Basquetebol Feminino

09 abril 2023, 13h36

Benfica-Imortal

Marta Martins apontou 17 pontos

RESUMO DO JOGO

A equipa feminina de basquetebol do Benfica derrotou o Imortal, por 61-56, nesta manhã de domingo de Páscoa, 9 de abril, no Pavilhão Fidelidade, no jogo 3 dos quartos de final do play-off da Liga Betclic. Este resultado leva as águias às meias-finais do Campeonato Nacional. Marta Martins assinou 17 pontos e foi a mais concretizadora.  

O triunfo do Benfica no jogo 2 dos quartos de final fez com águias e Imortal se voltassem a encontrar, para um jogo que era como uma final. Mesmo com o primeiro lançamento certeiro a pertencer à equipa algarvia, a reação imediata encarnada não deixou que as adversárias fugissem no marcador. Tanto assim foi que, ao intervalo, a formação orientada por Eugénio Rodrigues já se encontrava na frente (18-17). 
Benfica-Imortal

Se no primeiro período já tinha transparecido uma ligeira superioridade do Benfica, o segundo confirmou-a na sua totalidade. Uma vantagem no marcador de 11 pontos (19-8) deixava a qualificação para as meia-finais do Campeonato muito bem encaminhada (37-25).

O terceiro período foi aquele em que se verificaram menos pontos (9-7), ainda assim, as águias conseguiram distanciar-se mais no marcador, com 14 pontos de vantagem (46-32).

Contudo, a excelente réplica dada pelo Imortal no quarto e último período, que lhe valeu a sua única vitória no parcial (15-24), deixou ainda tudo em aberto até aos últimos segundos, mas o Benfica não deixou de carimbar o bilhete para as meias-finais do play-off da Liga Betclic, vencendo por 61-56. As campeãs nacionais têm agora pela frente a equipa do Esgueira Aveiro, que afastou o Quinta dos Lombos. 
Benfica-Imortal

Declarações 

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "O Imortal acabou por ser um digníssimo vencido, que dificultou imenso a eliminatória. Não se rendeu. A particularidade de jogos a eliminar é que as equipas nunca se rendem, porque daqui para a frente não há mais nada. Não creio que nos tenhamos eludido com a vantagem de 14/15 pontos, que tivemos ali a 5/6 minutos do final, creio é que foi muito mérito do Imortal, que não se rendeu, foi à procura de boas soluções – que as tem – e que nos criou dificuldades."

Marta Martins (base): "Tínhamos o nome do Benfica a defender. Hoje [domingo, 9 de abril] foi um jogo muito mais complicado, mas sabíamos que era o jogo 3, o de tudo ou nada para as duas equipas. O Imortal teve uma boa reação, principalmente no último quarto, em que o jogo ficou taco a taco. Têm jogadoras com muita experiência, que já andam aqui há muitos anos, e com muita qualidade, acima de tudo."

Benfica-Imortal
61-56
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Joana Soeiro, Dragana Zubac, Carolina Rodrigues, Courtney Warley e Raphaella Monteiro
Suplentes
Marta Martins, Diana Baptista, Catarina Frederico, Carolina Cruz, Maria do Carmo Cruz, Carolina Duarte e Joana Alves
Cinco inicial do Imortal
Sofia Queiroz, Márcia Carvalho, Monique Pereira, Rosinha Rosário e Victoria Reynolds
Suplentes
Mafalda Pompeu, Gabriela Batista, Letícia Lisboa, Érica Baptista e Telma Fernandes
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
18-17 37-25 46-32 61-56
Pontuadoras do Benfica
Marta Martins (17), Raphaella Monteiro (16), Carolina Rodrigues (12), Carolina Duarte (8), Dragana Zubac (5), Courtney Warley (2) e Joana Soeiro (1)

Texto: João André Silva
Fotos:  João Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol