Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Andebol Feminino
João Alexandre Florêncio e Ana Bolzan mostram determinação para o jogo da meia-final da final four da Taça de Portugal de andebol feminino, frente ao CA Leça.
25 maio 2023, 11h09
João Alexandre Florêncio
Com o Bicampeonato conquistado, é chegada a hora de lutar pela vitória na prova-rainha, que, a acontecer, será a 8.ª vez que as águias a vencem.
Esta é uma competição que a equipa encarnada vai "preparar com todo o afinco", à imagem do que tem feito "desde o início da época", e quem o garante é o técnico João Alexandre Florêncio.
Para chegar à tal "cereja no tempo do bolo" há ainda dois jogos pela frente. O primeiro é diante do CA Leça, na meia-final, uma equipa que, lembrou o treinador encarnado, durante a época teve "um ou outro resultado" que se pode considerar "uma surpresa", como "com o SIR 1.º de Maio [20-21]", uma formação "apurada para a competições europeias".
Sendo uma final four que se disputa em dois dias, o timoneiro bicampeão nacional considera que jogar pelas muitas atletas lesionadas pode ser uma motivação extra para a equipa.
"Temos oito jogadoras de fora, o que, naturalmente, numa final four, em que jogamos num sábado e logo a seguir num domingo, traz algumas condicionantes. Portanto, temos de fazer das fraquezas forças. Ser ainda mais coesos, do ponto de vista do grupo, e elas [as jogadoras] têm dado uma resposta incrível, muitas das vitórias têm sido pelas atletas lesionadas", frisou.
Já sobre o que é preciso fazer para se chegar ao sucesso, João Alexandre Florêncio diz que só a "jogar como equipa" o Benfica vai conquistar a Taça de Portugal. "Temos de estar organizados, ter o sistema bem presente, pois, muitas das vezes, a capacidade física e individual chega para ganhar, mas, neste caso, poderá não chegar, ou dificilmente chegará. Por isso, temos de jogar organizados, como temos feito nos últimos jogos. Se o fizermos teremos mais hipóteses de ganhar", explicou o técnico no programa "Sport Lisboa e Modalidades", da BTV.
Ouça João Alexandre Florêncio
Na Maia, os encarnados esperaram ter – como sempre têm tido – um forte apoio dos adeptos benfiquistas. "Os Benfiquistas do Norte estão sempre presentes. Queremos a presença deles, porque, quando as coisas não correm tão bem, eles empurram-nos para a vitória", apelou.
Em caso de afastamento do CA Leça, o Benfica vai encontrar na final o vencedor do AA São Pedro do Sul-Madeira SAD. Independentemente do adversário, João Alexandre Florêncio deixou uma garantia sobre uma equipa que tem "ADN de Benfica": "Luta sempre em qualquer campo, seja qual for a adversidade, com a maior determinação possível. Queremos muito juntar uma boa exibição à vitória na final da Taça."
Já Ana Bolzan diz que a equipa vive uma semana de "boas sensações", após ter garantido o Bicampeonato, que era o "principal objetivo", mas isso já faz parte de passado. O foco agora é "100% a final four" da Taça de Portugal para "terminar a época da melhor forma possível".
Ouça Ana Bolzan
Indo ao encontro do que disse o seu treinador, João Alexandre Florêncio, a ponta esquerda brasileira lamentou as lesões e considerou que isso ainda uniu mais o grupo. "Foi um ano triste para nós. Muitas lesões, mas conseguimos dar a volta por cima. Toda a equipa está 100% focada para o próximo fim de semana. Estamos fortes, tanto por nós, como pelas lesionadas. O grupo está bom, está muito unido. Estamos todos juntos, quer dentro, quer fora da quadra, para conseguir os nossos objetivos", garantiu à BTV.
No que toca ao CA Leça, Ana Bolzan falou de uma "equipa jovem", cujas jogadoras têm "muita vontade" de vencer. Ora, isto faz com que o Benfica tenha de encarar o jogo de "forma séria do início ao fim", pois, a "qualquer momento" as coisas podem-se complicar, e as leceiras "não desistem".
Texto: João André Silva
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024