Futebol

05 fevereiro 2023, 15h54

Festejos

Festejos do Benfica B

RESUMO DO JOGO

Liga 2
19.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT. 0-0
Benfica B 2
Tondela 1
Marcadores
 Henrique Pereira 69'
Gilson Benchimol 76'
 Marcelo Alves 88'

Tarde de estreias e de regresso às vitórias na Liga 2! O Benfica B recebeu o Tondela neste domingo, 5 de fevereiro, em jogo da 19.ª jornada e triunfou, por 2-1, com golos de Henrique Pereira e Gilson Benchimol, considerado o "Homem do Jogo".

Numa sequência de sete jogos sem vencer e posicionados no 10.º lugar da classificação, os encarnados entraram para o encontro determinados em virar a página. Na antevisão, Luís Castro perspetivara um "desafio complicado", frente a um "rival difícil", mas para vencer com o apoio dos Benfiquistas.

Com novidades, duas em estreia com o Manto Sagrado, o míster fez alinhar o seguinte onze: André Gomes, Filipe Cruz, Lenny Lacroix, Diogo Capitão, Rafael Rodrigues, João Neves, Pedro Santos, Cher Ndour, Gerson Sousa, Tengstedt e Schjelderup.

Tengstedt e Schjelderup

Apito inicial no Benfica Campus, onde Roger Schmidt e elementos da sua equipa técnica marcaram presença, com nota mais das águias, a conseguirem instalar-se no meio-campo adversário e a obrigarem o Tondela a "despachar" a bola. Ritmo baixo, equipas defensivamente bem organizadas, com o primeiro remate a surgir aos 10', por Tengstedt, a passe de Schjelderup, sacudido por Niasse para a barra.

Ameaçadas as redes, assistiu-se a mais disputa, com mais aproximações à área benfiquista, mas a um jogo "sem baliza".

Aos 25', canto de Cher Ndour, para Niasse agarrar. No minuto seguinte (26'), um potente remate de Arcanjo levou a primeira grande ocasião de perigo à zona encarnada. Volvidos quatro minutos, grande oportunidade de Cher Ndour, a rematar de meia-distância e ao lado da baliza.

Cher Ndour

Tondela compacto, a dificultar o jogo do Benfica B e a levar a cabo as suas intenções. Antes da partida, a equipa comandada por António Gouveia somava 11 empates em 18 jornadas, nenhuma derrota fora de casa.

Aos 42', em situação de dois para três da defensiva do Benfica B, Rafael Barbosa recebeu o esférico, soltou-se e atirou para uma defesa monumental de André Gomes. Ia com selo de golo... Até ao intervalo o 0-0 não se alterou.

Reatar e, em campo, surgiu um Tondela mais ofensivo e mais subido. Aos 52', defesa apertada de André Gomes, novamente a remate de Rafael Barbosa, a manter a baliza imaculada. Manuel Hernando também testou a atenção do guardião encarnado (58'), a agarrar com segurança.

João Neves

Em cima da hora de jogo (60'), Tengstedt, de fora da área, rematou à figura de Niasse. A bola sobrou para o avançado dinamarquês após jogada entre Cher Ndour e Rafael Rodrigues. Sem consequências.

Com o jogo bloqueado, Luís Castro promoveu duas alterações aos 63', tirando Tengstedt e Schjelderup para a entrada de Henrique Pereira e Gilson Benchimol, este último em estreia pelo Benfica B.

A frescura fez bem à equipa encarnada, que, aos 69', começou a faturar. Recuperação de João Neves e simulação de Gilson Benchimol, a entregar a bola a Henrique Pereira para o golo. Estava inaugurado o marcador no Benfica Campus.

Gilson Benchimol

E não faltou muito para o 2-0 (76'). Pedro Santos recuperou a bola em zona adiantada e deixou para Gilson Benchimol. O avançado iludiu a defensiva do Tondela, rodou, soltou-se e chutou para o fundo das redes. Que estreia do camisola 42 das águias!

A resposta do adversário chegou aos 88', por Marcelo Alves, a cabecear para o 2-1. Sofrido o golo, os adeptos do Benfica fizeram sentir o apoio à equipa! Perto do fim (90'+2'), expulsão de Filipe Cruz, por acumulação de cartões amarelos. O jogo não mexeu mais, terminando com a vitória do Benfica B, por 2-1, a coroar uma tarde de estreias!

Os comandados por Luís Castro somam 26 pontos e posicionam-se agora na 7.ª posição da tabela classificativa. Na 20.ª jornada, o Glorioso encontra o Estrela da Amadora, em desafio agendado para as 14h00 de 11 de fevereiro (sábado).

Luís Castro

DECLARAÇÕES

Luís Castro (treinador do Benfica): "Foi uma vitória justa, na primeira parte não houve muitas oportunidades, muito equilíbrio. A melhor oportunidade até é nossa, do Casper [Tengstedt], mas exceto essa não houve muitas. Na segunda parte entrámos bem, acabámos por sofrer de bola parada, mas o resultado é mais do que justo. Conhecemos o Gilson, sabemos que vai acrescentar e quando a pressão na frente é mais forte estamos mais perto de conseguir coisas melhores. O Henrique [Pereira] já nos habitou a assistências e golos, foram as primeiras substituições e felizmente resultaram. É sempre bom vencer. Passámos uma fase mais difícil, estamos a crescer aos poucos."

Gilson Benchimol (avançado e "Homem do Jogo"): "Não podia pedir melhor estreia. É um sonho vestir esta camisola, sou mais um que vem para ajudar. Foi uma primeira parte com poucas ocasiões para o Benfica, foi dividido, mas estivemos por cima na segunda parte. Foi um bolo golo, tenciono fazer muitos mais."

Diogo Capitão (médio do Benfica): "Foi uma vitória justa, já a procurávamos há alguns jogos. A equipa deu tudo, principalmente na segunda parte. Conseguimos a vantagem de dois golos, depois foi segurar o resultado. Na primeira parte não tivemos muitas oportunidades, mas no fim conseguimos a vitória. Queríamos entrar a ganhar, era o mais importante, e soubemos aguentar o resultado. Demos tudo e finalmente chegou a vitória."

Onze do Benfica B

Benfica B-Tondela
2-1
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
André Gomes, Filipe Cruz, Lenny Lacroix, Diogo Capitão, Rafael Rodrigues, João Neves (António Muanza, 82'), Pedro Santos (Francisco Domingues, 82'), Cher Ndour (Zan Jevsenak, 74'), Gerson Sousa, Tengstedt (Henrique Pereira, 63') e Schjelderup (Gilson Benchimol, 63')
Suplentes
 Pedro Souza, Francisco Domingues (82'), Ricardo Teixeira, António Muanza (82'), Zan Jevsenak (74'), Gilson Benchimol (63'), Ricardo Nóbrega, Henrique Pereira (63') e Luís Semedo
Onze do Tondela
Niasse, Tiago Almeida, Manuel Hernando, Jota (Rúben Fonseca, 74'), Bebeto (Strkalj, 74'), Ricardo Alves (Marcelo Alves, 82'), Pedro Augusto, Khacef, Arcanjo, Daniel dos Anjos e Rafael Barbosa 
Suplentes
 Tear, Joel Sousa, Dário Miranda, Fajardo, Marcelo Alves (82'), Simão Duarte, Cuba, Rúben Fonseca (74') e Strkalj (74')
Ao intervalo 0-0
Golos
 Benfica: Henrique Pereira (69') e Gilson Benchimol (76'); Tondela: Marcelo Alves (88')
Boletim clínico

Martim Neto (status pós-tratamento artroscópico de lesão meniscal do joelho direito); Adrian Bajrami (fratura do perónio da perna direita) 

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol