Futebol

01 março 2023, 13h13

Equipa do Benfica detém o melhor ataque e a melhor defesa da prova

Youssouf e Riccieli

Líder da Liga Bwin com 59 pontos (média de 2,7 por jogo), o Benfica defronta o Famalicão na Catedral às 21h15 desta sexta-feira, 3 de março, em partida referente à 23.ª jornada da competição.

O embate, no Estádio da Luz, será o 24.º duelo oficial entre as duas formações. No histórico de confrontos, os encarnados têm clara vantagem: 18 triunfos, quatro empates e apenas um desaire.

Se contabilizarmos somente os desafios do Campeonato, o panorama é semelhante, com 15 vitórias (79%) para o Benfica nos 19 jogos realizados. Houve ainda três igualdades e a única derrota das águias aconteceu em 1992/93 (1-0, em Vila Nova de Famalicão).

Neres

Com um percurso muito positivo também em casa (11 triunfos e um empate na Liga) na presente época, os comandados de Roger Schmidt visam prolongar esta série com a conquista de mais três pontos que permitam consolidar o primeiro posto. Do outro lado está o 9.º classificado, com 27 pontos, resultantes de oito vitórias, três empates e 11 desaires.

Fora de portas, nesta temporada, o Famalicão só por duas vezes venceu (Chaves, 0-2, e Santa Clara, 1-3). Há registo de duas igualdades e sete derrotas.

Após a vitória no recinto do Vizela (0-2), o Benfica chega a esta ronda com o melhor ataque da prova (56 golos) e a defesa menos batida (13 golos). Menos expressivo nestes itens, o conjunto famalicense apresenta 22 remates certeiros29 tiros encaixados, que fazem dos minhotos a 13.ª defesa mais batida.

João Mário

Autor de dois golos na derradeira ronda, João Mário é o artilheiro da Liga Bwin, com 14 remates bem-sucedidos. Logo atrás do médio do Benfica está Gonçalo Ramos (13), numa clara amostra do poder de fogo encarnado.

À luz dos dados estatísticos da plataforma Wyscout, o Benfica destaca-se e é a equipa com mais posse de bola (64,3%), um registo superior ao do próximo opositor na principal prova nacional (48,4%).

Nos parâmetros ofensivos, os encarnados batem a concorrência direta no número de remates (352 contra 250 do Famalicão), e, no que respeita aos cruzamentos, totalizam 503, o melhor registo da competição. Destes, houve uma percentagem de 38,2 de acerto, contra 31,4% dos minhotos, que cruzaram 340 vezes, até à data.

Benfica-Boavista

A postura atacante das águias reflete-se igualmente no número de toques na área adversária (591), índice em que o Famalicão tem 296. O Benfica ocupa o lugar cimeiro nos passes (13 691 e percentagem de acerto de 88,1). Já o Famalicão tem um número bastante inferior (8509 e 83,1% de êxito).

Ainda nesta vertente, o Benfica lidera nos passes para o terço final (1616) e os nortenhos chegam à partida da Luz com 993.

Se olharmos para o plano defensivo, os líderes da prova são a formação que menos remates consente (139), ao passo que o Famalicão é a 16.ª pior equipa neste particular, com um registo de 302 tiros permitidos, o que equivale a uma média de 12 por jogo.

António Silva

As duas equipas também estão em campos opostos no capítulo das faltas. O Famalicão é a quarta equipa que mais infrações comete (330), enquanto os encarnados são a segunda formação menos faltosa da Liga (280).

Na anterior partida, em que derrotou o Portimonense (1-0), a equipa orientada por João Pedro Sousa alinhou em 4x2x3x1. Luiz Júnior, Alexandre Penetra, Riccieli, Mihaj, Francisco Moura, Youssouf, Colombatto, Alex Dobre, Ivo Rodrigues, Iván Jaime e Denilson Júnior foram os escolhidos para o onze.

Expulso, Dobre estará impedido de jogar na Luz, bem como Cádiz, que foi punido com cartão vermelho no embate com o Santa Clara (21.ª ronda) e cumpre o segundo de três desafios de suspensão.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica / Arquivo e FC Famalicão
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol