Casas Benfica

12 maio 2023, 09h00

Casa Benfica São Brás de Alportel

Casa Benfica São Brás de Alportel

REPORTAGEM BTV

A embaixada que serve de palco para o mais recente programa "Pelas Casas do Benfica", da BTV, sagrou-se campeã mundial de sueca no torneio organizado pelo Clube, mas não é só nessa vertente que dá cartas. Do futebol de veteranos ao futsal, passando por outras atividades, há muito a conhecer. Seja bem-vindo à Casa Benfica São Brás de Alportel!

Prestes a celebrar 17 anos, concretamente no dia 23 de maio, a Casa Benfica São Brás de Alportel, no distrito de Faro, conta com 200 associados e é considerada um "polo de dinamização da comunidade, da promoção do desporto e do convívio intergeracional". Quem o diz é Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal da região, acrescentando que, além disso, é um espaço onde todos se sentem bem.

Casa Benfica São Brás de Alportel

Numa apresentação mais detalhada e interna, o presidente da embaixada, Rui Caetano, fez uma viagem pela história das modalidades.

"Temos alguns hábitos de vencer. Há cerca de 10 anos fomos campeões do Algarve em snooker e, recentemente, campeões mundiais de sueca no torneio organizado pelo Sport Lisboa Benfica. No futsal temos muita história... fomos campeões e vice-campeões distritais do Campeonato Inatel e campeões da 2.ª Divisão Distrital", detalhou.

Certo é que as modalidades são praticadas por atletas com mais experiência de vida, mas, num dos recantos da Casa, onde diariamente um grupo faz os treinos de sueca, há quem diga, entre risos, que se esconde o "Seixal de São Brás".

Casa Benfica São Brás de Alportel

No futebol de veteranos, os treinos acontecem duas vezes por semana e costumam juntar cerca de 20 participantes. Tudo começou com umas "'peladinhas' de 7x7", como explica Ricardo Bernardo, diretor desportivo da modalidade.

"Há uns anos juntámos amigos e formámos um grupo para fazer umas 'peladinhas' de 7x7. A partir dos 35 anos há muita gente que ainda tem o bichinho do futebol, ainda é ligado [à modalidade]. As pessoas começaram a aderir e isso obrigou-nos a ter um espaço maior. Achámos por bem mudar para um campo de futebol 11. Começaram a aparecer mais jogadores, e aí, sim, resolvemos apoiar-nos no Clube", clarificou.

Casa Benfica São Brás de Alportel

Para o treinador Manuel Alves, é um "prazer" trabalhar com estes jogadores.

"Mostram muita qualidade, querem correr. Uns vêm pela forma física, outros têm vontade de jogar. Depois também há o convívio. Quem joga futebol vem para ganhar. Existe uma vontade enorme de querer participar e competir", concluiu.

O futsal não foge à regra! O plantel é composto por 18 elementos, que treinam sempre com grande entusiasmo.

"Isto é gente que gosta do que faz, gosta do Clube, do ambiente e da modalidade. O peso de levar o emblema de uma Casa Benfica, que é o nome do Benfica, é muito grande, mas é feito com prazer e gosto. É onde nos sentimos bem", asseverou o treinador André Santos.

Casa Benfica São Brás de Alportel

Conhecidas as modalidades, passemos para as outras atividades. Tal como é hábito nas embaixadas do Clube, a Casa Benfica São Brás de Alportel organiza, por época, duas a três excursões ao Estádio da Luz, mas carece de uma ferramenta que o presidente Rui Caetano considera essencial.

"Está a ser tratada com a delegação do Benfica a modernização da Casa, que passa por uniformizá-la e remodelá-la. Além disso, traz-nos bilhética, que não temos. Há muitas pessoas na vila que nunca foram ao Estádio e acabam por vir aqui. Fazemos excursões, mas, com os bons resultados da equipa, tem sido difícil adquirir bilhetes", notou.

"O nosso objetivo é envolver a comunidade. Nos dias de jogos vive-se muito o Benfica, mas queremos que a Casa chegue mais além", afiançou.

As cartas estão dadas e, a este convite, ainda se juntam os petiscos!

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas