Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Líder do Campeonato recebe o 2.º classificado nesta sexta-feira, 7 de abril, às 18h00.
05 abril 2023, 18h01
Benfica tem o melhor ataque da Liga Bwin
Taremi, Fábio Cardoso e Toni Martínez
Com 71 pontos e vinda de 10 vitórias consecutivas na Liga Bwin, a equipa comandada por Roger Schmidt lidera o Campeonato com 10 pontos de vantagem sobre o mais direto perseguidor e próximo adversário. Donos do melhor ataque (67 golos marcados) e da melhor defesa (14 sofridos), os encarnados vão enfrentar a equipa da Liga Bwin que mais se aproxima destes números: os azuis e brancos chegam ao clássico com 56 remates certeiros e 17 tentos consentidos.
Nesta temporada, no conforto da sua Catedral, o Benfica não tem facilitado a vida aos adversários e soma 12 vitórias e apenas um empate, em 13 jogos. Já o FC Porto tem tido um desempenho mais irregular fora de portas, com oito vitórias, quatro empates e uma derrota em partidas como visitante, na Liga Bwin.
Os indicadores estatísticos também ajudam a ilustrar o domínio das águias no Campeonato. De acordo com dados da plataforma Wyscout, o Benfica tem melhores números que o próximo adversário na posse de bola (62,8%), na taxa de sucesso de cruzamentos (38,6%), nos toques no interior da área (692) e nos remates (414), por exemplo.
Dentro deste último tópico, os encarnados também se superiorizam nos tiros direcionados à baliza (41,1%), nos cabeceamentos (72) e nas tentativas de fora da área (157), onde o FC Porto (131) ocupa o 11.º lugar entre as 18 equipas da Liga e tem apenas três golos marcados desta forma (só Rio Ave e Estoril têm menos).
A nível defensivo, o líder Benfica consente menos remates (168) que os portistas (228) e tem a melhor taxa de sucesso de duelos defensivos ganhos na Liga Bwin: 64% contra os 55,7% do próximo adversário.
Autor de 17 remates certeiros e cinco assistências, João Mário é o jogador da competição com maior participação em golos e partilha com o colega Gonçalo Ramos a liderança da lista dos melhores marcadores. Do lado dos portistas, Taremi, com 13 golos e cinco assistências, é o jogador em destaque. Por sua vez, Grimaldo é o jogador que, no Campeonato, mais vezes (8) serviu os colegas antes de estes batizarem as redes.
Ainda a nível individual, Otamendi é quem mais passes faz na Liga (1698), e o primeiro jogador do FC Porto neste ranking – Uribe – ainda surge atrás de Florentino, Grimaldo e António Silva. O médio português é o jogador que mais passes para o terço final efetua (275) no Campeonato, enquanto o lateral espanhol lidera no capítulo dos passes decisivos (31). Do lado do adversário, Otávio e Diogo Costa estão em primeiro lugar nos passes inteligentes e nos longos, respetivamente.
No triunfo do Benfica em Vila do Conde (0-1), Roger Schmidt apostou num onze formado por Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Aursnes, Chiquinho, João Mário, David Neres, Rafa e Gonçalo Ramos.
Por sua vez, Sérgio Conceição lançou Cláudio Ramos, Manafá, Fábio Cardoso, Marcano, Wendell, Uribe, Otávio, Pepê, Galeno, Taremi e Toni Martínez na vitória caseira (1-0) sobre o Portimonense, jogo no qual não contou com os habituais titulares Diogo Costa, Pepe e Zaidu por lesão.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Liga Portugal
Última atualização: 21 de março de 2024