Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica superou o Rio Ave (0-1), em encontro da 26.ª jornada da Liga Bwin, antes do clássico com o FC Porto na próxima ronda.
02 abril 2023, 22h38
Gonçalo Ramos marcou o único golo do encontro
Sem Florentino no onze inicial e com a dupla de médios no centro do terreno a ser formada por Aursnes e Chiquinho, o Benfica começou por se mostrar perigoso numa transição rápida conduzida por Rafa, aos 5', e que o próprio viu ser anulada por um defensor quando tinha João Mário a seu lado, sem marcação para dar um desfecho distinto ao mesmo.
O Rio Ave respondeu com um remate de Boateng à figura de Odysseas, aos 6'. No minuto seguinte foi Gonçalo Ramos, após um excelente trabalho individual na área, a rematar à malha lateral.
O avançado do Benfica voltou a exibir-se aos 17', quando respondeu ao primeiro poste ao cruzamento de Neres na esquerda, desviando a bola para as mãos do guarda-redes Jhonatan.
Sempre que ultrapassavam a primeira linha de pressão dos homens da casa, no setor intermediário, os comandados de Roger Schmidt criavam dificuldades, e o lance fabricado aos 22' foi um bom exemplo disso mesmo.
Excelente jogada ofensiva dos encarnados, pela esquerda, com Grimaldo a sair pelo corredor e a dar origem a uma movimentação concluída na área contrária por Bah, que disparou contra o corpo de um defensor do Rio Ave, com o guarda-redes contrário batido.
Nem sempre as águias definiram como pretendiam no momento do último passe e isso viu-se aos 27', quando Gonçalo Ramos encontrou Patrick William na direção da bola, com este último a impedir que João Mário ficasse isolado.
Rafa, no minuto seguinte, rematou por cima, e, em resposta, aos 31' Patrick William cabeceou a bola para o poste da baliza de Odysseas, sobrando esta para André Pereira, que, em posição irregular, colocou-a no fundo da baliza à guarda do internacional grego. Lance imediatamente invalidado pela equipa de arbitragem.
Até ao intervalo o Benfica ainda teve mais três possibilidades de golo, primeiro por Neres, aos 38', com um remate rasteiro ao lado, depois, aos 39', foi Rafa a disparar por cima, e, aos 41', coube a Gonçalo Ramos finalizar, na área, contra um defesa contrário, quando tinha Neres a cortar pelas costas no lado esquerdo da área.
Filme do jogo
A segunda parte não poderia ter começado de melhor forma para o Benfica. Aos 46', João Mário furou pela direita, ultrapassou Patrick William, cruzou atrasado para a entrada da pequena área, onde Gonçalo Ramos, após um ressalto de bola em Aderllan Santos, disparou forte e colocado para o 0-1, provocando o delírio entre os Benfiquistas! Foi o 17.º golo do avançado na Liga Bwin, partilhando a liderança dos melhores marcadores com João Mário, e o 25.º na presente temporada!
O Rio Ave reagiu aos 53' com duas finalizações, por Boateng e Guga, ambas com a bola a sair fácil para Odysseas.
Aos 61' minutos coube a Otamendi cabecear para a defesa de Jhonatan, e aos 66' uma saída fora de tempo do guardião brasileiro perante João Mário podia ter sido determinante para o desfecho do jogo, mas o internacional português optou pelo cruzamento, que não teve a melhor direção.
A partir de então o Benfica procurou gerir o jogo. Roger Schmidt colocou Florentino e Musa nos lugares de Neres e Gonçalo Ramos aos 71', e, no minuto seguinte, Rafa escapou aos defesas contrários, mas a bola rematada perante a pressão de Aderllan Santos saiu por cima da baliza.
A melhor oportunidade de golo do Rio Ave surgiu aos 74', quando Costinha, na zona do segundo poste, assistiu Boateng e este atirou a bola por cima da barra.
Tengstedt entrou aos 80' no lugar de Rafa e, logo a seguir, aos 81', rematou para defesa de Jhonatan. Até ao final do duelo coube à formação da casa criar um momento de relativo perigo, quando Hernâni, aos 90'+4', rematou da esquerda, ao primeiro poste, para defesa apertada de Odysseas.
Os encarnados cumpriram o 6.º jogo consecutivo fora de casa sem sofrer golos no Campeonato.
O Benfica averbou assim mais um triunfo, somou a 10.ª vitória seguida na competição, liderando a Liga Bwin com 71 pontos. Na próxima jornada, a 27.ª, as águias vão receber o FC Porto, em encontro agendado para sexta-feira, 7 de abril, às 18h00, no Estádio da Luz.
02 abril 2023
As imagens do Rio Ave-Benfica
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024