Futebol

06 abril 2023, 14h43

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Foco total na equipa e no que esta tem planeado para o encontro foi o que o treinador Roger Schmidt fez questão de sublinhar na antevisão ao jogo com o FC Porto na 27.ª jornada da Liga Bwin, uma partida agendada para as 18h00 de sexta-feira, 7 de abril, no Estádio da Luz.

O técnico do Benfica espera "um grande jogo" na Catedral e revelou que o grupo de trabalho "está muito confiante" para o desafio frente a "um adversário muito bom".

Roger Schmidt recusou ainda qualquer tipo de favoritismo para o clássico, em resposta a uma pergunta que teve por base a vantagem de 10 pontos sobre o 2.º classificado na Liga Bwin.

O treinador das águias deixou, no entanto, a garantia: "Estamos todos desejosos de jogar, claro que tentaremos dar o nosso melhor para realizar um grande jogo e vencer."

O que espera deste jogo? Como está a equipa?

Espero um grande jogo. É um jogo entre o 1.º e o 2.º classificados, relativo à 27.ª jornada, um jogo grande entre duas equipas de topo, com muita qualidade. Estamos todos desejosos de jogar, claro que tentaremos dar o nosso melhor para realizar um grande jogo e vencer. Tivemos uma semana muito boa. Entre os jogadores houve um misto de concentração e felicidade. Sabemos que teremos pela frente um adversário muito bom, mas estamos muito confiantes. Já jogámos muitos jogos deste género no nosso Estádio e estamos completamente focados no que devemos fazer em campo.

Roger Schmidt

"Sabemos que teremos pela frente um adversário muito bom, mas estamos muito confiantes. Já jogámos muitos jogos deste género no nosso Estádio e estamos completamente focados no que devemos fazer em campo"

Roger Schmidt

Pensa que o Benfica é favorito para este jogo? O FC Porto está mais pressionado devido à diferença pontual na classificação da Liga Bwin?

Já respondei algumas vezes sobre a questão do favoritismo. Não interessa quem é favorito ou não. Não é minha obrigação anunciar quem é, ou não, favorito. Estamos completamente focados no nosso plano de jogo, no que queremos fazer dentro de campo. Claro que a situação na Liga é muito clara. Temos 10 pontos a mais na classificação e vamos para a 27.ª jornada, jogamos em casa contra o FC Porto. Claro que não podemos ignorar que é um jogo importante para os dois lados. Tanto nós como o FC Porto, temos uma grande oportunidade amanhã [sexta-feira, 7 de abril]. Temos de esperar pelos 90 minutos, depois teremos uma situação diferente.

Roger Schmidt

Este é um jogo especial para os adeptos. Para si, é o jogo mais importante no Benfica?

É claro que é um jogo muito importante, mas, para mim, não é o jogo mais importante. O jogo mais importante é sempre o próximo, e o jogo de amanhã [sexta-feira] é o mais importante porque é o próximo. Isso é muito claro. Já disputámos grandes jogos nesta temporada, desde a qualificação para a Liga dos Campeões, tivemos aí muita pressão, e agora temos mais uma grande oportunidade, é assim que eu vejo as coisas. Para os adeptos, o Benfica-FC Porto é um grande jogo; para mim, enquanto treinador, a minha tarefa é preparar os jogadores e podermos aproveitar esta dinâmica. Só temos de jogar no nosso máximo, é nisso que estamos concentrados, sobretudo eu, enquanto treinador, tenho de estar muito concentrado nisso.

Roger Schmidt

"Temos de estar preparados, respeitar o adversário, todo o comportamento tático, mas, sobretudo, temos de acreditar em nós, estar muito concentrados no que fazemos. Tem sido essa a chave ao longo da temporada, tentamos sempre jogar o nosso jogo"

Em caso de triunfo do Benfica, considera que o título nacional ficará entregue?

Já sabem a minha resposta. Claro que não. Estamos na 27.ª jornada e temos 10 pontos de avanço. Se vencermos, a probabilidade de sermos campeões será maior do que se não vencermos. Trata-se de um jogo importante, mas, enquanto não formos campeões, não me sentirei campeão.

Lanço-lhe um desafio: se pudesse aproveitar uma das forças do FC Porto, qual seria?

Não vou falar de uma coisa isolada. O FC Porto é uma equipa muito boa, com muita qualidade individual, com um treinador muito experiente, que já venceu muitos jogos nos últimos anos. Temos de ver o panorama geral, estar preparados para uma equipa muito concentrada e que fará tudo para disputar um bom jogo. Conhecemo-los bem, conhecemos as suas forças no ataque, sabemos como jogam, como defendem... Não precisamos de nos concentrar numa força concreta, temos é de estar preparados, respeitar o adversário, todo o comportamento tático, mas, sobretudo, temos de acreditar em nós, temos de estar muito concentrados no que fazemos. Tem sido essa a chave ao longo da temporada, tentamos sempre jogar o nosso jogo. Há sempre ajustes a fazer em relação ao adversário, mas vamos jogar à Benfica.

Texto: João Sanches, Paulo Nunes Teixeira e Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas