Dressage

15 maio 2023, 13h14

Leonor Coelho

Leonor Coelho e o Monarca do Lis

A competir no Concurso de Dressage Internacional 3 Estrelas Companhia das Lezírias, que decorreu de 12 a 14 de maio em Samora Correia, a benfiquista Leonor Coelho voltou a estar irrepreensível com o PSL Monarca do Lis.

A cavaleira do Benfica bateu a concorrência e fez a dobradinha. No primeiro dia, o sorteio ditou que Leonor Coelho e o Monarca do Lis fossem o primeiro conjunto a entrar em pista pelo escalão, com a reprise Children Preliminary Competition B.

As notas atribuídas pelos três juízes da prova valeram o 1.º lugar à jovem atleta encarnada.

"Decidi não arriscar muito com o Monarca. Preferi executar os exercícios com segurança, de forma a que o Monarca não se precipitasse em nenhum deles, pois, se tal acontecesse, sabia de antemão que teríamos nota negativa nesse exercício. Tal como já havia frisado, o objetivo deste CDI era obter as duas qualificativas em falta para o apuramento do Campeonato da Europa", avaliou a cavaleira.

Leonor Coelho

No domingo, 14 de maio, Leonor Coelho e o Monarca do Lis mostraram que, apesar de formarem binómio há relativamente pouco tempo, estão a criar uma ligação muito forte.

O resultado de 72,60% e respetivo 1.º lugar no 2.º dia de competição selaram um dos objetivos da época: as qualificativas, requisito da Federação Equestre Portuguesa e da FEI para uma possível convocatória com vista aos Campeonatos da Europa de Dressage, que neste ano vão realizar-se em Kronberg im Taunus, na Alemanha.

Leonor Coelho

Leonor Coelho, que esteve sob observação do treinador nacional Filipe Canelas Pinto, fez um balanço positivo.

"Estou muito satisfeita com os resultados obtidos e com os pódios nos dois dias. É o sentimento de missão cumprida, ao conseguirmos as qualificativas num curto espaço de tempo. O objetivo era obter quatro notas mínimas de 69%. Conseguimos todos os mínimos acima dessa média, o que é muito gratificante. Mais satisfeita estou com a performance do Monarca. Demonstrou-me claramente, que, nós os dois, em pista, somos apenas um. Temos o nosso foco bem traçado. Em pista, o nosso foco, para além de pontuar, é vencer", analisou.

Alcançada esta meta, o conjunto vai continuar a trabalhar e progredir sob a orientação da treinadora Raquel Falcão na Academia Dressage de Portugal.

Texto: Redação
Fotos: Rui Pedro Rodrigues e ABR Fotografia
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas