Futebol

11 março 2023, 14h04

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Líder da Liga Bwin, o Benfica defronta o Marítimo, neste domingo, 12 de março, no Estádio do Marítimo. Na antevisão ao encontro da 24.ª jornada da competição, agendado para as 18h00, Roger Schmidt garantiu que os encarnados estão preparados para superar uma "tarefa difícil", dada a valia do adversário, que necessita de pontos na luta pela permanência.

O treinador lamentou a ausência de Gonçalo Guedes, que será submetido a uma intervenção cirúrgica, e mostrou-se satisfeito com os desempenhos de Gonçalo Ramos e de Florentino na presente temporada...

Tendo em conta o momento de ambas as equipas, que tipo de jogo espera?

Ambas as equipas precisam dos três pontos. O Marítimo está numa posição difícil, a lutar pela permanência. Irá fazer tudo para somar os três pontos, e, para nós, é muito importante continuar a jogar bom futebol e, sobretudo, vencer. Para ambas as equipas é um jogo importante, espero um desempenho de topo. Nas últimas semanas, sobretudo em casa, o Marítimo tem mostrado que consegue jogar bom futebol. Acreditam neles próprios, são uma equipa corajosa também em termos de posse de bola. Para nós, será uma tarefa difícil, mas estamos num bom momento e preparados para fazer um bom jogo.

Roger Schmidt

"Para ambas as equipas é um jogo importante, espero um desempenho de topo das duas equipas. Para nós, é muito importante continuar a jogar bom futebol e vencer"

Roger Schmidt

Não poderá contar com Guedes, devido a uma lesão. Durante quantas semanas estará de fora?

Claro que é uma pena, até porque o Julian Draxler já estava de fora até ao final da época, e é um jogador de qualidade. O Gonçalo voltou ao Benfica e, numa situação de empréstimo, vinha muito motivado para jogar pelo seu clube. Rapidamente conseguiu entrosar-se com a equipa, fez bons jogos, mas estava com alguns problemas no joelho e chegou-se a um ponto em que não era possível continuar. A decisão do departamento médico e do jogador passou pela intervenção cirúrgica. Não sou especialista, mas penso que estará de fora durante quatro a seis semanas.

O FC Porto já venceu nesta jornada. Isso causa mais pressão para este desafio?

Fazem-me essa questão sempre que o FC Porto joga antes de nós. Para nós, nada muda. Temos de vencer, e cada jogo é um obstáculo para ultrapassar. Não é uma situação nova e não tem qualquer impacto.

Nesta semana, o antigo futebolista Thierry Henry teceu elogios a Gonçalo Ramos. Vê nisto um bom scouting para outras equipas que possam querer contratar o jogador?

Para ser sincero, não li isso, não me posso pronunciar. O Gonçalo Ramos está muito concentrado e a jogar muito bem. Não foi só na terça-feira passada, tem sido em toda a temporada. Na conferência de Imprensa de terça-feira tive oportunidade de dizer que estou muito feliz com ele, gosto da sua atitude, é um jogador de equipa, trabalha no duro como ponta de lança e também consegue marcar golos. Com este nível, sendo muito jovem, a jogar na Liga dos Campeões e a marcar golos, é claro que todos os olhos se viram para ele. Isso é normal e estamos muito contentes.

Roger Schmidt

"Quando uma equipa joga como um todo, quando todos têm a mesma ideia, isso faz com que seja mais fácil para todos os jogadores"

Qual é o segredo para a boa época de Florentino? Ele está preparado para a Seleção Nacional?

Não há segredo. Desde o primeiro dia, logo na pré-temporada, vi um jogador muito concentrado e muito motivado. Tem demonstrado sempre muita qualidade, adaptou-se muito bem a este tipo de jogo e, neste momento, é um médio-centro extraordinário com e sem bola, que é o que se precisa nesta posição, muito importante, no centro da ação. Ele tem jogado a um nível muito elevado ao longo da temporada, e também nos jogos internacionais. O segredo é ele próprio. Tem tido bons desempenhos, uma atitude excelente, muito profissional. Jogou com jogadores diferentes ao seu lado, isso demonstra que ele é capaz de se adaptar. Já o disse: quando uma equipa joga como um todo, quando todos têm a mesma ideia, isso faz com que seja mais fácil para todos os jogadores. Ficam confiantes e podem jogar no seu melhor. O caso do Florentino é um bom exemplo disso mesmo. Se ele é, ou não, uma opção para a Seleção Nacional, essa é uma decisão do selecionador, mas eu gosto muito dele e sempre gostei muito de o ver nesta posição.

Quanto a Rafa, "Homem do Jogo" na receção ao Club Brugge e também considerado o "Jogador da Semana" na Champions, acha que deve reconsiderar a decisão de não jogar pela Seleção?

Rafa foi o "Homem do Jogo" e entregou o prémio ao Gonçalo Ramos, por entender que talvez o Gonçalo merecesse mais. Isso demonstra a personalidade do Rafa. Talvez ambos merecessem o prémio. Quanto à Seleção Nacional, foi um passo ponderado durante muito tempo pelo Rafa. No meu entender, foi uma declaração de intenções muito clara e, na minha opinião, não irá mudar de posição.

Texto: João Sanches e Paulo Nunes Teixeira
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas