Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O 24.º jogo oficial entre as duas equipas realiza-se nesta sexta-feira, 3 de março, às 21h15, no Estádio da Luz.
01 março 2023, 13h13
Equipa do Benfica detém o melhor ataque e a melhor defesa da prova
Youssouf e Riccieli
O embate, no Estádio da Luz, será o 24.º duelo oficial entre as duas formações. No histórico de confrontos, os encarnados têm clara vantagem: 18 triunfos, quatro empates e apenas um desaire.
Se contabilizarmos somente os desafios do Campeonato, o panorama é semelhante, com 15 vitórias (79%) para o Benfica nos 19 jogos realizados. Houve ainda três igualdades e a única derrota das águias aconteceu em 1992/93 (1-0, em Vila Nova de Famalicão).
Com um percurso muito positivo também em casa (11 triunfos e um empate na Liga) na presente época, os comandados de Roger Schmidt visam prolongar esta série com a conquista de mais três pontos que permitam consolidar o primeiro posto. Do outro lado está o 9.º classificado, com 27 pontos, resultantes de oito vitórias, três empates e 11 desaires.
Fora de portas, nesta temporada, o Famalicão só por duas vezes venceu (Chaves, 0-2, e Santa Clara, 1-3). Há registo de duas igualdades e sete derrotas.
Após a vitória no recinto do Vizela (0-2), o Benfica chega a esta ronda com o melhor ataque da prova (56 golos) e a defesa menos batida (13 golos). Menos expressivo nestes itens, o conjunto famalicense apresenta 22 remates certeiros e 29 tiros encaixados, que fazem dos minhotos a 13.ª defesa mais batida.
Autor de dois golos na derradeira ronda, João Mário é o artilheiro da Liga Bwin, com 14 remates bem-sucedidos. Logo atrás do médio do Benfica está Gonçalo Ramos (13), numa clara amostra do poder de fogo encarnado.
À luz dos dados estatísticos da plataforma Wyscout, o Benfica destaca-se e é a equipa com mais posse de bola (64,3%), um registo superior ao do próximo opositor na principal prova nacional (48,4%).
Nos parâmetros ofensivos, os encarnados batem a concorrência direta no número de remates (352 contra 250 do Famalicão), e, no que respeita aos cruzamentos, totalizam 503, o melhor registo da competição. Destes, houve uma percentagem de 38,2 de acerto, contra 31,4% dos minhotos, que cruzaram 340 vezes, até à data.
A postura atacante das águias reflete-se igualmente no número de toques na área adversária (591), índice em que o Famalicão tem 296. O Benfica ocupa o lugar cimeiro nos passes (13 691 e percentagem de acerto de 88,1). Já o Famalicão tem um número bastante inferior (8509 e 83,1% de êxito).
Ainda nesta vertente, o Benfica lidera nos passes para o terço final (1616) e os nortenhos chegam à partida da Luz com 993.
Se olharmos para o plano defensivo, os líderes da prova são a formação que menos remates consente (139), ao passo que o Famalicão é a 16.ª pior equipa neste particular, com um registo de 302 tiros permitidos, o que equivale a uma média de 12 por jogo.
As duas equipas também estão em campos opostos no capítulo das faltas. O Famalicão é a quarta equipa que mais infrações comete (330), enquanto os encarnados são a segunda formação menos faltosa da Liga (280).
Na anterior partida, em que derrotou o Portimonense (1-0), a equipa orientada por João Pedro Sousa alinhou em 4x2x3x1. Luiz Júnior, Alexandre Penetra, Riccieli, Mihaj, Francisco Moura, Youssouf, Colombatto, Alex Dobre, Ivo Rodrigues, Iván Jaime e Denilson Júnior foram os escolhidos para o onze.
Expulso, Dobre estará impedido de jogar na Luz, bem como Cádiz, que foi punido com cartão vermelho no embate com o Santa Clara (21.ª ronda) e cumpre o segundo de três desafios de suspensão.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica / Arquivo e FC Famalicão
Última atualização: 21 de março de 2024