Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
11 fevereiro 2023, 09h00
O projeto da nova Casa Benfica Santarém 2.0
Explicar o conceito, a conceção de um marco na vida do Clube e do associativismo que o sustenta, implica naturalmente compreender as mudanças temporais, os desafios que hoje as 298 Casas, Filiais e Delegações do Sport Lisboa e Benfica espalhadas pelo mundo enfrentam.
A carolice deixou há muito de ser o único recurso das sociedades modernas, sobretudo quando outros valores se elevam. Sinal dos tempos que vivemos, e o Benfica, na procura incessante da vanguarda nas distintas áreas de atuação, olha precisamente para as Casas Benfica 2.0 como uma resposta que se quer cabal a muitas das exigências correntes.
"É um projeto de modernização e atualização da imagem das Casas Benfica, mas também do seu conteúdo programático em termos do que devem passar a ser no futuro"
Domingos Almeida Lima
Domingos Almeida Lima, vice-presidente com o pelouro das Casas Benfica, explica-nos precisamente isso.
"Este é um projeto de modernização e atualização da imagem das Casas Benfica, mas também do seu conteúdo programático em termos do que devem passar a ser no futuro. Os tempos evoluem todos os dias e as Casas também têm de ter alguma vertente que lhes dê uma certa autonomia de gestão, que muitos dirigentes das Casas, os quais muitas vezes não têm muito tempo disponível, possam ter um acompanhamento direto, com uma gestão profissionalizada", disse ao Site Oficial, acrescentando precisamente a abrangência que o mesmo pretende ter.
Ouça Domingos Almeida Lima
"O Benfica entra de forma direta, sustentando esta primeira obra, e ao longo dos tempos será ressarcido do investimento. Entendemos que, com investidores locais e a colaboração das autarquias, temos a possibilidade de tornar as Casas Benfica, que já têm a sua importância e relevância, mais modernas e autónomas relativamente às responsabilidades sociais da juventude e das camadas mais idosas. Com programas bem estudados e sustentados para níveis etários mais elevados, estas Casas vêm preencher uma lacuna que, em muitas localidades, existe. Em Santarém assume particular importância, porque é o projeto que irá servir para futuros acertos. A expectativa é muito grande", sublinhou o vice-presidente.
Mas, afinal, o que pressupõe exatamente em termos práticos e concretos a obra que irá nascer "o quanto antes", tendo como meta a conclusão no final de agosto, de modo que o seu funcionamento seja uma realidade em setembro de 2023, nomeadamente no início do ano letivo 2023/24?
Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas Benfica, deu-nos a conhecer precisamente o que o Clube, num investimento próximo de um milhão de euros, irá construir nos antigos restaurante e cafetarias do Jardim da Liberdade, desocupados há vários anos, no centro de Santarém, envolvendo um espaço de 400 metros quadrados, com área desportiva, académica e social, colocando especial foco nas crianças, com a criação de 20 postos de trabalho "direto", sem contemplar outros profissionais que vão "colaborar" nos serviços a prestar.
"A gestão profissional vai permitir que a atual Casa Benfica Santarém possa disponibilizar os seus serviços de outra forma, o Benfica vai garantir a sustentabilidade da Casa Benfica no seu trabalho diário"
Jorge Jacinto
Ouça Jorge Jacinto
"O que vamos fazer em Santarém é a junção do que já é feito pelo mundo inteiro, agora de forma centralizada, em que a responsabilidade passa para o Sport Lisboa e Benfica, que fica na liderança do projeto. Obviamente, as Casas Benfica, as atuais, têm um papel fundamental. Verificamos haver falta de pessoas para este associativismo, o mundo mudou e as exigências que este tipo de associações têm são muito elevadas. Nem sempre as Casas Benfica têm essa capacidade de ter pessoas para o fazer, até podem ter durante um mandato, mas depois o que é feito é colocado em causa por quem chega. Esta gestão profissional vai permitir que a atual Casa Benfica Santarém possa disponibilizar os seus serviços de outra forma, o Benfica vai garantir a sustentabilidade da Casa Benfica no seu trabalho diário. A Casa vai funcionar sete dias por semana, durante 16 horas, oferecendo um conjunto de 30 atividades diferentes no Benfica Ativo, a parte da restauração, a Store Benfica e a Barbearia Benfica", frisou.
Investimento próximo de um milhão de euros num espaço de 400 metros quadrados que vai gerar 20 postos de trabalho
Ouça Jorge Jacinto
O Benfica Ativo é precisamente uma das inovações presentes neste projeto, que procura servir a comunidade local. "Permitirá que pessoas de todas as idades possam ter formação, ocupação de tempos livres, aprender e praticar desporto. A nossa solução centraliza um conjunto alargado de iniciativas para que um pai possa estar mais descansado, garantindo uma formação de excelência à criança na área desportiva", referiu.
Será uma oferta ampla de modalidades, com treinadores e metodologias de trabalho do Benfica, ao dispor da comunidade, que servirá como mais uma extensão do Clube, transformando-se numa "escola de modalidades".
"No caso de Santarém haverá apenas um campo e, correndo bem, terá um segundo. A Casa Benfica Vila Real 2.0 terá sete campos, a Casa Benfica Portalegre cinco, a Casa Benfica Loures nunca menos de cinco. O padel vai ser um modelo diferenciador. Em Santarém, existindo padel, não teremos, porque nós vimos para acrescentar e não para concorrer", enfatizou Jorge Jacinto.
"O Benfica Ativo permitirá que pessoas de todas as idades possam ter formação, ocupação de tempos livres, aprender e praticar desporto"
Jorge Jacinto
Domingos Almeida Lima corroborou as expectativas em torno do projeto. "As Casas passam a ter monitores especializados na iniciação desportiva, também na escolar, e depois, claro, os jovens de tenra idade, com a sua evolução mais estruturada, poderão ser eles próprios futuros atletas do Sport Lisboa e Benfica. Mas queremos é dar, para já, saúde desportiva a esses jovens", asseverou, agradecendo a "norma de vida em que se transformou o projeto para Jorge Jacinto": "É um trabalho fantástico e tem-se dedicado de alma e coração."
O conceito inovador de Food & Beverage é outro dos pilares conceptuais a erguer, sempre centrado na criança.
"Será um modelo muito diferenciador, de muita qualidade em que a criança terá um papel central, teremos muito cuidado no que é o equilíbrio nutricional das crianças, isso para nós é fundamental. Teremos um prato principal, que toda a gente adora, e onde há portugueses é replicado, que a seu tempo divulgaremos, e depois haverá chefs de cozinha e nutricionistas que vão colaborar", revelou o diretor do departamento das Casas Benfica.
A Casa Benfica Covilhã, em que as obras vão arrancar no decurso deste mês de fevereiro, e a Casa Benfica Torres Vedras serão os próximos passos a dar na implementação do projeto e um importante barómetro para "testar" os aspetos ligados à restauração, já que ambas vão apresentar um modelo mais compacto dos serviços a prestar, sem o mencionado Benfica Ativo.
No fundo, o projeto Casa Benfica 2.0, que consta no plano curricular da licenciatura em Gestão da Faculdade de Ciências Económicas e empresariais da Universidade Católica Portuguesa, procura ser a fórmula de contribuir para a sustentabilidade das embaixadas do Clube pelo mundo fora.
Ouça Domingos Almeida Lima
"O projeto tem por base precisamente a sustentabilidade das Casas, que hoje em dia vivem totalmente à base da carolice dos seus dirigentes, em tempo, e, por vezes, assunção de investimentos. Pretendemos que os futuros dirigentes tenham preocupação social e societária, como sócios e dirigentes, ficando com a responsabilidade de gestão a seu lado, com entidades devidamente formadas. Queremos desobrigar os dirigentes das responsabilidades tremendas que hoje em dia têm, para terem apenas responsabilidade de cultura de Benfiquismo e Mística do Benfica", reforçou Domingos Almeida Lima.
"Ficaria muito feliz se nos próximos 20 anos todas as capitais de distrito do país tivessem uma Casa Benfica 2.0"
Domingos Almeida Lima
O vice-presidente com o pelouro das Casas, Filiais e Delegações do Benfica foi mais longe, deixando o desafio e desejo que lhe invade a mente e a alma.
"Importante é que arranque bem afinado, tudo faremos para que corra bem com todas as atualizações que sejam necessárias no primeiro projeto. Nem todas as Casas conseguem aderir, pois não têm dimensão para isso. Mas ficaria muito feliz se nos próximos 20 anos todas as capitais de distrito do país tivessem uma Casa Benfica 2.0", disparou.
ACRESCENTAR VALOR
Santarém, enquanto distrito, é região de "muitos Benfiquistas" e, pese a "relutância inicial de algumas pessoas", como afirmou o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, no decurso da cerimónia de assinatura do protocolo, no dia 8 de fevereiro, a obra vai avançar, pois "irá acrescentar muito valor ao concelho, e não é apenas mais uma Casa Benfica".
"[O novo projeto] Vai dinamizar ainda mais a Casa Benfica, estávamos com alguma dificuldade em ter uma sede fixa..."
Luís Santos, presidente da Casa
Ouça Luís Santos
Luís Santos, presidente da Casa Benfica Santarém, presente no ato solene de 8 de fevereiro, não escondeu a sua satisfação por acolher este novo projeto, a florescer dias após a celebração do 62.º aniversário da embaixada.
"Para a cidade de Santarém é importante este marco, estamos perto de Lisboa e temos muitos Benfiquistas, é uma diferenciação, um projeto diferente para os Benfiquistas e para todos os desportistas. Vai dinamizar ainda mais a Casa Benfica, estávamos com alguma dificuldade em ter uma sede fixa... Temos 62 anos e este projeto foi-nos proposto, levámos à assembleia-geral e foi aceite pelos sócios. Vai ser muito bom para os Benfiquistas e para a cidade de Santarém", considerou Luís Santos, após ter ouvido o líder da edilidade, sportinguista confesso, reconhecer o que para si é uma evidência: "A marca do Benfica é muito grande, como sportinguista não posso deixar de o dizer. Quando este projeto nos foi apresentado, imediatamente dissemos que sim. O Benfica é uma marca diferenciadora, e em Santarém há muitos Benfiquistas."
EMOÇÃO PELO TRIBUTO
A emoção viu-se no rosto e nos olhos marejados de Álvaro Gaivoto, cujo desempenho de 37 anos à frente da Casa Benfica Santarém foi louvado pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, no decurso da cerimónia da assinatura do protocolo com a Câmara: "É um grande exemplo de Benfiquismo e dedicação."
Ouça Álvaro Gaivoto
Aos 82 anos, com a paixão Benfiquista a transbordar, Álvaro Gaivoto fala de um "sonho concretizado".
"É um sentimento muito grande, fui presidente da Casa Benfica Santarém durante 37 anos, é um sonho! Demorou tantos anos, passámos por muito, ouvimos muitas injúrias. Agora, o sonho é uma realidade. O Benfiquismo está enraizado em Santarém e nos arredores", afiançou.
"Este será o primeiro pilar das novas Casas Benfica, algo que queremos espalhar pelo país e pelo mundo inteiro"
Rui Costa
Ouça Rui Costa
Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, visitou o local, acompanhado pelos vice-presidentes Domingos Almeida Lima, Luís Mendes e José Gandarez, e tendo o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, como anfitrião, isto depois de deixar uma certeza.
"Este será o primeiro pilar das novas Casas Benfica, algo que queremos espalhar pelo país e pelo mundo inteiro. Temos 298 Casas [Filiais e Delegações] espalhadas pelos cinco continentes, temos 25 mil desportistas nessas mesmas Casas, são números que nos enchem de orgulho. Depois, 25 por cento das receitas do Estádio da Luz nascem nas Casas do Benfica. Pretendemos com este projeto aproximar cada vez mais os nossos adeptos ao Estádio da Luz, que tenham maior proximidade e orgulho no que é o Sport Lisboa e Benfica. Não procuramos só embelezar os municípios com uma Casa bonita, mas sim dar utilidade à mesma. Pessoalmente, é um extraordinário orgulho que esta Casa nasça num município com tantos Benfiquistas. Esta Casa vai ser um pilar para tantas outras Casas que vão nascer desta dimensão", concluiu Rui Costa, a respeito do projeto que se deseja de excelência com os valores e Mística próprios do Sport Lisboa e Benfica.