Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O 180.º jogo oficial entre as duas equipas está agendado para este sábado, 18 de março, às 18h00, no Estádio da Luz.
16 março 2023, 14h12
Mais um golo celebrado no Estádio da Luz
André Amaro
Após o triunfo no Funchal ante o Marítimo (0-3), os encarnados voltam à Catedral e têm pela frente o conjunto vimaranense, naquele que será o último encontro antes da paragem para novos compromissos das seleções nacionais.
Até à 24.ª jornada, a formação orientada por Moreno amealhou 40 pontos, resultantes de 12 triunfos, quatro igualdades, uma das quais ante o Benfica na 1.ª volta (0-0), e oito derrotas.
As equipas vão encontrar-se pela 180.ª vez. Os encarnados têm a seu favor um saldo de 124 vitórias (69%) e registaram 30 empates (17%), sendo que em casa o registo é ainda mais favorável, dadas as 72 vitórias (82%) e os 11 empates (12%). Apenas em cinco ocasiões (6%) houve triunfo dos minhotos.
Com 65 pontos, o Benfica chega a esta partida com o melhor ataque da competição (61 remates certeiros) e conta com os dois melhores marcadores da prova: Gonçalo Ramos e João Mário, ambos com 15 golos.
Os encarnados deixaram escapar somente dois pontos em casa, quando empataram com o Sporting (2-2). Menos goleador, o próximo opositor tem 24 golos marcados e, em 11 jogos disputados longe do Estádio D. Afonso Henriques, sofreu cinco derrotas, venceu quatro vezes e empatou duas.
Fazendo jus à sua acutilância ofensiva, os comandados de Roger Schmidt são a equipa com mais posse de bola (63,5%), um registo superior ao dos vimaranenses (48,9%), como testemunha a plataforma Wyscout.
Numa análise aos itens atacantes, os encarnados registam 392 remates contra 268 do conjunto minhoto.
A situação é similar nos cruzamentos. Até à data, o Vitória SC fez 340 (acerto de 30,6%), enquanto o Benfica lidera neste ranking (540), com percentagem de acerto de 38,1.
Com um total de 649 toques na área adversária, também neste índice os encarnados ocupam a posição cimeira, superando os vimaranenses (341).
O Benfica ocupa igualmente o primeiro posto nos passes (14 775 e percentagem de acerto de 87,9). Já os rivais estão distantes (9023 e 82,7% de sucesso).
Igualmente nesta vertente, o líder da Liga Bwin também tem vantagem no parâmetro dos passes para o terço final (1750), e os nortenhos chegam à partida da Luz com 1103, uma diferença significativa.
Num olhar para o sector mais recuado dos dois coletivos, constata-se que o Benfica tem a defesa menos batida da competição (13 golos) e é a equipa que menos remates consente (152). Por seu lado, o Vitória SC tem 24 tentos consentidos (sexta melhor equipa) e cota-se como a quinta formação que menos disparos à baliza permite (253).
Os encarnados são a equipa com melhor registo no que respeita ao número de duelos defensivos ganhos (64,4% de êxito nos 1726 confrontos). Os minhotos não estão longe: 61,2% de acerto em 1632. Se os encarnados têm 303 faltas cometidas, formação menos faltosa da Liga, o Vitória surge no polo oposto, com 358 (16.º conjunto mais faltoso).
Na última jornada, em que o Vitória foi derrotado em casa pelo Arouca (0-2), Moreno apresentou uma formação disposta em 3x4x3 com o seguinte onze: Rafa Oliveira, André Amaro, Ibrahima Bamba, Mikel Villanueva, Miguel Maga, Tiago Silva, Dani Silva, Afonso Freitas, Jota Silva, Safira e André Silva.
Do lado do Benfica, Aursnes não poderá ser incluído nas opções de Roger Schmidt. O médio viu o quinto cartão amarelo na prova, diante do Marítimo, e cumprirá um jogo de castigo.
Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: SL Benfica e Vitória SC
Última atualização: 21 de março de 2024