Voleibol

26 março 2023, 20h30

Benfica-Leixões

Estamos na final!

RESUMO DO JOGO

A equipa masculina de voleibol carimbou presença na final do Campeonato Nacional, ao vencer o Leixões, por 3-0, no jogo 3 da meia-final da prova. As águias resolveram o play-off, à melhor de cinco jogos, em três (1-3, 3-0 e 3-0).

A uma vitória de seguir para a final, o Benfica viveu um primeiro set de grande intensidade e equilíbrio, com ambas as equipas a lutarem pelo triunfo ponto a ponto. O mesmo só foi decidido nas vantagens, quando as águias conquistaram o 32.º ponto, após vários sets point perdidos e 35 minutos de jogo (32-30).

O segundo set manteve a toada do primeiro, mas já com a equipa orientada por Marcel Matz a obter um ligeiro ascendente, principalmente na parte final, altura em que as águias dispararam na frente do marcador, e só pararam quando o Pavilhão n.º 2 da Luz festejou o 25.º ponto, que marcava o fim do set (também já nas vantagens), com o triunfo do Benfica (28-26).

Benfica-Leixões

No set que poderia ser (e foi) o de todas as decisões, os encarnados, que fizeram uma exibição em crescendo, não deram grandes hipóteses à formação de Matosinhos. Após ganhar uma vantagem considerável (seis pontos de avanço), o Benfica foi jogando com o marcador, até que Peter Wohlfahrtstätter fechou o set, o jogo e a meia-final com um belo ponto (25-20).  

Benfica-Leixões

À imagem do que tinha acontecido no dia de ontem, sábado, Hugo Gaspar foi o marcador de serviço, ao assinar 17 pontos. Japa foi o segundo, com 13.

O adversário do Benfica ainda não é conhecido, e sairá do embate entre Sporting e Fonte do Bastardo. Neste momento, a eliminatória regista uma vitória para cada lado.

Benfica-Leixões

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (Treinador do Benfica): "O Leixões veio aqui para tentar levar o quarto jogo para casa. Causaram dificuldades e jogaram bem. Era a última oportunidade que tinham. Tentámos, em todos os momentos, trabalhar contra um sistema que é bem montado. Parabéns pela temporada que fizeram, mas chegámos fortes para tentar sermos campeões, mais uma vez. Temos sempre o carinho dos adeptos, que gostam desta equipa de voleibol, com valores que se identificam com os valores do Benfica."

Ivo Casas (líbero do Benfica): "O jogo de hoje [domingo] reflete mais o valor do Leixões. Mas nós também estivemos bem, nos momentos decisivos a experiência e a cabeça fria vieram um bocadinho ao de cima. Conseguimos ter a calma de fechar o set sem loucuras, sem cometer erros não forçados. É sempre melhor ganhar e ganhar rápido."

Benfica-Leixões
3-0
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Rapha, Peter Wohlfahrtstätter, Hugo Gaspar, Tiago Violas, Japa, Thales Falcão e Ivo Casas (L)
Suplentes
 André Lopes, Bernardo Westermann, Pablo Natan, Aaro Nikula, Lucas França, Arthur Puron e Bernardo Silva (L)
Formação inicial do Leixões
Dinis Alves, José Belo, Marcus Borlini, Sebastião Alves, Miguel Sinfrónio, Francisco Pombeiro e Miguel Peixoto (L)
Suplentes
Gustavo Sá, João Carriço, Nuno Teixeira, Rodrigo Costa, André Pereira, Francisco Mendes e Miguel Azenha (L)
1.º set 2.º set 3.º set
32-30 28-26 25-20

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Voleibol