Basquetebol

14 fevereiro 2023, 20h56

Aaron Broussard

Aaron Broussard

RESUMO DO JOGO

Liga Betclic
21.ª jornada da 1.ª fase
RESULTADO FINAL 
Benfica 100
V. Guimarães  80 
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
18-21 40-37 69-59 100-80

Benfica e Vitória de Guimarães disputaram, nesta noite de terça-feira, o desafio da 21.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic. Triunfo justo para as águias, por expressivos 100-80, com excelente réplica dos vimaranenses!

Mau começo de jogo por parte dos encarnados, com os forasteiros a fazerem o 0-5 nos instantes iniciais. Com cinco minutos disputados, o Benfica tinha somente marcado seis pontos, uma marca reveladora da falta de eficácia demonstrada em quadra. Pouco mudou no 1.º quarto, com o 18-21 a ser sintomático. No 2.º parcial, as águias continuaram a demonstrar dificuldades em assentar o seu jogo, com a desinspiração a ser a nota reinante. Ao intervalo, 40-37... tudo em aberto!

Reatar e um triplo de Makram Ben Romdhane logo a abrir (o primeiro do Benfica no jogo até então) sacudiu, finalmente, a toada instalada. O Vitória de Guimarães acreditou sempre e a igualdade a 46 pontos não surpreendeu. Determinado em resolver, e com Aaron Broussard em mais uma grande noite e Betinho a dar o mote, o Benfica carregou e conseguiu colocar-se com dez pontos de vantagem ao cabo do 3.º quarto: 69-59.

Nos últimos dez minutos o coletivo de Norberto Alves encontrou-se e, com cinco minutos finais de show Ivan Almeida (houve afundanços para todos os gostos!), conquistou uma confortável diferença pontual que lhe permitiu vencer o jogo com naturalidade. Triunfo por 100-80, com as águias a ocuparem a 1.ª posição da tabela, à condição.

Na próxima jornada desta fase, a 22.ª, o Benfica viaja até ao Pavilhão Clube do Povo de Esgueira para defrontar os locais. Esta partida está marcada para as 15h00 de sábado, dia 18 de fevereiro.

Norberto Alves

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "O Vitória tem jogadores estrangeiros de grande qualidade, é bem orientado e sabíamos que não seria fácil. Na primeira parte, o que equilibrou mais o jogo foi termos muitos lançamentos abertos e não marcámos de fora. Na segunda parte, o jogo voltou a ser normal, com um bom indicador coletivo: 28 assistências. Na parte final jogámos ao ritmo que queríamos, disparámos e o jogo foi resolvido com alguma facilidade."

Betinho Gomes

Benfica-Vitória de Guimarães
100-80
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Toney Douglas, Makram Ben Romdhane, Terrell Carter e Ivan Almeida
Suplentes
Eduardo Francisco, José Barbosa, Diogo Gameiro, Betinho Gomes, Tomás Barroso, Sérgio Silva e Maik Zirbes
Cinco inicial do Vitória de Guimarães
Anthony Roberts, Jacob Tubbergen, Phlandrous Fleming Jr., Carlos Cardoso e Zachary Simmons
Suplentes
Manuel Magalhães, Saiquan Jamison, João Lucas, Rúben Nobre, Pedro Pinto e Pedro Bastos
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
18-21 40-37 69-59 100-80
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (30), Toney Douglas (4), Makram Ben Romdhane (8), Terrell Carter (8), Ivan Almeida (17), José Barbosa (4), Diogo Gameiro (2), Betinho Gomes (20) e Maik Zirbes (7)

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol