Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Benfica foi derrotado em casa pelo Inter, por 0-2, na 1.ª mão da eliminatória de acesso às meias-finais da Liga dos Campeões.
12 abril 2023, 00h04
Gilberto tenta ultrapassar Dimarco e Mkhitaryan
Gilberto e Morato foram os eleitos de Roger Schmidt para os lugares de Bah (lesionado) e Otamendi (suspenso por acumulação de amarelos) num onze inicial que se apresentou perante um Estádio cheio, com os Benfiquistas a dizerem, uma vez mais, "presente" no apoio à equipa.
Perante o recuo estratégico dos italianos, o Benfica circulou a bola com segurança e paciência nos primeiros minutos, sem conseguir, contudo, abrir brechas na muralha nerazzurra.
Com o desenrolar dos minutos, o adversário começou a recuperar bolas em terrenos mais adiantados e criou duas oportunidades através de cruzamentos de Dimarco, valendo ao Benfica um corte atento de Morato (7') e um cabeceamento mal direcionado de Dzeko (9'). Às primeiras investidas do Inter, os anfitriões responderam com o seu primeiro lance de perigo: um remate de Florentino, por cima, aos 13'.
O lance do médio galvanizou o Benfica, que começou a jogar com maior rapidez e assertividade no assalto à baliza de Onana. Aos 16', Rafa teve uma grande oportunidade para abrir o marcador, mas o seu remate de primeira, na sequência de um corte defeituoso de Dimarco, saiu direto ao peito do guardião camaronês. Três minutos volvidos foi a vez de João Mário, servido por Gonçalo Ramos, arriscar um remate cruzado em boa posição, que saiu ao lado.
Ao domínio do Benfica, o Inter respondeu com jogo direto para Dzeko e Lautaro Martínez, ou com tiros de longe, como o de Acerbi, aos 25', que saiu a rasar a barra de Odysseas. O lance do central deu confiança aos italianos, que voltaram a ficar confortáveis no jogo e acabaram a primeira parte a rondar a área do Benfica, sempre com ações de Dimarco pelo lado esquerdo. De permeio, ao minuto 30, o primeiro lance polémico na grande área do Inter, onde Darmian tocou na bola com o braço direito. O árbitro e o VAR nada sancionaram.
Filme do jogo
Ver mais ›
No regresso do intervalo, a equipa comandada por Roger Schmidt entrou determinada a imprimir mais velocidade e fluidez nas combinações ofensivas, mas o Inter serviu um balde de água fria ao público da Luz, aos 51'. Após galgar terreno pela esquerda, o central Bastoni cruzou largo para o segundo poste, onde surgiu Barella a cabecear cruzado para o fundo das redes.
A resposta do Benfica surgiu logo aos 56', mas Grimaldo, no coração da área, e Rafa não conseguiram dar a melhor sequência a um cruzamento de João Mário, após uma boa troca de bola que confundiu a defesa do Inter.
A bola continuou "viva" na área e chegou aos pés de Gonçalo Ramos, que caiu junto à baliza defendida por Onana após uma disputa de bola com Bastoni, que tocou no avançado. Reclamou-se penálti sobre o camisola 88, mas nem o árbitro, nem o VAR consideraram que existiu falta para castigo máximo.
Já após Simone Inzaghi ter refrescado a equipa, com as entradas de Lukaku, Correa e Gosens para os lugares de Dzeko, Lautaro Martínez e Dimarco, Roger Schmidt lançou Neres para o lugar de Florentino (64').
Aproveitando o maior balanceamento ofensivo do Benfica, o Inter criou uma boa oportunidade aos 68', mas Odysseas travou um remate à queima-roupa de Mkhitaryan. Aos 78', Bastoni protagonizou uma jogada a papel químico do 0-1, mas o guarda-redes encarnado travou o remate de Dumfries, com a recarga, também do neerlandês, a ser bloqueada pelas pernas de Morato.
No entanto, na sequência da jogada, o VAR alertou o árbitro Michael Oliver para um braço de João Mário na bola no interior da área, e o árbitro, após consultar as imagens, assinalou penálti. Frio, Lukaku bateu colocado para o 0-2.
Tomando as rédeas do jogo, Neres foi o principal dínamo da reação do Benfica. Aos 85', o camisola 7 fez um grande passe a isolar Grimaldo nas costas de Dumfries, mas o lateral-esquerdo rematou ao lado.
Aos 89', Neres viu Acerbi intercetar-lhe um tiro que seguia na direção da baliza. No último lance da partida, Aursnes roubou uma bola a meio-campo, serviu o internacional brasileiro Neres e este lançou Gonçalo Ramos em velocidade. No entanto, frente a frente com Onana, o internacional português não conseguiu reduzir a desvantagem.
As águias ficaram em branco pela primeira vez na presente edição da Champions, mas conseguiram marcar dois ou mais golos em 11 dos seus últimos 14 jogos nas competições europeias, pecúlio que alimenta a esperança do Benfica em dar a volta ao texto no dia 19 de abril, em Milão.
No próximo sábado, 15 de abril, às 18h00, a equipa benfiquista, líder da Liga Bwin, defronta o Chaves em Trás-os-Montes, na 28.ª jornada da competição.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro e Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 27 de maio de 2024