Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador do Benfica projetou a receção aos vimaranenses na 25.ª jornada da Liga Bwin, antecipando também o regresso de Rafa ao leque de opções para o jogo deste sábado no Estádio da Luz.
17 março 2023, 15h10
Roger Schmidt
"Vai ser um jogo muito complicado", antecipou o técnico, olhando para a partida da 25.ª jornada. "É um adversário que concede poucas oportunidades e sofre poucos golos", explicou, vincando a necessidade de uma "exibição de topo" para conquistar os três pontos.
Roger Schmidt adiantou que Rafa está de regresso às opções, e, perante a ausência de Aursnes (castigado), salientou a influência do norueguês, mas garantiu "um onze forte" na partida deste sábado.
Quanto ao desfecho do sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões, que também se realizou nesta sexta-feira, o treinador caracterizou o Inter como "uma equipa com muita qualidade individual e experiência", mas o foco, para já, está no Vitória de Guimarães.
"Precisamos de uma exibição de topo. Temos uma motivação muito grande para fazer um grande desafio"
Roger Schmidt
Como é que o Benfica vai encarar o Vitória de Guimarães? Quais são as suas expectativas?
Vai ser um jogo muito difícil, já o sabemos, até pelo encontro da primeira volta, que foi complicado e que terminou empatado [0-0]. Eles têm estado bem na temporada e são um oponente muito agressivo, que defende bem, à frente da grande área. Não concedem muitas oportunidades e apenas sofreram 24 golos em 24 jogos. Temos de estar prontos. É um desafio no nosso Estádio, antes da paragem para os compromissos das seleções, e temos uma motivação muito grande para fazer um grande desafio e para conquistar os três pontos. É o nosso grande objetivo. Precisamos de uma exibição de topo.
O Vitória foi a primeira equipa que o Benfica não venceu nesta temporada. O que é que será necessário fazer de diferente, agora, para ganhar?
Não marcámos no primeiro jogo, mas o adversário também foi importante. Tal como disse no início, não foi apenas contra nós, foi assim em outros jogos também. Eles já demonstraram defender muito bem, na grande área, à frente da grande área, com cinco defesas, com três atacantes que também recuam... Têm sempre muita gente atrás da linha da bola. Muitas vezes enfrentamos estas situações, seja a nível nacional ou internacional, em que temos de jogar frente a uma linha de cinco defesas, como na semana passada diante do Marítimo. Sabemos que precisamos de paciência, mas, nas últimas semanas, também demonstrámos que, mesmo frente a defesas boas, conseguimos encontrar soluções, criar oportunidades, fazer boas combinações para chegar à grande área. É sempre esse o desafio, com pouco espaço, encontrar o jogador certo para finalizar. É esse o desafio para amanhã [sábado]. Temos também a motivação para nos organizarmos. Temos de fazer sempre gegenpressing, não podemos estar desorganizados para sofrer contra-ataques. Isto é algo que temos estado a tentar desenvolver, falamos sempre muito sobre isso, estamos a evoluir, e amanhã [sábado] é a próxima oportunidade para demonstrar que conseguimos também um bom desempenho contra o Vitória.
"Estamos a evoluir, e amanhã [sábado] é a próxima oportunidade para demonstrar que conseguimos também um bom desempenho contra o Vitória"
Rafa está disponível para este desafio com o Vitória?
O Rafa já treinou connosco e está de regresso. Não está a 100 por cento, teve uma gripe forte por alguns dias, mas estás nas escolhas para o encontro com o Vitória. Estamos felizes por isso.
Ficou surpreendido com a ausência de Florentino da convocatória do selecionador nacional, Roberto Martínez?
Aconteceu com o Florentino e é o mesmo com Grimaldo [Espanha]. Temos jogadores que, na minha opinião, são merecedores de serem convocados para as respetivas seleções, mas temos sempre de respeitar as escolhas dos selecionadores nacionais. Têm muitas opções e têm de encontrar a melhor abordagem e o equilíbrio certo para as suas equipas. O Florentino está muito bem, é ainda um jogador muito novo, e penso que no futuro, se continuar a este nível, vai evoluir, ganhar experiência e será uma solução para Portugal.
O Benfica vai defrontar o Inter nos quartos de final da Liga dos Campeões. Está satisfeito com o resultado do sorteio e também com o facto de só na final poder encontrar Real Madrid, Bayern ou Manchester City?
Isso está resolvido, já sabemos quem é o nosso adversário. Vamos jogar contra uma grande equipa. O Inter de Milão é uma equipa com muita qualidade individual e muita experiência. Sei que, nestes jogos da Liga dos Campeões a eliminar, todos os jogadores vão dar o seu melhor. Podemos esperar jogos muito difíceis, e nós vamos dar também o nosso melhor, tal como fazemos sempre, seja no Campeonato, seja em jogos internacionais. Jogamos a um nível muito elevado, e é por isso que ainda estamos na Liga dos Campeões. É o nosso próximo passo, acreditamos em nós, vamos jogar o nosso futebol e esperamos ter uma oportunidade para passar às meias-finais.
"Sabemos o quanto é preciso trabalhar para chegar à posição onde estamos e não mudamos a nossa abordagem"
Passando os quartos de final da Liga dos Campeões, o Benfica defrontará AC Milan ou Nápoles nas meias-finais. Em face do resultado do sorteio, a via para chegar eventualmente à final estará mais fácil?
Penso que já respondi a isso: é claro que não! Não quero olhar muito para a frente, o importante, agora, é o jogo com o Vitória. Em abril teremos os jogos dos quartos de final da Champions, serão muito difíceis, mas, para já, eu e os jogadores estamos inteiramente concentrados no Vitória, e depois vem o Rio Ave, o FC Porto... Haveremos de jogar para a Liga dos Campeões, mas, para já, mantemos a nossa humildade, sabemos o quanto é preciso trabalhar para chegar à posição onde estamos e não mudamos a nossa abordagem. Vamos enfrentar agora o Vitória, que é um grande adversário.
Texto: João André Silva e Nuno Machado
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024