Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Benfica empatou na casa do Sporting (2-2) e o foco passa por fechar a conquista do título frente ao Santa Clara, no Estádio da Luz.
21 maio 2023, 23h52
Guedes interveio na jogada do primeiro golo do Benfica
Sob forte e incansável apoio dos adeptos, os encarnados entraram em campo com apenas uma alteração relativamente ao onze lançado no triunfo (1-5) diante do Portimonense, com Otamendi a regressar de castigo para render Morato no eixo da defesa.
O duelo iniciou-se sob uma toada de equilíbrio e foi o Sporting a ter o primeiro remate, por Trincão, à figura de Odysseas, aos 7'. Dois minutos volvidos, a equipa orientada por Roger Schmidt respondeu com um forte tiro de Rafa, que embateu no corpo de Ugarte quando se encaminhava para a baliza leonina.
Aos 21', Edwards combinou bem com Esgaio e este cruzou para área, onde Pedro Gonçalves falhou o desvio perto da baliza. Uma vez mais, os encarnados conseguiram responder rapidamente à boa oportunidade do Sporting: aos 24', Gonçalo Ramos recuperou a bola a Coates, e o esférico passou por Neres e Chiquinho antes de chegar a Grimaldo, que cruzou para Rafa. Este, em boa posição, cabeceou por cima.
A meia hora coincidiu com o melhor período dos anfitriões. Aos 32', Odysseas fez uma grande defesa a negar o golo a Esgaio, mas, aos 39', o Sporting colocou-se mesmo em vantagem. António Silva não conseguiu intercetar o passe de Nuno Santos para Trincão e este rematou para defesa incompleta do guardião do Benfica. Na sobra, o avançado do Sporting ultrapassou Odysseas e fez o 1-0. Aos 44', os leões apontaram o 2-0 por Diomande, na sequência de um canto marcado por Nuno Santos na esquerda.
Filme do jogo
Ver aqui ›
A desvantagem motivou Roger Schmidt a mexer na equipa logo ao intervalo, lançando o defesa-direito Bah na vez de João Mário (Aursnes subiu para o meio-campo). E os primeiros segundos da segunda parte mostraram, logo, um Benfica determinado a dar a volta ao texto, com um remate de Aursnes para boa intervenção de Israel.
Aos 52', Grimaldo lançou o internacional norueguês em velocidade e este encontrou Bah no interior da área adversária, com o lateral a cair numa disputa com Nuno Santos sem que o árbitro João Pinheiro e o VAR vislumbrassem motivos para assinalar grande penalidade. Aos 57', já com Paulinho no lugar de Edwards no lado do Sporting, Grimaldo, novamente pela esquerda, cruzou para Aursnes, que falhou o desvio no interior da pequena área.
Perante o recuo do Sporting, Roger Schmidt voltou a mexer aos 66', colocando Gonçalo Guedes e Musa nos lugares de Rafa e Gonçalo Ramos. As alterações quase resultaram no imediato, com Israel a negar um golo ao avançado croata, após uma brilhante arrancada onde deixou para trás Diomande e Coates.
O golo do Benfica adivinhava-se e chegou aos 71'. Após um cruzamento de Guedes na direita que atravessou todo o campo, Grimaldo recolheu a bola na esquerda e cruzou para Aursnes, que, de cabeça, desviou a bola para as redes.
Na resposta ao 2-1, Rúben Amorim lançou Matheus Reis e Bellerín por Trincão e Esgaio, e o Sporting conseguiu libertar-se, durante alguns minutos, da pressão das águias. Aos 79' foi a vez de Essugo e Arthur Gomes renderem Morita e Nuno Santos, e, aos 86', o Sporting protagonizou o seu último momento de perigo, com Odysseas a negar o golo a Paulinho com uma grande defesa.
Já com Mihailo e Florentino nos lugares de Grimaldo e Chiquinho, as últimas alterações de Roger Schmidt no dérbi, o Benfica arrancou para a derradeira investida rumo ao golo do empate. Aos 90'+2', Bah furou pela direita e cruzou para Musa, mas o remate do avançado do Benfica foi desviado pela linha de fundo por Coates.
O quarto dos oito minutos de descontos dados por João Pinheiro trouxe a justa recompensa para a reação do Benfica. Na marcação de um livre, Aursnes cruzou para Musa e este cabeceou para os pés de Florentino. Num lance algo confuso, o médio ganhou na raça a disputa de bola com os defesas verdes e brancos e esta sobrou para João Neves, cujo primeiro remate foi cortado em cima da linha por Paulinho. No entanto, na recarga, o jovem formado no Benfica Campus sentenciou o resultado final (2-2) com o seu primeiro golo pela equipa principal das águias.
Na próxima jornada, a derradeira da Liga Bwin, o Benfica recebe o último classificado e já despromovido Santa Clara, no Estádio da Luz. Uma vitória carimbará o 38.º título do Glorioso!
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024