Futebol

21 março 2023, 14h00

Grimaldo

Grimaldo

ENTREVISTA

A liderança isolada na Liga Bwin e a presença nos quartos de final da Liga dos Campeões entusiasmam a "onda benfiquista" que cresce diariamente, mas Grimaldo deixa claro que é necessário "ter os pés assentes na terra". Em entrevista à UEFA disponível no BPlay, o lateral-esquerdo aborda as ambições coletivas e os segredos por detrás dos desempenhos.

Cinco golos e 11 assistências em 43 jogos disputados são o pecúlio já registado em 2022/23, naquela que é a 8.ª temporada de Grimaldo de águia ao peito. O lateral-esquerdo, que soma até então 292 jogos pelo Benfica, foca-se principalmente nos objetivos coletivos que as águias têm presentes até ao final da temporada, concretamente na Liga Bwin e Liga dos Campeões, dando nota da simbiose coletiva existente e do caminho evolutivo que tem feito ao longo da carreira.

Grimaldo

A ONDA BENFIQUISTA

"É claro que agora se formou uma onda. Uma onda benfiquista gigante. Nota-se no ambiente. É como se entrássemos no campo já a ganhar. Sabemos que o nosso objetivo é o Campeonato, mas também sabemos que temos uma equipa forte, que a equipa técnica e o plantel que temos neste ano têm de ser aproveitados, e sabemos que na Liga dos Campeões somos um adversário que já alcançou os quartos de final. É uma conquista grande, porque estamos entre as oito melhores equipas da Europa, mas, como já disse, temos ambição, vamos passo a passo, mas pronto, vamos deixar o tema por aqui e ver o que irá acontecer."

CONSCIENTES E ENTRE OS OITO MELHORES DA EUROPA

"Temos de ter os pés assentes na terra. Sabemos que as equipas que aqui chegaram são das melhores do mundo, e vai ser complicado, mas estamos aqui entre os oito primeiros da Europa. Estamos aqui para lutar, e, passo a passo, tentaremos passar às fases seguintes."

Grimaldo

"O nosso objetivo é o Campeonato, mas também sabemos que temos uma equipa forte, que a equipa técnica e o plantel que temos neste ano têm de ser aproveitados"

Grimaldo

CONHECIMENTO COMUM E EVOLUÇÃO CONSTANTE

"Afinal de contas, já nos conhecemos há muitos anos. Quando jogamos, conhecemo-nos bem dentro de campo e sabemos as movimentações que cada um irá fazer, isso é uma ajuda. Ao fim e ao cabo, no meu estilo de jogo, sou lateral, jogo numa defesa a quatro, trabalhei muito a nível defensivo, sinto-me muito bem defensivamente, mas é evidente que o meu ponto forte sempre foi dar assistências e marcar golos. Trabalhei muito no último passe, como se tem visto nos últimos anos, e é preciso continuar a trabalhar e a melhorar, para continuar a evoluir como jogador."

REMATAR, FALHAR E... O JEITO GANHO NOS LIVRES

"Quando jogas de três em três dias, é difícil treinar esse aspeto durante vários dias, mas, pelo menos antes de cada jogo, tento sempre praticar, e a verdade é que isso vem desde há muitos anos, já o fazia muitas vezes nos treinos. Rematava, falhava, rematava, falhava... Até que comecei a ganhar-lhe o jeito, e fui melhorando. Esse trabalho deu frutos, e nesta época tive a oportunidade de marcar quatro livres diretos. Esperemos que venham a ser mais."

Grimaldo

"No meu estilo de jogo, sou lateral, jogo numa defesa a quatro, trabalhei muito a nível defensivo, sinto-me muito bem defensivamente, mas é evidente que o meu ponto forte sempre foi dar assistências e marcar golos"

GOLO MARCANTE FRENTE AO MACCABI HAIFA

"É um dos melhores [golos]. Marcar esse golo num palco como a Liga dos Campeões fez com que se tornasse, possivelmente, um dos melhores da minha carreira. Mas há outros golos de boa memória para mim, e creio que estaria a disputar o top 3."

OLHOS POSTOS NOS EXTREMOS E NOS GUARDA-REDES

"Analisamos sempre os jogadores adversários, o guarda-redes também, e estamos sempre atentos às reações e às características, e tudo isso contribui. Não é que olhemos para todos os aspetos de forma perfeita, mas, por exemplo, eu analiso sempre o extremo com mais cuidado, antes da partida, foco-me na forma como joga, nas suas capacidades. Mas, ainda assim, olho sempre para o guarda-redes adversário, seja para os remates de fora da área, seja para os livres diretos. Porque tudo ajuda."

Grimaldo

"Na Liga dos Campeões somos um adversário que já alcançou os quartos de final. É uma conquista grande, porque estamos entre as oito melhores equipas da Europa, mas, como já disse, temos ambição, vamos passo a passo"

A "CIÊNCIA" DO GOLO NA LUZ AO MACCABI HAIFA

"Nessa jogada, na verdade, o meu colega teve a oportunidade de me dar uma linha de passe, o que me deu espaço para decidir entre passar ou rematar. Nesse caso, optei por rematar, e é um pontapé que venho treinando há vários anos. Apareceu o espaço e a oportunidade para fazê-lo, e saiu tudo bem. Há muitos anos que treino os remates de fora da área e, quando tenho espaço, gosto de tentar a minha sorte. Graças ao João Mário, que neste caso estava desmarcado... Fiquei com a oportunidade de rematar porque me deu espaço, e por isso decidi chutar."

COMO TUDO COMEÇOU...

"Muitos anos! Não sei, penso que teria uns 13, 14 anos quando comecei a praticar esta forma de chutar, que é um pouco diferente, porque é uma parábola. Quando tinha 14 anos comecei a fazer isto, e continuo até ao dia de hoje."

Grimaldo

UMA PARÁBOLA "SIMPLES"

"Normalmente, sim, sei que é mais fácil rematar ao segundo poste, para fazer essa parábola é mais simples. Mas, naquele momento, a posição do corpo e da bola fizeram com que tivesse de rematar ao primeiro poste, e executei a parábola naquela direção [frente ao Maccabi Haifa no Estádio da Luz]. É mais fácil ao segundo poste, como já disse, pela posição do corpo, da bola, e pela direção da parábola, é mais fácil executá-la numa diagonal. Mas nessa situação, devido à posição do meu corpo, tive a necessidade de apontar ao primeiro poste, e foi por isso que decidi rematar naquela direção."

UMA GRANDE DEFESA OU... GOLO À VISTA

"Bom, é um método peculiar, não? Não é a mais fácil, mas, como disse, levo muitos anos a treinar. É um gesto com a parte interior do pé, em que dás um efeito à bola para que... É difícil explicar como se faz, mas é um remate com o interior do pé, quando levantas a perna, travas um pouco, assim que tocas na bola, travas. É um movimento que faz com que a bola desça no último momento. Assim que a bola sai, se já souberes a melhor forma de chutar, sabes que saindo bem, ou o guarda-redes faz uma grande defesa, ou a probabilidade de fazer golo é alta."

Grimaldo

DEDICATÓRIA ESPECIAL COM VÍDEOS GUARDADOS

"Há alguns meses que tinha sabido que iria ser pai, e era um golo que queria marcar
para dedicar à minha filha. Ela já tem três meses, mas foi um golo para ela e para a minha esposa. Claro, é uma coisa que lhe irei explicar, tenho as fotos e os vídeos guardados porque foi um golo para ela. Além de que foi num palco incrível, em casa, com 60 mil adeptos, na Liga dos Campeões, poder dedicar o golo à minha filha... Vou lembrar-me sempre disso."

OUTRO GOLAÇO DE TOP...

"Houve um golo que marquei contra o Dínamo Zagreb, na Liga Europa, também no Estádio da Luz, bastante parecido com este, uma parábola, mas naquele caso ao segundo poste, que também estaria, creio eu, na luta pelo top."

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas