Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Num Estádio da Luz a ferver, o Benfica venceu o Braga por 1-0, na 31.ª jornada da Liga Bwin.
07 maio 2023, 00h26
Jogadores festejam o único golo da partida
Autoritário, sereno e determinado a conquistar os três pontos num duelo importante nas contas da corrida ao título, o Benfica entrou muito bem no jogo, circulando a bola com segurança e impondo a sua lei com apenas uma alteração relativamente ao onze lançado frente ao Gil Vicente: Chiquinho rendeu Florentino ao lado de João Neves, no meio-campo.
Perante um adversário remetido à sua defesa e sem capacidade para contornar a pressão alta das águias, a equipa de Roger Schmidt criou o seu primeiro lance de grande perigo aos 16'. Na sequência de um grande passe de Grimaldo, Gonçalo Ramos ultrapassou Matheus, mas perdeu ângulo e já só conseguiu cruzar para a área, onde Borja se antecipou a João Mário perante a baliza vazia.
O defesa colombiano do Braga esteve novamente em destaque aos 20', quando intercetou em carrinho um toque subtil de Rafa para a baliza, após uma boa jogada desenhada por Grimaldo e Neres pela esquerda.
Dois minutos volvidos, António Silva ganhou a bola, na área bracarense, a Víctor Gómez – que ainda tocou no esférico com a mão sem que o árbitro Luís Godinho vislumbrasse falta para penálti – e serviu Neres, que rematou para defesa apertada de Matheus. Sem afrouxar, o Benfica voltou a criar perigo aos 24', quando Aursnes arrancou pela direita e cruzou para a área, onde Tormena tirou o pão da boca a Rafa.
Aos 34', Luís Godinho começou por ajuizar bem, mas depois teve a indicação de que Otamendi fez falta num lance dividido com Iuri Medeiros e admoestou o capitão do Benfica, que falha a deslocação a Portimão na próxima jornada por acumulação de cartões amarelos.
O líder da Liga Bwin continuou a apertar o Braga e, em dois minutos (45' e 45'+1'), Gonçalo Ramos desperdiçou duas boas ocasiões: na primeira, chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento de João Mário; na segunda, isolou-se perante Matheus após rodar sobre Niakaté, mas demorou a rematar e acabou desarmado pelo central do Braga.
Aos 45'+5', o árbitro esteve novamente na berlinda, mas decidiu bem ao assinalar simulação de Ricardo Horta num lance com Rafa na área do Benfica.
Filme do jogo
Ver aqui ›
Para a segunda parte, Artur Jorge trocou Borja por Sequeira e assistiu, do banco, a uma nova entrada avassaladora do Benfica, que protagonizou uma autêntica invasão à área do Braga a partir dos 60'.
Primeiro foi Rafa a rematar ao lado, de longe, na sequência de um corte defeituoso de Sequeira. Aos 61', Aursnes avançou pelo corredor central, descobriu Grimaldo isolado na esquerda e este cruzou tenso para Gonçalo Ramos, que rematou ao poste. Aos 63' foi a vez de Neres testar a pontaria num remate cruzado, que foi parar às mãos de Matheus.
Numa tentativa de contrariar o domínio dos encarnados, Artur Jorge lançou Pizzi por Iuri Medeiros aos 66'. A seguir à entrada do antigo jogador do Benfica, que foi aplaudido pelo público, desenhou-se o lance decisivo do encontro. Na sequência de uma saída rápida aos 67', Neres fez um grande passe a rasgar, a solicitar a desmarcação de Rafa. Este meteu a sexta, deixou os defesas do Braga para trás e galgou terreno até bater Matheus com frieza para marcar o 1-0.
Aos 75', Banza entrou para o lugar de André Horta no Braga e Roger Schmidt respondeu com a entrada de Musa para a posição do degastado Gonçalo Ramos. Aos 77', o avançado croata arrancou pelo corredor central e contou com uma abordagem defeituosa de Sequeira para soltar Rafa. Isolado perante Matheus, o camisola 27 arriscou um chapéu, que saiu ligeiramente por cima da baliza.
Já com Gonçalo Guedes no lugar de Neres, o Braga arriscou tudo com as entradas de Gorby e Álvaro Djaló para os lugares de Racic e Víctor Gómez, aos 82'. No entanto, os forasteiros só conseguiram ameaçar a baliza do Benfica aos 85', quando Bruma, após passar por João Mário e Aursnes, cruzou para Banza, que, em boa posição, cabeceou por cima da baliza de Odysseas.
Aos 88', Florentino rendeu João Mário e o Benfica mostrou solidez e raça nos duelos para evitar que o Braga criasse perigo, ainda que, no quinto de oito minutos de desconto, um lance em que Odysseas e António Silva foram os dois à mesma bola tivesse criado um calafrio nas bancadas da Luz. Nos derradeiros minutos quase não se jogou, após uma situação confusa junto dos bancos.
O Benfica volta a entrar em campo às 18h00 de sábado, 13 de maio, na visita ao terreno do Portimonense, válida para a 32.ª jornada da Liga Bwin.
07 maio 2023
Benfica-SC Braga em imagens
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024