Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O treinador do Benfica anteviu o duelo da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, frente ao Club Brugge. "Espero um jogo aberto, com as duas equipas à procura do golo", perspetivou.
14 fevereiro 2023, 19h29
Roger Schmidt
Primeiro em exclusivo à BTV, depois na sala de conferência de Imprensa do Estádio Jan Breydel, Roger Schmidt anteviu o regresso dos encarnados à janela competitiva da Liga dos Campeões.
O míster recordou o percurso trilhado até então, analisou um adversário competente e com qualidade, que "deixou uma ótima imagem na fase de grupos", mas este Benfica sabe muito bem o que quer e a meta está há muito traçada.
Não são esperadas facilidades na eliminatória, contudo, o Glorioso "está preparado para um jogo duro" e dentro das quatro linhas vai surgir "uma equipa a jogar um futebol ativo e com intensidade", vincou Roger Schmidt.
"Queremos muito jogar este desafio porque trabalhámos muito para chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões"
Roger Schmidt
O que nos pode dizer deste Club Brugge?
Deixaram uma imagem ótima na fase de grupos. Estavam num grupo complicado, com FC Porto, Atlético de Madrid e Bayer Leverkusen. Apuraram-se e isso mostra a sua qualidade. Conseguiram fazer cinco jogos sem sofrer golos, na Liga dos Campeões, revelando muito sobre o seu desempenho defensivo. Olhando para o plantel e, ao analisá-lo, percebemos que têm muita qualidade individual, muita velocidade, uma boa mistura de jogadores experientes com jogadores novos. Têm armas diferentes, com jogadores altos. Não é fácil defrontá-los e esperamos um jogo muito duro.
Que jogo espera? Uma partida mais aberta? Um adversário mais ofensivo ou mais cauteloso, já que é a 1.ª mão?
Veremos. Vamos tentar jogar o nosso futebol, ativo e com intensidade, e o Club Brugge também tem muita qualidade na frente, com muita velocidade, com bons atacantes. Espero um jogo aberto, com as duas equipas à procura do golo. Queremos muito jogar este desafio, porque trabalhámos muito para chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões. No verão tivemos de nos qualificar para a fase de grupos, depois tivemos de nos apurar para as eliminatórias e agora tivemos de esperar três meses para jogar esta fase. Queremos jogar no máximo das nossas capacidades e vamos ver o que é possível para nós amanhã [quarta-feira].
É importante entrar nesta eliminatória com o pé direito?
Claro. É sempre assim nas fases a eliminar. Estamos habituados a isso, devido aos jogos de qualificação que fizemos no verão. Já passámos por isto e sabemos que é importante ter um bom primeiro encontro, mas, no fim, o que conta são os dois jogos. Não interessa como, o importante é chegar aos quartos de final, o nosso grande objetivo. Vamos dar tudo amanhã [quarta-feira] e também no próximo desafio, no nosso Estádio.
Como está a equipa fisicamente, após o jogo desgastante com o SC Braga [Taça de Portugal]?
Isso não é problema para nós. Tivemos tempo suficiente para recuperar. Estamos prontos para jogar uma partida intensa e queremos presentear os nossos adeptos com uma exibição de topo.
"Já passámos por isto e sabemos que é importante ter um bom primeiro encontro, mas, no fim, o que conta são os dois jogos. Não interessa como, o importante é chegar aos quartos de final, o nosso grande objetivo"
O Club Brugge atravessa um mau momento. De que forma o Benfica poderá retirar vantagem daí?
A minha experiência diz-me que o que se está a fazer nas outras competições não é assim tão relevante para a Liga dos Campeões. Com certeza que o treinador, os jogadores, o clube, os adeptos, todos estão muito motivados para disputar esta fase a eliminar. Fizeram parte de um grupo muito difícil, com o FC Porto, bateram o Atlético de Madrid e o Bayer Leverkusen, duas equipas de topo. Merecem estar nesta fase e teremos de esperar o melhor Brugge, onde a qualidade individual é evidente, e não me parece que entrem em campo em função do momento que atravessam na Liga. Amanhã [quarta-feira] será um grande dia para o Club Brugge, e para nós, Benfica, também. Acredito que ambas as equipas estarão e jogarão a um nível de topo.
Rafa e Gonçalo Ramos estão aptos fisicamente para jogar de início?
Todos os nossos jogadores podem ser titulares, o Rafa e o Gonçalo Ramos incluídos. Foi bom para eles voltarem a jogar em Braga, depois das lesões. Têm mais treinos no corpo, podem não estar a cem por cento, mas estão prontos e muito motivados para o jogo. Vamos ver se são titulares, ou se entram com o decorrer do jogo.
"Amanhã [quarta-feira] será um grande dia para o Club Brugge, e para nós, Benfica, também. Acredito que ambas as equipas estarão e jogarão a um nível de topo"
Quais são as principais diferenças entre Gonçalo Guedes e Gonçalo Ramos na posição de avançado?
Para o Gonçalo Guedes esta não é a sua posição de origem. No nosso sistema pode também jogar como segundo avançado, ou um pouco mais recuado. Tivemos de substituir o Gonçalo Ramos e a minha decisão recaiu nele. Acho que ele e o Neres têm estado bem. Têm muita velocidade e finalizam bem. São dois jogadores diferentes, mas conseguem os dois fazer essa posição. Já o Gonçalo Ramos jogou a maioria dos jogos nessa posição e esteve muito bem. Trabalha muito, é ótimo finalizador e já marcou muitos golos. As opções estão lá e precisamos dessas opções para o jogo.
Texto: Nuno Machado e Sónia Antunes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024