Voleibol

19 fevereiro 2023, 18h23

Benfica-Vitória SC

Hugo Gaspar

RESUMO DO JOGO

Taça de Portugal
Quartos de final
RESULTADO FINAL
Benfica 3
Vitória de Guimarães 1
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
28-26 23-25 25-19 25-22

O Benfica venceu (3-1) o Vitória de Guimarães neste domingo, 19 de fevereiro, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, apurando-se assim para a meia-final da competição.

Equilibrado, o 1.º set foi disputado sempre sem que qualquer uma das formações conseguisse distanciar-se mais do que dois pontos no parcial. O Benfica até liderou, mas alguns erros no ataque levaram a que o Vitória chegasse ao momento decisivo em vantagem por 21-22. Marcel Matz, numa das paragens que efetuou, conseguiu afinar a estratégia para que os seus comandados passassem para a dianteira 24-23. O set foi disputado nas vantagens, com as águias a fecharem com um 28-26 (1-0).

Benfica-Vitória SC

No 2.º set o Benfica só conseguiu liderar aos 12-11, pois a formação minhota mostrou-se sempre determinada a defender e acertada no ataque à rede, facto que levou o marcador até aos 14-18. O Benfica ainda encostou nos 22-23, mas o Vitória acabou mesmo por terminar o parcial na frente por 23-25 (1-1).

Entrou decidida a fazer valer a sua qualidade no 3.º set a equipa liderada por Marcel Matz e isso viu-se na vantagem criada logo nos primeiros pontos disputados. As águias, consistentes a defender e eficazes no ataque, chegaram aos 9-3 e, daí em diante, geriram o marcador até aos 25-19 (2-1).

Benfica-Vitória SC

Naquele que foi o derradeiro set do jogo e o que menos tempo durou, concretamente 25 minutos, o Benfica liderou o marcador, mas sem conseguir distanciar-se mais do que dois pontos até à fase decisiva. Após um ataque à rede de Hugo Gaspar a fazer o 19-17, coube a Pablo Nathan, com um ás, colocar a diferença nos 22-19. A partir daí, soube-se que dificilmente o Benfica deixaria escapar o 4.º set, o que se confirmou com os 25-22 (3-1).

O Benfica apurou-se assim para a meia-final da Taça de Portugal e voltará a competir no próximo sábado, 25 de fevereiro, às 17h00, no Pavilhão n.º 2 da Luz, frente ao Sporting, em encontro da 12.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de voleibol, Série A.

Benfica-Vitória SC

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "Houve mérito do Vitória, teve um jogo bom e duro na véspera e mesmo assim deu grande luta. Jogaram bem defensivamente e colocaram-nos dificuldades, conseguiram aproveitar essas situações e fazer alguns pontos. Deixaram o marcador sempre muito próximo. Foram eficazes, mas o importante foi termos passado para a próxima eliminatória. Foi um jogo bem jogado pelas equipas."

Benfica-Vitória SC

Benfica-Vitória de Guimarães
3-1
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica

Peter Wohlfahrtstätter, Hugo Gaspar, Pablo Natan, Tiago Violas, Japa, Thales Falcão e Ivo Casas (L)

Suplentes
Rapha, André Lopes, Aaro Nikula, Lucas França, Bernardo Westermann, Arthur Puron e Bernardo Silva (L)
Formação inicial da Vitória de Guimarães

Bruno Cunha, Frederico Santos, João Simões, Miguel Cunha, Guilherme Lima, Matheus Paula e Álvaro Marinho (L)

Suplentes

André Gonçalves, João Miguel Oliveira, Frederico Santos, Carlos Fidalgo, Pedro Albuquerque e João Fidalgo (L)

1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
28-26 23-25 25-19 25-22

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Voleibol