (2-1, sobre o Santa Clara), após dois desaires seguidos diante de Estoril (2-0) e Gil Vicente (1-3).

Frente aos açorianos, o treinador Filipe Martins lançou o seguinte onze disposto em 3x4x3: Ricardo Batista, Fernando Varela, João Nunes, Nermin Zolotic, Lucas Soares, Cuca, Afonso Taira, Derick Poloni, Godwin, Rafael Martins e Kunimoto.

Realizadas 19 jornadas, o Benfica é dono do melhor ataque da competição (48 golos, média de 2,5 por partida), enquanto o Casa Pia faturou 18 vezes. No plano defensivo, o próximo rival dos encarnados consentiu apenas 17 golos em 18 jogos, sendo a terceira melhor equipa neste capítulo (a equipa encarnada é segunda, com 12 golos sofridos).

Arouca-Benfica 18.ª jornada Liga Bwin

O Benfica, com mais um jogo disputado, lidera com uma vantagem de oito pontos e mantém-se dominador na posse de bola. De acordo com os dados da plataforma Wyscout, os encarnados apresentam uma taxa de 64% neste item, enquanto o Casa Pia fica-se pelos 43% (terceira pior formação neste parâmetro).

Com 380 cruzamentos, a equipa orientada por Roger Schmidt bate os rivais neste particular e o Casa Pia encontra-se entre os emblemas que menos cruzam (189). Apenas Estoril (182) e Arouca (176) estão abaixo dos gansos.

Semelhante diferença é encontrada nos toques dados na área adversária. O Benfica é a segunda equipa deste ranking (458) e tem mais do dobro de intervenções do que o atual 5.º classificado da Liga Bwin (221).

Equipa com mais passes (564 por cada 90 minutos, em média), o Benfica distancia-se do Casa Pia, que regista 345 por jogo.

Arouca-Benfica 18.ª jornada

Num olhar detalhado sobre este item, os encarnados totalizam 120 passes decisivos, mais 72 que o rival deste sábado (48). As águias ocupam o lugar cimeiro ainda nos passes para o último terço (média de 68 por desafio), superiorizando-se ao oponente lisboeta, que chega a esta jornada com 40 por jogo.

Fazendo jus à liderança na competição (com 50 pontos), o Benfica é a equipa que menos remates consente (5,49 por desafio, em média), ao passo que o Casa Pia permite mais do dobro (12,19 por jogo) dos disparos à baliza.

Sexto conjunto mais faltoso do Campeonato (248 faltas cometidas contra 212 dos encarnados, segunda equipa com melhor registo neste particular), a equipa orientada por Filipe Martins é a terceira com maior número de duelos defensivos ganhos (1258).

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: SL Benfica e Casa Pia AC
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas