Futebol

05 abril 2023, 18h01

Benfica tem o melhor ataque da Liga Bwin

Taremi, Fábio Cardoso e Toni Martínez

O Estádio da Luz recebe o clássico entre Benfica e FC Porto nesta sexta-feira, 7 de abril, às 18h00. O jogo é válido para a 27.ª jornada da Liga Bwin.

Com 71 pontos e vinda de 10 vitórias consecutivas na Liga Bwin, a equipa comandada por Roger Schmidt lidera o Campeonato com 10 pontos de vantagem sobre o mais direto perseguidor e próximo adversário. Donos do melhor ataque (67 golos marcados) e da melhor defesa (14 sofridos), os encarnados vão enfrentar a equipa da Liga Bwin que mais se aproxima destes números: os azuis e brancos chegam ao clássico com 56 remates certeiros e 17 tentos consentidos.

Benfica-Vitória SC

Nesta temporada, no conforto da sua Catedral, o Benfica não tem facilitado a vida aos adversários e soma 12 vitórias e apenas um empate, em 13 jogos. Já o FC Porto tem tido um desempenho mais irregular fora de portas, com oito vitórias, quatro empates e uma derrota em partidas como visitante, na Liga Bwin.

Os indicadores estatísticos também ajudam a ilustrar o domínio das águias no Campeonato. De acordo com dados da plataforma Wyscout, o Benfica tem melhores números que o próximo adversário na posse de bola (62,8%), na taxa de sucesso de cruzamentos (38,6%), nos toques no interior da área (692) e nos remates (414), por exemplo.

Dentro deste último tópico, os encarnados também se superiorizam nos tiros direcionados à baliza (41,1%), nos cabeceamentos (72) e nas tentativas de fora da área (157), onde o FC Porto (131) ocupa o 11.º lugar entre as 18 equipas da Liga e tem apenas três golos marcados desta forma (só Rio Ave e Estoril têm menos).

A nível defensivo, o líder Benfica consente menos remates (168) que os portistas (228) e tem a melhor taxa de sucesso de duelos defensivos ganhos na Liga Bwin: 64% contra os 55,7% do próximo adversário.

Benfica-Vitória SC

Autor de 17 remates certeiros e cinco assistências, João Mário é o jogador da competição com maior participação em golos e partilha com o colega Gonçalo Ramos a liderança da lista dos melhores marcadores. Do lado dos portistas, Taremi, com 13 golos e cinco assistências, é o jogador em destaque. Por sua vez, Grimaldo é o jogador que, no Campeonato, mais vezes (8) serviu os colegas antes de estes batizarem as redes.

Ainda a nível individual, Otamendi é quem mais passes faz na Liga (1698), e o primeiro jogador do FC Porto neste ranking – Uribe – ainda surge atrás de Florentino, Grimaldo e António Silva. O médio português é o jogador que mais passes para o terço final efetua (275) no Campeonato, enquanto o lateral espanhol lidera no capítulo dos passes decisivos (31). Do lado do adversário, Otávio e Diogo Costa estão em primeiro lugar nos passes inteligentes e nos longos, respetivamente.

Benfica-Vitória SC

No triunfo do Benfica em Vila do Conde (0-1), Roger Schmidt apostou num onze formado por Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Aursnes, Chiquinho, João Mário, David Neres, Rafa e Gonçalo Ramos.

Por sua vez, Sérgio Conceição lançou Cláudio Ramos, Manafá, Fábio Cardoso, Marcano, Wendell, Uribe, Otávio, Pepê, Galeno, Taremi e Toni Martínez na vitória caseira (1-0) sobre o Portimonense, jogo no qual não contou com os habituais titulares Diogo Costa, Pepe e Zaidu por lesão.

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Liga Portugal
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas